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Empreendedorismo
Gestão
04 dez. 2023

Analise estrategicamente sua empresa através de Análise SWOT ou FOFA

A análise SWOT é uma das ferramentas mais práticas e mais utilizadas no mundo dos negócios para analisar o ambiente interno e externo das empresas. Seu objetivo é identificar os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças do negócio.

A partir disso, é possível saber quais são os diferenciais da empresa e os pontos que precisam de atenção e melhoria. O resultado dessa análise serve como base para o planejamento estratégico da empresa.

O que é a análise SWOT ou FOFA?

A análise ou matriz SWOT, em português FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para embasar a tomada de decisões. Essa análise proporciona um diagnóstico completo para o planejamento da empresa, como pesquisa de mercado, concorrentes e fornecedores.

O que significa SWOT?

SWOT é um método simples e rápido que determina quatro fatores ideais para traçar qualquer tipo de estratégia. A sigla significa:

  • Strengths: Forças

  • Weaknesses: Fraquezas

  • Opportunities: Oportunidades

  • Threats: Ameaças

Ao realizar uma análise SWOT, as organizações podem identificar suas vantagens competitivas, as áreas que precisam ser melhoradas, as oportunidades a serem exploradas e as ameaças a serem resolvidas. As forças e fraquezas dizem respeito ao tomador de decisão, já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos. A seguir, saiba mais sobre cada parâmetro da análise.

Dupla de mulheres trabalhando em um ambiente de escritório moderno, sorrindo e interagindo enquanto revisam documentos e usam laptops.

Ambiente interno do negócio

Podemos considerar como ambiente interno tudo que é de domínio ou alcance da empresa, como: colaboradores, carteira de clientes, cultura organizacional, estrutura organizacional, instalações, equipamentos, tecnologias, filiais, frotas, competências e habilidades. É aqui que podem ser identificadas as forças e fraquezas para a análise SWOT.

Forças

Esses são os pontos fortes internos da organização, como os diferenciais frente à concorrência.

Veja algumas perguntas que podem auxiliar no preenchimento de forças na matriz SWOT:

  • Qual é a maior vantagem competitiva da sua empresa?

  • O que diferencia o seu negócio em relação à concorrência?

  • Do que os seus clientes gostam na sua empresa?

  • Quais são os ativos tangíveis (como tecnologia, equipamentos e propriedades) que a sua organização possui?

  • Que habilidades ou conhecimentos específicos sua equipe possui?

  • Qual é a reputação da sua organização no mercado?

Fraquezas

São as limitações do seu negócio, como falta de recursos e falta de habilidades específicas na equipe.

Veja perguntas para auxiliar no preenchimento de fraquezas na matriz SWOT:

  • Quais são as habilidades que faltam dentro da sua empresa?

  • Seu negócio possui limitações financeiras?

  • Existe ineficiência nos processos ou nas operações?

  • Existem desafios a serem enfrentados em relação à reputação da sua marca?

  • Existem produtos ou serviços que precisam de melhorias?

  • Você está perdendo clientes?

  • Sua equipe consegue suprir as necessidades dos clientes?

  • O que e quais recursos poderiam melhorar o desempenho do seu negócio?


Dupla de mulheres trabalhando em um ambiente de escritório moderno, sorrindo e interagindo enquanto revisam documentos e usam laptops.

Ambiente externo do negócio

O ambiente externo é composto por todos os fatores que estão fora do controle da empresa, mas que podem afetar suas operações e resultados. Entre esses fatores estão: inflação, taxas de juros, comportamento e preferências dos clientes, regulação e legislação, questões políticas, condições do mercado financeiro e tendências sociais, demográficas e culturais. Com o ambiente externo, você poderá identificar as oportunidades e ameaças para a análise

Oportunidades

As oportunidades estão relacionadas aos fatores externos que podem ser benéficos para a organização, como tendências de mercado, mudanças regulatórias e demanda crescente por determinados produtos ou serviços.

Veja as perguntas que podem auxiliar o preenchimento de oportunidades na matriz SWOT:

  • Quais tendências do mercado podem ser aproveitadas na sua empresa?

  • Existem mudanças regulatórias e legislativas que podem beneficiar a sua empresa?

  • Há nichos de mercado não atendidos que o seu negócio pode explorar?

  • Sua organização tem condições de expandir para novas regiões ou mercados?

  • Existem parcerias estratégicas que podem ser benéficas para o seu negócio?

Ameaças

As ameaças representam fatores externos que podem gerar desafios ou riscos para a sua organização. Isso pode incluir a concorrência intensa, as mudanças na economia e instabilidade política.

Veja perguntas para auxiliar no preenchimento de ameaças na matriz SWOT:

  • Há escassez de mão de obra na sua área?

  • Estão acontecendo eventos externos que podem ameaçar a sua empresa (como pandemia, catástrofes naturais, crises políticas)?

  • Há risco de ataques cibernéticos no seu segmento?

  • Existem novos concorrentes com soluções melhores que as suas?

  • As flutuações econômicas podem afetar seu negócio?

  • Existem mudanças nas regulamentações que podem representar desafios para a sua organização?

  • Há inovações tecnológicas ou mudanças no comportamento do consumidor que podem afetar negativamente a sua empresa?

Duas pessoas colaborando em uma análise de dados, utilizando um laptop e gráficos sobre uma mesa, destacando a importância da colaboração em projetos.

Como usar a Análise SWOT no planejamento estratégico da sua empresa?

Agora, sim, é hora de analisar sua empresa, anotar tudo que conseguir identificar e preencher a matriz SWOT com os pontos que mais fizerem sentido. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse preenchimento:

  • Use o conhecimento e o potencial da sua equipe para preencher a matriz SWOT;

  • Analise com cuidado todos os fatores internos do seu negócio com auxílio dos colaboradores;

  • Fique atento às tendências de mercado e analise quais fazem diferença para o seu negócio, positiva ou negativamente;

  • Acompanhe regularmente os estudos de mercado e os relatórios de inteligência, como os que destacamos no nosso Observatório de Negócios;

  • Cruze as informações das forças com as oportunidades para identificar estratégias que aproveitem ao máximo as vantagens internas em relação às oportunidades externas;

  • Implemente as estratégias desenvolvidas e monitore continuamente o ambiente interno e o externo para ajustar suas ações sempre que necessário;

  • Lembre-se que a análise SWOT não é um processo único, é um ciclo contínuo que deve ser revisado regularmente para garantir que as estratégias permaneçam relevantes em um ambiente de negócios dinâmico.

O Sebrae/SC te ajuda a aplicar a análise SWOT ou FOFA

Como você viu, a análise SWOT é muito importante para ajudar a sua empresa a identificar pontos fortes e fracos internos, além de oportunidades e ameaças externas. Essa visão completa permite uma tomada de decisão mais estratégica, aumentando os pontos positivos e reduzindo os riscos, enquanto aproveita oportunidades no mercado e se prepara para desafios.

Além dos modelos de matriz SWOT que disponibilizamos para você em branco e preenchido, o Sebrae/SC tem um curso online e gratuito para você aprender em poucos minutos como aplicar essa análise, simplificar sua administração e planejar o futuro do seu negócio da melhor forma possível. Conheça nosso curso “Análise SWOT ou FOFA”.

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