Setores
Comércio varejista
Sistema de Inteligência Setorial
01 set. 2017
Qual a importância da tecnologia no seu comércio?
As tecnologias têm sido grande protagonista no modo em que os varejistas empreendem no mercado e também em como os consumidores interagem com as marcas. Atualmente, o contato com o cliente se dá por inúmeros canais digitais. Essa mudança na experiência de compra pode ser tanto uma grande oportunidade, quanto uma ameaça aos seus modelos de negócios.
Fique atento a alguns pontos de mudanças e como tirar o melhor proveito das tecnologias!
Principais mudanças
Com o avanço das tecnologias, o setor do varejo precisou se reestruturar. Esse processo começou com as atividades operacionais, a fim de organizar a gestão dos processos das lojas (organização de informações financeiras, estoque etc). Ao longo do tempo, as tecnologias foram adaptadas para fornecer informações estratégicas. Com as inúmeras possibilidades que surgem, cabe a você, empresário, definir as melhores ideias para a sua empresa!
Tendências tecnológicas
Estar por dentro das tendências tecnológicas é imprescindível para que a sua empresa sobreviva em um mercado tão concorrido como o varejo. Confira alguns dados sobre a integração da tecnologia no varejo e algumas tendências para o setor.
Hábitos dos consumidores:
- 99% acessa a internet diariamente;
- 93% utiliza o celular para acessar a internet;
- 74% já pesquisou preços online por meio do celular dentro dos PDVs.
- 87% desaprova a comunicação entre as lojas físicas e os clientes (durante todo o processo de compra);
- 85% acha ruim o atendimento dos funcionários;
- 85% acha que a disponibilidade de informações adicionais sobre os produtos é insuficiente.