Prospecção de clientes: como atrair os consumidores certos?
Em um cenário onde a competição e disputa por mercado estão cada vez mais acirradas, a prospecção de clientes se torna uma peça fundamental nas empresas como parte da estratégia de vendas, contribuindo para aumentar o faturamento e destacar o negócio da concorrência.
Mas você sabe como planejar e executar um plano de prospecção de clientes de maneira eficiente? Neste artigo, iremos mostrar a importância de uma análise mais cuidadosa dessa estratégia. Continue acompanhando.
Uma pesquisa divulgada em 2015 pelo portal Venda Mais revelou que 60% dos empresários enxergam a prospecção de clientes como prioridade no processo de vendas, mas que poucos deles têm estratégias ou processos definidos para alcançar esse objetivo com sucesso. Ao todo, 67% dos entrevistados não tinham metas quantitativas para medir os resultados e 77% sequer tinham estratégias ou processos definidos de prospecção.
Alguns desses fatores podem indicar que o trabalho de prospecção de clientes da sua empresa pode não estar sendo efetivo:
- carteira de clientes não aumenta;
- clientes em potencial não conhecem a empresa;
- vendas estão estagnadas ou diminuindo;
- marca está perdendo espaço no mercado.
Prospecção de clientes: é importante conhecer seu público-alvo
Um fator essencial para criar estratégias inteligentes de prospecção de clientes é conhecer o público-alvo. Entender o consumidor e saber quais suas expectativas faz com que haja mais efetividade na captação de clientes e concretização de vendas. Traçar um perfil de cliente ideal com uma análise mais aprofundada das informações permite à empresa abordar as pessoas certas, que têm mais chances de desejar ou gostar do produto ou serviço oferecido.
Saiba qual a faixa etária que seu consumidor representa em sua maioria, qual a faixa de preço que está disposto à pagar pelo produto e quais as redes sociais onde se faz presente.
Todos esses fatores irão ajudar no planejamento de prospecção de clientes. Nesse cenário, estratégias de logística empresarial são importantes de serem consideradas, pois podem ajudar tanto na construção e otimização de processos internos de produção, quanto no gerenciamento interno e de incentivo à inovação. Tais fatores irão influenciar diretamente na entrega de um produto e serviço mais personalizado ao cliente.
Redes sociais e a prospecção de clientes: a combinação perfeita na Era Digital
Em uma sociedade cada vez mais conectada, a internet e as redes sociais podem ser uma ferramenta mais rápida e barata para realizar a prospecção de clientes. Segundo a consultoria PwC, 69% dos brasileiros têm uma impressão positiva da marca através do contato pelas redes sociais. Investir em marketing e englobar ações de comunicação realizadas no âmbito digital, como sites, blogs e redes sociais é uma alternativa inteligente para conquistar novos clientes.
Isso mostra um leque grande de possibilidade para dar visibilidade ao negócio, alcançando pessoas que não conheciam a marca através de anúncios e segmentação de público-alvo pelas redes sociais.
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Inovação pode impulsionar a prospecção de clientes
A inovação é um fator fundamental nesse processo, e as empresas estão se tornando mais consciente disso, seja por conta própria ou pela transformação digital. A verdade é que os consumidores estão mais exigentes com a qualidade, e procuram por produtos e serviços inovadores e exclusivos. Além disso, o mercado consumidor está se tornando mais consciente de suas ações, cobrado das empresas atitudes que sejam amigáveis com o meio-ambiente, por exemplo.
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