Analise estrategicamente sua empresa através de Análise SWOT ou FOFA
A análise SWOT é uma das ferramentas mais práticas e mais utilizadas no mundo dos negócios para analisar o ambiente interno e externo das empresas. Seu objetivo é identificar os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças do negócio.
A partir disso, é possível saber quais são os diferenciais da empresa e os pontos que precisam de atenção e melhoria. O resultado dessa análise serve como base para o planejamento estratégico da empresa.
O que é a análise SWOT ou FOFA?
A análise ou matriz SWOT, em português FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para embasar a tomada de decisões. Essa análise proporciona um diagnóstico completo para o planejamento da empresa, como pesquisa de mercado, concorrentes e fornecedores.
O que significa SWOT?
SWOT é um método simples e rápido que determina quatro fatores ideais para traçar qualquer tipo de estratégia. A sigla significa:
Strengths: Forças
Weaknesses: Fraquezas
Opportunities: Oportunidades
Threats: Ameaças
Ao realizar uma análise SWOT, as organizações podem identificar suas vantagens competitivas, as áreas que precisam ser melhoradas, as oportunidades a serem exploradas e as ameaças a serem resolvidas. As forças e fraquezas dizem respeito ao tomador de decisão, já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos. A seguir, saiba mais sobre cada parâmetro da análise.
Ambiente interno do negócio
Podemos considerar como ambiente interno tudo que é de domínio ou alcance da empresa, como: colaboradores, carteira de clientes, cultura organizacional, estrutura organizacional, instalações, equipamentos, tecnologias, filiais, frotas, competências e habilidades. É aqui que podem ser identificadas as forças e fraquezas para a análise SWOT.
Forças
Esses são os pontos fortes internos da organização, como os diferenciais frente à concorrência.
Veja algumas perguntas que podem auxiliar no preenchimento de forças na matriz SWOT:
Qual é a maior vantagem competitiva da sua empresa?
O que diferencia o seu negócio em relação à concorrência?
Do que os seus clientes gostam na sua empresa?
Quais são os ativos tangíveis (como tecnologia, equipamentos e propriedades) que a sua organização possui?
Que habilidades ou conhecimentos específicos sua equipe possui?
Qual é a reputação da sua organização no mercado?
Fraquezas
São as limitações do seu negócio, como falta de recursos e falta de habilidades específicas na equipe.
Veja perguntas para auxiliar no preenchimento de fraquezas na matriz SWOT:
Quais são as habilidades que faltam dentro da sua empresa?
Seu negócio possui limitações financeiras?
Existe ineficiência nos processos ou nas operações?
Existem desafios a serem enfrentados em relação à reputação da sua marca?
Existem produtos ou serviços que precisam de melhorias?
Você está perdendo clientes?
Sua equipe consegue suprir as necessidades dos clientes?
O que e quais recursos poderiam melhorar o desempenho do seu negócio?
Ambiente externo do negócio
O ambiente externo é composto por todos os fatores que estão fora do controle da empresa, mas que podem afetar suas operações e resultados. Entre esses fatores estão: inflação, taxas de juros, comportamento e preferências dos clientes, regulação e legislação, questões políticas, condições do mercado financeiro e tendências sociais, demográficas e culturais. Com o ambiente externo, você poderá identificar as oportunidades e ameaças para a análise
Oportunidades
As oportunidades estão relacionadas aos fatores externos que podem ser benéficos para a organização, como tendências de mercado, mudanças regulatórias e demanda crescente por determinados produtos ou serviços.
Veja as perguntas que podem auxiliar o preenchimento de oportunidades na matriz SWOT:
Quais tendências do mercado podem ser aproveitadas na sua empresa?
Existem mudanças regulatórias e legislativas que podem beneficiar a sua empresa?
Há nichos de mercado não atendidos que o seu negócio pode explorar?
Sua organização tem condições de expandir para novas regiões ou mercados?
Existem parcerias estratégicas que podem ser benéficas para o seu negócio?
Ameaças
As ameaças representam fatores externos que podem gerar desafios ou riscos para a sua organização. Isso pode incluir a concorrência intensa, as mudanças na economia e instabilidade política.
Veja perguntas para auxiliar no preenchimento de ameaças na matriz SWOT:
Há escassez de mão de obra na sua área?
Estão acontecendo eventos externos que podem ameaçar a sua empresa (como pandemia, catástrofes naturais, crises políticas)?
Há risco de ataques cibernéticos no seu segmento?
Existem novos concorrentes com soluções melhores que as suas?
As flutuações econômicas podem afetar seu negócio?
Existem mudanças nas regulamentações que podem representar desafios para a sua organização?
Há inovações tecnológicas ou mudanças no comportamento do consumidor que podem afetar negativamente a sua empresa?
Como usar a Análise SWOT no planejamento estratégico da sua empresa?
Agora, sim, é hora de analisar sua empresa, anotar tudo que conseguir identificar e preencher a matriz SWOT com os pontos que mais fizerem sentido. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse preenchimento:
Use o conhecimento e o potencial da sua equipe para preencher a matriz SWOT;
Analise com cuidado todos os fatores internos do seu negócio com auxílio dos colaboradores;
Fique atento às tendências de mercado e analise quais fazem diferença para o seu negócio, positiva ou negativamente;
Acompanhe regularmente os estudos de mercado e os relatórios de inteligência, como os que destacamos no nosso Observatório de Negócios;
Cruze as informações das forças com as oportunidades para identificar estratégias que aproveitem ao máximo as vantagens internas em relação às oportunidades externas;
Implemente as estratégias desenvolvidas e monitore continuamente o ambiente interno e o externo para ajustar suas ações sempre que necessário;
Lembre-se que a análise SWOT não é um processo único, é um ciclo contínuo que deve ser revisado regularmente para garantir que as estratégias permaneçam relevantes em um ambiente de negócios dinâmico.
O Sebrae/SC te ajuda a aplicar a análise SWOT ou FOFA
Como você viu, a análise SWOT é muito importante para ajudar a sua empresa a identificar pontos fortes e fracos internos, além de oportunidades e ameaças externas. Essa visão completa permite uma tomada de decisão mais estratégica, aumentando os pontos positivos e reduzindo os riscos, enquanto aproveita oportunidades no mercado e se prepara para desafios.
Além dos modelos de matriz SWOT que disponibilizamos para você em branco e preenchido, o Sebrae/SC tem um curso online e gratuito para você aprender em poucos minutos como aplicar essa análise, simplificar sua administração e planejar o futuro do seu negócio da melhor forma possível. Conheça nosso curso “Análise SWOT ou FOFA”.