Restaurantes e lanchonetes: Como faturar e crescer mais com delivery em Santa Catarina
A internet veio para facilitar a vida de empreendedores de todos os setores. E, no segmento alimentício, principalmente em restaurantes e lanchonetes, os aplicativos delivery tem tornado muito mais próximo o contato com o cliente e facilitado as possibilidades de vendas.
Mas, o que é e como funciona o aplicativo delivery?
O delivery é um aplicativo que foi desenvolvido para oferecer ao cliente, a possibilidade de compra online, sem a necessidade de sair de casa ou do trabalho.
Para adquirir o produto desejado, basta acessar o aplicativo, escolher o estabelecimento desejado e o produto que deseja receber e informar o modo de pagamento ou realizá-lo diretamente pelo celular.
O pedido é recebido pelo estabelecimento, e no tempo estimado informado pelo app, é enviado e entregue no local desejado pelo cliente.
Essa ferramenta oferece diversos benefícios para o cliente, mas também é muito vantajosa para as empresas. Muitos negócios sobreviveram e cresceram durante a pandemia, apoiados principalmente no delivery. Antes de 2020 eram 49% dos negócios, número que cresceu para 81% depois das medidas restritivas, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios.
Afinal, os mais diferentes segmentos tiveram que se reinventar para alcançar e satisfazer os clientes, e se o aplicativo já existia antes e era bastante utilizado, com as restrições do último ano, se tornou sucesso entre empreendedores e consumidores.
Essa conexão entre negócio e cliente, tem sido um grande passo na transformação digital das empresas e no faturamento.
Confira algumas dicas que separamos para você de como faturar e crescer mais com delivery em Santa Catarina:
1 – Planejamento
O primeiro passo para oferecer os serviços através de delivery e crescer com ele, é analisar os custos de implementação e descobrir qual a ferramenta é a ideal para seu estabelecimento. Há hoje a possibilidade de desenvolver um app próprio do seu negócio, ou utilizar os já existentes e pagar uma porcentagem sobre cada produto vendido. Você precisa analisar qual opção será mais rentável para sua empresa, e que não criará ônus ao cliente.
Existem diversos aplicativos de delivery no mercado e indicamos que você verifique além das taxas, o processo de aprovação e regiões disponíveis. Também é muito importante traçar sua área de atendimento, analisar se é necessário terceirizar o serviço de entrega e planejar os roteiros das entregas.
2 – Cardápio e embalagem
Você precisa criar um cardápio específico para o delivery. Escolha seus principais pratos ou lanches, que tenham um tempo de preparo que cumpra o estimado pelo app e que cheguem com qualidade na casa do cliente. Lembre-se que nem tudo que está no seu cardápio precisa ir para o delivery!
A embalagem é outra forma de fazer você faturar e crescer mais no delivery. É necessário escolher uma embalagem segura, que mantenha a temperatura do alimento e a boa aparência. O cliente deve receber o produto da mesma forma que saiu para entrega, e uma boa embalagem é capaz de garantir isso.
Além disso, opte por personalizar essa embalagem. Com a ascensão cada vez maior das redes sociais, isso permite que sua marca seja divulgada nos stories ou postagens dos próprios clientes.
Criar promoções como “Compartilhe seu lanche nos stories, nos marque e concorra a prêmios”, também pode ser uma ótima forma de crescimento.
3 – Analise seus concorrentes
É muito importante você saber o que o seu concorrente está fazendo, onde estão acertando e onde estão errando. Compare se a qualidade do seu produto é melhor, quanto tempo ele leva para fazer e entregar o lanche, como o produto é recebido pelo cliente, enfim, faça uma análise minuciosa dos serviços do concorrente.
Se estiverem à frente do seu negócio, analise se é possível implementar algumas das ações no seu negócio. Mas se você já estiver à frente da concorrência, continue prestando um serviço de excelência ao cliente.
Criamos um ebook sobre técnicas e estratégias de vendas que pode te ajudar nesta e nas etapas anteriores.
4 – Cobre a taxa de entrega de forma separada
Cuidado para não embutir os custos da taxa de entrega no seu produto. Os clientes podem pensar que o seu produto é mais caro e nem perceber que a entrega está inclusa.
Lá na análise da concorrência, verifique também os valores cobrados e estude se os seus preços estão de acordo com os do mercado. É claro que se a qualidade do seu produto for superior, o preço também será. Mas tome cuidado para não extrapolar e perder clientes.
5 - Crie fotos de “comer com os olhos”
O segredo da venda de alimentos pela internet é a imagem. O produto precisa passar “o gosto” através da foto. A aparência dos alimentos a serem comercializados, é o que instigarão o cliente a querer provar e consumir.
Invista em um fotógrafo profissional para fazer as imagens dos seus lanches, com um bom empratamento, enquadramento, ângulo, luz, qualidade da câmera, fundo, foco e beleza. Faça com que seu cliente “coma com os olhos”.
6 - Cumpra os prazos de entrega
Prometa o tempo que você pode cumprir. Ofereça a qualidade que você está disposto a entregar. A insatisfação do cliente pode ser o fim do seu negócio, bem como a satisfação, pode ajudar a alavancá-lo de forma exponencial.
7 - Automatize o seu delivery
Gere uma boa experiência de compra ao cliente. Digitalizar o seu restaurante permite atender mais pessoas, faturar mais, encantar os clientes e dar fim às rupturas de estoque. Para otimizar a eficiência operacional do negócio a dica é de integrar o seu app de delivery com os sistemas da sua operação.
Com processos automatizados e dados confiáveis para tomar decisões inteligentes, o time pode dedicar mais tempo conhecendo e construindo relacionamentos com os clientes, aumentando a satisfação.
Agora que já oferecemos diversas dicas para você alavancar seu negócio com delivery, conheça alguns dos aplicativos de entrega em Santa Catarina: Delivery do Bem, Ifood, Rappi, Uber Eats, 99Food, Delivery Much e eGula.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente nosso ebook que ensina Como organizar um delivery eficiente.
Lembre-se que existem diversas opções onde você pode apostar, como: porções, sushi, marmitas, pizzas, hambúrgueres, produtos de confeitaria, entre outros. Não se esqueça de atender bem o cliente e de investir também em um bom sistema de vendas.
Fonte para desenvolvimento do texto: Agência Dialetto
Crédito da imagem: Pexels