Planejamento financeiro para empreendedoras: dicas da especialista
Se você é empreendedora ou está pensando em abrir seu próprio negócio, já deve estar ciente que fazer um planejamento financeiro faz toda a diferença para o crescimento saudável da sua empresa.
Apesar dessa percepção ser quase um senso comum, muitas mulheres ainda têm dificuldades na hora de lidar com a suas finanças. E, como já vimos, uma vida financeira bem organizada e confortável contribui com a satisfação e o bem-estar, ou seja, dinheiro pode trazer felicidade.
De acordo com pesquisa do Sebrae Delas Mulher de Negócios, em parceria com o Observatório de Negócios, apesar das empreendedoras terem escolaridade mais elevada – 67,8% possuem nível superior enquanto apenas 48,8% dos empreendedores possuem este nível de ensino – a renda familiar DELAS é de R$ 5.470,43 enquanto a deles supera os R$ 8 mil. O mesmo estudo, que entrevistou 400 empreendedoras e 400 empreendedores de Santa Catarina em 2022, ainda constatou que 26,3% das mulheres têm mais dificuldade na hora de separar as finanças pessoais das finanças jurídicas, entre os homens esse percentual é de 13,2%.
As crenças limitantes, que levam a crer que mulheres não são boas com números e dinheiro e a pouca educação financeira, torna essa questão financeira mais um desafio para o empreendedorismo feminino. Como, então, empreendedoras podem superar essa barreira e se organizar financeiramente?
Conversa com a especialista
Conversamos com a Annalisa Blando, especialista em educação financeira, gestora financeira e empreendedora. Annalisa atua junto ao Mulheres do Brasil, Social Good Brasil, Winning Women, ADVB/SC e outras instituições. Confira os principais pontos da conversa.
- Planejamento financeiro X Organização financeira
“Sem gestão financeira a gente fica numa nuvem cinzenta, a gente não sabe onde está. Ter uma organização financeira e um planejamento financeiro, que são coisas diferentes, é fundamental. A organização financeira te dá um raio-X da situação da empresa e mostra quanto você recebe, quanto fatura, quanto gasta e para onde está indo o dinheiro que você gasta. Então, você consegue gastar melhor, otimizar recursos e medir resultado.
Já o planejamento financeiro inicia a partir do momento que você tem uma organização financeira. Aí você pode planejar, crescimento de receita, diminuição de despesa, você consegue ter o controle da empresa na sua mão.”
- Erros e acertos de empreendedoras na hora de administrar as finanças da empresa
“O erro financeiro mais comum é misturar pessoa física com jurídica. Usar a empresa para pagar as contas pessoais, fica uma bagunça, você não conhece a realidade da empresa e não sabe como está financeiramente. A falta de organização também é um erro comum, não tem como uma empresa prosperar sem organização financeira, a empresa não vai pra frente. A empreendedora precisa aprender a ter organização financeira, não interessa se é chato. E não é só isso, precisa ter também organização contábil, administrativa, controlar os contratos. É muito importante arrumar esses dois possíveis erros para o crescimento da empresa.
Acredito que muitas mulheres vão empreender por necessidade, assim foi comigo também, por causa de filho pequeno e falta de flexibilidade nos empregos do mercado de trabalho. Elas também tendem a ser mais estudiosas, caprichosas e se aprofundam mais, tem muitas pesquisas que comprovam isso. Tendem a fazer melhor a tarefa de casa porque são mais dedicadas a aprender. Outro grande atributo é ser mais pé no chão. As mulheres costumam ser mais conservadoras financeiramente do que os homens, o que às vezes atrapalha, mas muitas vezes ajuda, pois somos menos afoitas e tomamos decisão com os pés no chão. No longo prazo, isso permite que mulheres criem empresas mais sustentáveis, o crescimento pode ser menos acelerado do que em empresas lideradas por homens, mas é um crescimento sustentável. Isso é uma grande vantagem competitiva das empreendedoras.”
- Mulheres têm mais capacitação, porém um rendimento menor
“Essa é uma questão que precisamos mergulhar mais profundamente. Vale se perguntar: quanto as mulheres deixam de resultado na empresa para o crescimento da mesma? Pode ser que as mulheres estejam fazendo mais esforço que os homens, no sentido de pegar menos remuneração para si para deixar mais dinheiro na empresa para que ela prospere.
Supondo que as mulheres ganham menos que os homens quando estão empreendendo (porque quando estão trabalhando a gente sabe que isso é fato, essa diferença é real), imagino que seja porque ela cresce mais devagar com a empresa. Acredito que a empreendedora estar um passo atrás em termos de faturamento seja porque o estágio de maturação da empresa é menor. Também existe uma tendência das mulheres em serem mais generosas do que os homens, gastando mais com pessoal e com benefícios do que as empresas dos empreendedores.”
- Conquista de espaço feminino no universo de dinheiro e finanças
“Lugar de mulher é onde ela quer estar, graças a Deus! Mas, muitas vezes, as mulheres precisam ser inspiradas por outras. Elas entram no mercado porque foram inspiradas porque alguém as inspirou. O universo financeiro ainda é um lugar bem masculino, mas essa realidade está mudando rapidamente. É como as áreas da engenharia ou do desenvolvimento de software, são espaços predominantemente masculinos porque as mulheres ainda não se deram conta das oportunidades. Machismo estrutural está em todos os lugares, o que eu noto nos últimos anos é uma pressão do mercado e da sociedade para que a gente corrija a desigualdade de gênero. Participo de muitos eventos voltados para mulheres e é impressionante como a gente avançou. Uma coisa que a Luiza Helena Trajano falava pra gente no grupo Mulheres do Brasil é que corrigir a desigualdade de gênero é uma questão de caneta. O que ela quer dizer com isso? Que líderes de empresa precisam decidir que querem ter a mesma quantidade de homens e mulheres em cargos de liderança, e muitas empresas já decidiram fazer isso. Para as mulheres que querem empreender e crescer, digo que se inspirem. Tem mulheres em todos as áreas. Olha a caminhada dessas mulheres e só vai!”
- Educação financeira
“Educação financeira é ter o controle da sua vida financeira na mão. Envolve não só o financeiro da empresa, mas as finanças pessoais também. Hoje em dia a gente tem muitas oportunidades, o Sebrae Delas é um programa de capacitação muito legal, sempre cito como referência.
Acho que também é importante trabalhar com gente séria, contratar uma consultoria mão na massa para ajudar a implementar processos pode ser de grande valia.
Já sobre finanças pessoais é possível buscar bastante material. Para começar, ter uma planilha de controle financeiro com uma metodologia bacana é muito importante. É legal buscar conteúdos isentos, ter planilha de controle das finanças pessoais e empresarias e parar para analisar. Empreendedora trabalha, mas tem que ter conhecimento de uma série de outras coisas, a planilha de controle financeiro e a análise dos números é o primeiro passo, depois projeção, fluxo de caixa e vai avançando.”
- Dicas da especialista
O que Annalisa recomenda para empreendedoras aprimorarem sua gestão financeira:
Fluxo de caixa projetado: anotar o “para trás”, tudo que ganha e gasta, e projetar esse fluxo de caixa para o futuro.
Orçamento: Aprender a fazer um orçamento ano a ano e comparar o gasto com o orçamento. Saber orçar e cobrar pelos serviços.
Organização tributária: Importante emitir nota fiscal para estar com tudo em dia, pagar impostos e fazer registros corretos. O MEI facilita isso.
Contas separadas: abrir duas contas correntes, uma para pessoa física e outra para jurídica
Educação e capacitação: guarde um bocado do seu tempo para aprender, é um baita investimento aprender.
Valor de mercado: aprender como fazer sua empresa ter valor de mercado – valuation. Faça da sua empresa um investimento. Entender a empresa não só como um sustento, mas como um ativo, que pode ser valorizada e vendida.
Aprimore seu planejamento financeiro com o Sebrae Delas
Você ainda não separa as finanças da empresa dos seus gastos pessoais? Ou sente que não está preparada para fazer a gestão financeira do seu negócio? O Sebrae Delas pode lhe ajudar.
Nas nossas trilhas de aprendizagem, trabalhamos com o pilar Meu, que trata de todas as questões referentes à gestão e crescimento do sua empresa e das suas competências técnicas como empreendedora. Ao lado dos pilares Eu e Nós, contemplamos na trilha um conteúdo completo para a empreendedora, que envolve gestão do negócio, desenvolvimento pessoal e networking.
Acesse nosso portal e confira as soluções que estão disponíveis nesse momento. Caso a trilha que você queira cursar não esteja aberta, clique em ‘tenho interesse’ que a gente lhe avisa quando abrir uma nova turma.
Vamos crescer juntas?