Plano de marketing guia completo para criar o seu
Independentemente do tipo ou do tamanho da sua empresa, é necessário criar estratégias de prospecção de clientes. Oferecer uma ótima experiência de compra e produtos ou serviços de alta qualidade, é apenas o primeiro passo. Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial desenvolver um plano de marketing sólido, alinhado com as necessidades e expectativas do público-alvo, e com os objetivos que seu negócio pretende alcançar.
Aplicar o marketing no negócio, é uma das melhores soluções para alavancar as vendas da empresa, pois é por meio dele que são definidas estratégias para satisfazer os desejos e as necessidades dos clientes. A capacidade de identificar oportunidades, segmentar o mercado e adotar abordagens inovadoras, ajudam a ampliar a carteira.
E, assim como o planejamento é fundamental em qualquer área de uma empresa, no marketing não é diferente! Por este motivo, hoje vamos mostrar um passo a passo de como elaborar um plano de marketing eficiente para sua empresa. Confira!
O que é um plano de marketing?
Planejamento de marketing ou plano de marketing, busca planejar as ações de marketing da empresa, considerando os objetivos do negócio, as variáveis do mercado e as possibilidades de sucesso. Ele compreende pensar em um produto, criar estratégias de venda, pensar em sua divulgação, onde será exposto, o que ele vai oferecer de valor agregado para o cliente e em como alcançar os objetivos de venda da empresa. O plano de marketing pode trazer um impacto direto no crescimento da sua empresa.
Vantagens de um plano de marketing bem estruturado
Confira alguns dos benefícios:
- Melhor posicionamento da marca;
- Melhores resultados comerciais com melhora nas vendas;
- Otimização dos recursos e maior controle financeiro;
- Conexão da marca com os clientes certos;
- Alinhamento do trabalho em equipe;
- Facilidade de gerenciamento das ações, identificando oportunidades e riscos;
- Visão estratégica e direcionada para alcançar os objetivos da empresa;
- Conhecimento do público-alvo;
- Análise de desempenho.
4Ps do Marketing
Em algumas etapas do plano de marketing, o uso de ferramentas pode ser muito útil para facilitar sua criação. No decorrer deste artigo, você vai conhecer algumas delas. Mas, antes de você conhecer o passo a passo para a criação do plano de marketing, é preciso que você saiba como avaliar os 4Ps do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Eles são pilares essenciais para uma estratégia mais assertiva, garantindo aos clientes experiências positivas durante a compra e melhores resultados à sua empresa. Esse método serve para que você possa identificar o que é o seu produto, o preço que irá cobrar, as formas de pagamento, os canais de distribuição ou serviço, e os meios para promover a venda dele. Acesse nosso curso para saber mais!
Guia para criar seu Plano de Marketing
1. Diagnóstico
Primeiro faça uma análise sobre seu negócio, entenda o que sua empresa quer oferecer para então saber direcionar o plano de marketing. É preciso conhecer também a estrutura, número e habilidade de colaboradores, desempenho da área comercial, quais são os objetivos com o plano e quais os recursos disponíveis para alcançá-los.
Para fazer uma análise mais profunda da empresa, indicamos a matriz FOFA ou SWOT, que ajuda a identificar os pontos fortes e fracos do negócio, bem como as oportunidades e ameaças externas. Saiba mais clicando aqui!
2. Analise o ambiente de negócios
A análise SWOT ajuda a entender o negócio e encontrar as oportunidades e ameaças do mercado, mas, é necessário ir a fundo e entender melhor o ambiente em que a empresa está inserida.
O ambiente de negócios é a soma de fatores que influenciam a empresa, tanto de forma positiva, quando negativa. Ele se refere ao ciclo de vida do negócio e ao conjunto de fatores que influenciam a atividade dele, abrangendo variáveis que podem afetar a administração, como ações de capacitação, até a geração de oportunidades de negócios. Clique aqui e confira dicas para realizar a análise do ambiente de negócios da sua empresa.
3. Conheça a concorrência
Conheça seu concorrente e saiba como ele se posiciona no mercado, como oferece os produtos e serviços e que valor ele passa. Obviamente, você não precisa copiar as estratégias, mas, precisa elaborar outras que tenham a mesma qualidade, ou qualidade superior, para conseguir o destaque que busca e se diferenciar no mercado.
A concorrência pode despertar a criatividade para buscar alternativas a fim de atrair novos consumidores e reter os atuais clientes. Para se destacar diante dos novos hábitos de consumo, é preciso criar experiências que chamem a atenção dos usuários. Utilizar inteligência de mercado pode auxiliar a se diferenciar da concorrência.
4. Descubra seu público-alvo e crie personas
É por meio da definição do perfil de cliente que se consegue identificar as áreas que oferecem mais oportunidades. A definição do público-alvo serve como guia para criar ações de marketing, já que ao passo que se direcionam as estratégias para o público certo, os esforços se tornam muito mais assertivos e com maiores chances de gerar resultados para a empresa.
Mas, como encontrar o perfil do público-alvo? Busque dados sobre o seu público, como características demográficas, psicográficas e comportamentais. Em seguida, defina suas personas. A persona representa os comportamentos, valores, expectativas e dores do público. Todas essas informações formam um personagem fictício, mas que representa o cliente ideal da empresa, o que facilita saber para quem a empresa deve direcionar a estratégia. Isso ajuda a obter mais chances de vendas.
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5. Pense no posicionamento
Posicionamento de marca é o lugar que a empresa ocupa na cabeça dos consumidores. Por exemplo, se ela opta pela marca por lembrar dela, significa que já está consolidada no mercado e que passa uma imagem única, diferenciada e relevante na mente do público. Um bom plano de marketing precisa prever o posicionamento da empresa.
Para que a empresa consiga alcançá-lo, é necessário um conjunto de ações de comunicação empresarial, pensadas para que o público consiga relacionar o nome da empresa à solução de seus problemas. Acesse nosso e-book que traz dicas práticas de como construir o posicionamento da sua empresa.
6. Defina objetivos claros e mensuráveis
Definir os objetivos é uma das etapas mais importantes do plano de marketing. No entanto, todas as etapas anteriores são cruciais para que eles possam ser traçados e alcançados. É necessário que os objetivos estejam alinhados à realidade e necessidade da empresa, que acertem os clientes certos e que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido (meta SMART).
A meta SMART é uma forma eficiente de criar objetivos e é definida com base nos cinco critérios que acabamos de citar. A estratégia é fácil de ser utilizada e é muito útil para traçar um plano de marketing por ajudar a empresa a determinar seus objetivos e trazer clareza, foco, motivação, prazo e os meios para alcançar os objetivos de maneira inteligente.
7. Escolha as melhores estratégias
Defina quais estratégias de marketing podem contribuir para alcançar os objetivos do Plano de Marketing. Por exemplo, se o objetivo é ter um melhor resultado no Google, você precisará de técnicas de SEO, marketing de conteúdo e campanhas pagas (Google Ads). Já se seu objetivo é um melhor posicionamento nas redes sociais, o investimento deve ser focado nessas mídias, com conteúdos específicos que ajudem a passar o valor da sua marca e produtos/serviços.
8. Utilize indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho trazem uma visão realista sobre o alcance dos objetivos. Também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são métricas que medem o sucesso ou fracasso das ações e esforços da empresa em busca da realização das metas. Os indicadores mensuram se o plano de marketing está sendo eficaz ou se não está conseguindo atender as expectativas. Dessa forma, fica mais fácil mudar e aperfeiçoar estratégias.
9. Tenha controle de recursos e orçamento
É preciso também fazer um planejamento orçamentário para saber o quanto a sua empresa poderá gastar com marketing. É preciso considerar alguns custos, como: aquisição de ferramentas, contratação de colaboradores ou prestadores de serviços, treinamentos, campanhas de tráfego pago, despesas com internet, entre outros.
10. Coloque o plano em ação
A última etapa, é de fato colocar o plano para rodar. Para tanto, é necessário definir um cronograma para a execução e quem serão os responsáveis por cada ação. Dessa forma, você saberá o tempo de execução, quem terá quais tarefas para executar e poderá acompanhar se o plano está sendo cumprido. Uma ferramenta que pode e muito auxiliar nesta etapa, é a ferramenta 5W2H. Quer saber como utilizá-la? Clique aqui!
Para facilitar a criação do seu plano de marketing, indicamos que você acesse nossas outras soluções. São cursos, e-books, trilhas e diversos outros materiais gratuitos que podem ajudar. O planejamento é o guia para conseguir os resultados que sua empresa pretende alcançar, mas requer conhecimento e dedicação. Caso necessite de mais ajuda, dispomos de consultorias especializadas, além do atendimento facilitado através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.