Empreendedorismo
Recursos Humanos
08 mar. 2018
Procrastinação no trabalho – estratégias para superar o problema
A procrastinação no trabalho é um problema real que afeta profissionais de diferentes setores de pequenas a grandes empresas. Reconhecer que a procrastinação está afetando o seu desempenho é o primeiro passo para buscar estratégias que podem ajudar a driblar e superar o problema. Parar de adiar as tarefas e retomar o foco exige que alguns cuidados sejam incorporados na rotina.
O primeiro passo é entender que a procrastinação tem diferentes níveis de intensidade. Muitas vezes é um comportamento que pode ser considerado normal, como uma situação momentânea de falta de criatividade; mas quando intenso, pode ser muito prejudicial e comprometer o funcionamento de rotinas profissionais e pessoais.
Nos casos mais graves, a procrastinação pode inclusive estar relacionada com fatores emocionais como estresse, podendo provocar efeitos na saúde física e mental em longo prazo. Consciente da gravidade que o problema pode ter, então é o momento de buscar ajuda e estar disposto a mudar a rotina.
O Sebrae Santa Catarina oferece um curso online sobre gestão do tempo, desenvolvido em parceria com a empresa de marketing Gerenciar o Tempo Agora. O curso é gratuito e surge como uma oportunidade para aprender a combater a procrastinação, apresentando orientações práticas de como o profissional pode aprimorar sua produtividade, lidar com os desafios do dia a dia e ainda conquistar mais tempo livre.
Estratégias para combater a procrastinação no trabalho
Com informações chegando em tempo real por tantos canais, é preciso concentração para manter o foco e filtrar o que realmente é importante para o dia a dia de trabalho. Os mecanismos de distração presentes na rotina de praticamente todos os profissionais são muitos, como:- celulares e as mensagens de texto;
- redes sociais;
- conversas excessivas com colegas sobre assuntos pessoais;
- pausas para lanches ou cigarro;
- trabalhar ao lado de um colega muito barulhento.
- estabeleça e siga uma rotina – preveja e organize as tarefas que são fixas no seu dia a dia - pode ser em uma lista, agenda ou em um aplicativo. Anotar todas atividades que você precisa realizar, ajuda na visualização e organização. Planeje o tempo necessário para cumprir cada uma e estabeleça prazos para finalizá-las. Com autodisciplina, faça a rotina se consolidar na prática;
- determine metas – além do planejamento diário, organize suas metas para médio e longo prazo. Mesmo quando não existir uma data oficial para entregar determinado projeto, atribua a você mesmo um prazo final. Mas sempre seja realista. Não estique muito os prazos, mas também não seja exigente demais ao ponto de só gerar mais estresse e ainda poder comprometer a qualidade do trabalho;
- sim, preveja pausas e descanse – todo mundo precisa de um momento para recarregar as baterias. As pausas, quando não excessivas, ajudam a diminuir o estresse e aumentam a capacidade de concentração e de criatividade. Se na sua empresa for permitido momentos para trabalhar ao ar livre ou fora do escritório, aproveite a oportunidade; se você for empreendedor e líder do seu próprio negócio, é ainda mais importante separar um tempo para descansar das atividades.
- controle as distrações – se estas não forem ferramentas de trabalho, saia das redes sociais e desligue as notificações do celular. Também fique longe das conversas paralelas. Deixe isso para intervalos formais, como o horário do almoço, ou somente para quando já tiver encerrado as atividades do dia.