Profissionais de tecnologia: tendências, oportunidades e dicas para contratação
Você já deve ter visto alguma notícia ou artigo informando que há uma alta demanda de profissionais de tecnologia da informação no Brasil. E de fato, nosso país é um dos com maior déficit na área.
De acordo com dados divulgados pela Softex, a escassez de empregos em 2022 deve ultrapassar 408 mil. Com base na estimativa da Associação das Empresas de tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), atualmente, existem 53 mil pessoas formadas em áreas de tecnologia, mas a demanda anual por este tipo de profissional é de 159 mil. A estimativa é que até 2025 exista um déficit de 530 mil talentos na área de TI.
Somente com esses dados, podemos aqui, de forma breve, traçar pelo menos três possíveis cenários: a oportunidade em empreender nessa área e oferecer serviços que hoje não são supridos pelo mercado, as vantagens de se especializar na área e ser muito bem remunerado e, obviamente, as perdas de faturamento que essa falta de mão de obra pode ocasionar às empresas.
Durante o decorrer desse artigo, vamos falar um pouco mais sobre esses cenários e mostrar tendências da área, dicas para contratação e oportunidades de empreender.
Confira!
Dicas para contratação de profissionais de tecnologia
Não avalie o profissional pelo diploma
A área de tecnologia da informação, especialmente a de programação, precisa de profissionais qualificados, mas isso não quer dizer que a empresa precise contratar somente pessoas com anos experiência, de formação ou que já tenham concluído a graduação.
O ensino superior ainda se apresenta como fator bastante presente nos requisitos de vagas de emprego no país. Porém, se olharmos para empresas como Google, Facebook e Apple, observaremos que muitas delas não exigem um diploma universitário específico, pois focam em características como soft skills e hard skills como critérios para contratação.
Além disso, o empreendedor como líder, pode auxiliar na formação do colaborador, se não com recursos, mas com motivação, cursos, atualizações, entre outras formas.
É preciso se preocupar em aproveitar o potencial do colaborador, não só com a sua formação.
Ofereça diferenciais
Para que pequenas empresas consigam competir com empresas de grande porte, é preciso considerar condições de trabalho que gerem um diferencial de mercado em relação às demais vagas do mercado.
- Oportunidades de trabalhos remotos e híbridos continuam sendo diferenciais para os que procuram emprego.
- Anuncie as vagas nas redes sociais! A grande maioria dos profissionais de tecnologia procura por vagas que estejam na internet.
- Ofereça salário competitivo e benefícios;
- Invista em uma boa infraestrutura;
- Ofereça oportunidade de trabalhar com tecnologias novas;
- Invista em ambientes adequados para incentivar a criatividade.
- Aprenda como diferenciar sua empresa e atrair profissionais de ponta clicando aqui!
Após a contratação dos profissionais, é importante que exista um líder na empresa que, além de incentivar, guie a equipe ao melhor desenvolvimento de seu projeto.
Tendências para profissionais da área de tecnologia em 2023
- Desenvolvedor Full Stack JS;
- Especialista em segurança cibernética;
- Especialista técnico em SEO;
- Especialista de dados;
- Desenvolvedor Javascript;
- Designers de interface do usuário (UX/UI).
Oportunidades de empreender na área de tecnologia
O mercado de tecnologia está cada vez mais competitivo e desafiador para se destacar, conquistar o público-alvo e fortalecer sua marca. Mas, há sempre novas oportunidades de se empreender.
Separamos algumas das tendências na área de tecnologia da informação, para quem deseja abrir um negócio:
Aulas de programação: oportunidade de negócio para pequenas empresas
Como há escassez de profissionais no mercado, investir em cursos profissionalizantes de programação, pode trazer ótimos resultados.
Os cursos podem ter foco B2B, na formação de colaboradores de outras empresas e dos proprietários de negócios.
Ou B2C, para pessoas que estão à procura de um emprego na área, ou, para crianças e jovens, já que muitos pais desejam desenvolver o potencial dos filhos através das aulas de programação.
Cenário de oportunidades no combate à crimes cibernéticos
As ocorrências de crimes cibernéticos dentro das organizações ampliam a cada ano, exigindo uma busca constante por recursos tecnológicos de segurança. Somente em 2021, foram 27 milhões de dados vazados e mais de mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil. No primeiro semestre de 2022, foram registradas 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas, número 94% superior ao mesmo período de 2021.
Ou seja, cada vez mais empresas e consumidores buscarão por proteção de dados e contra ataques, o que pode trazer uma boa oportunidade de empreender nessa área, oferecendo provedores de serviços de segurança e atuando na área de programas de antivírus. Oferecer e-commerce seguro, com resistência a ataques e que garanta a proteção de dados dos clientes e da empresa, é uma forma de aproveitar o mal dos ataques, para o bem de um novo negócio.
Assistência técnica de informática
A pandemia ocasionou uma transformação digital, comportamental e de prioridades pessoais, e por este motivo, fez com que crescessem as oportunidades para quem atua com assistência técnica de informática e outros aparelhos eletrônicos.
Assim como na construção civil muitos optaram por reformar suas casas ao invés de construir uma nova, na área da informática não está sendo diferente, e ao invés de comprar equipamentos novos, os clientes têm preferência em consertar.
Essa transformação impacta diretamente no sucesso do segmento de reparação e manutenção de computadores e equipamentos de comunicação. Além disso, com mais pessoas e empresas aderindo ao digital, essa necessidade de manutenção também aumenta.
Computação em nuvem e as vantagens para o varejo
A computação em nuvem tornou as vendas do varejo menos trabalhosas e complexas. Com isso, nos últimos anos o comércio varejista adotou diversas mudanças para se adaptar às novas realidades.
Com o uso da computação em nuvem, as empresas passaram a ter acesso à estrutura necessária para os seus respectivos negócios, e, além disso, tiveram a rotina facilitada quanto ao compartilhamento de informações, obtendo uma melhor estratégia de mercado.
Por mais que muitas pessoas ainda tenham ressalvas com serviços dessa natureza, a nuvem tem se tornado uma verdadeira “virada de chave” na vida dos comerciantes, e automaticamente, uma grande oportunidade de investir nesta área do empreendedorismo e oferecer esses serviços.
Administração de banco de dados
Cada vez mais empresas estão se tornando data driven, para tomar decisões inteligentes e baseadas em dados reais do negócio, e a partir disso, garantir mais competitividade no mercado e mais chances de potencializar as vendas e resultados.
Essa é outra área com grande potencial de empreender, já que empresas de todos os portes passaram a investir no armazenamento e gerenciamento seguro de dados.
A instalação de grandes bancos de dados e funcionários dedicados a mantê-los pode resultar em diversos transtornos e custos adicionais. Por isso, oferecer esses serviços de administração de banco de dados, junto da criação de dashboards e da possibilidade de armazenamento em nuvem, pode ser um grande diferencial para o negócio.
Acompanhe o portal do Sebrae/SC para ficar por dentro de todas as tendências e novidades na área de tecnologia! Através do Observatório de Negócios, é possível acompanhas relatórios de inteligência e estudos de mercado. Através do Sebraetec, são oferecidas consultorias para melhorar processos e se diferenciar sua empresa da concorrência.
E, caso necessite de atendimento com um especialista, pode solicitar através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.