Por que é tão importante pensar na presença digital?
Com a ascensão dos smartphones, tablets e com pulverização do acesso à internet, as empresas começaram a perceber a magnitude trazida pela onda da transformação digital. Os panfletos começaram a perder eficiência, anúncios nos jornais também foram perdendo o prestígio e a disputa pela atenção dos clientes começou a acirrar. Nesse contexto, a presença digital se tornou um dos pilares fundamentais para a construção de uma marca. Você sabe o que isso significa? Continue acompanhando e descubra como e por que entrar de vez na Era da Informação.
Segundo uma pesquisa do IBGE, em 2016 havia no Brasil mais de 138 milhões de pessoas com acesso a um smartphone. No mesmo ano, 116 milhões de usuários se conectaram à internet. Quando esses dados são cruzados, podemos perceber que existe uma tendência cada vez mais crescente no país. Isso significa que há cada vez mais pessoas buscando por lugares por perto para comer, cortar o cabelo, fazer as unhas, encher o tanque do carro ou até mesmo um lugar para passar a noite.
Se o seu negócio não estiver preparado para os meios digitais, é muito provável que você está perdendo muitas oportunidades de vendas e negociações. É preciso priorizar a presença digital nas estratégias de marketing e atentar para a atualização contínua das redes de comunicação na rede. Dessa forma, é possível aproximar a relação da empresa com seus consumidores, conquistando a confiança dessas pessoas e consolidando-se no mercado.
Presença digital: por onde devo começar?
Muito além de possuir um domínio na web e um perfil em uma rede social com uma atualização semi frequente, a presença digital diz respeito à maneira como sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para aparecer aos consumidores. Apesar de soar como uma estratégia complexa, existem vários recursos acessíveis que podem fazer seu negócio deslanchar. Confira abaixo:
1. Tenha um site
O desenvolvimento de um site é uma daquelas coisas que muitos empreendedores vem como algo caro e distante de sua realidade. Mas a verdade é que o desenvolvimento e manutenção de websites estão ficando cada vez mais acessíveis, tornando o recurso uma prioridade para se destacar da concorrência. Confira este artigo e veja como você pode construir o seu website de maneira barata e fácil.
2. Crie perfis em redes sociais
As redes sociais se tornaram uma extensa plataforma de comunicação e troca de informações e são utilizadas por milhões de usuários no Brasil. Um estudo realizado pela empresa eMarketer mostrou que em 2016 o Brasil era o país com mais usuários ativos nas redes da América Latina, com 78,1 milhões de pessoas conectadas pelo menos uma vez por mês. Ter a sua empresa registrada nas redes sociais pode significar mais interações dos usuários com a sua marca, podendo se tornar um espaço para tirar dúvidas sobre seu produto ou serviço e até mesmo para vendas. Neste caso, verifique qual o perfil do seu público alvo para definir quais as redes sociais que essas pessoas comumente utilizam.
3. Utilize o marketing de conteúdo
O inbound marketing chegou para ficar. Criado em 2009, essa estratégia se mostrou muito eficiente e está sendo adotada por diversas empresas em todo o mundo. O conceito de inbound marketing está ligado em atrair a atenção do cliente através da divulgação de conteúdos relevantes, fazendo que os próprios consumidores encontrem sua marca através de uma pesquisa no Google sobre temas relacionados à sua empresa.
Dica: a criação de um blog pode ser um ótimo início para essa estratégia. A alimentação periódica de um blog pessoal cria uma conexão mais próxima com os clientes e faz com que a sua marca se torne referência no seu ramo de atuação.
Não basta ser digital, é preciso ser mobile first
Como já falamos no início desse artigo, há cada vez mais pessoas conectadas à internet pelo celular. Isso faz com que seja imprescindível pensar na experiência das plataformas da sua empresa para os smartphones. O nome disso é o que os especialistas têm chamado de mobile first. Ou seja, primeiro você deve pensar a funcionalidade dos seus canais de comunicação pelo celular. Isso implica na capacidade de as plataformas utilizadas nos aparelhos móveis em reconhecer o sistema do seu site ou blog.
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