Sistema de Inteligência Setorial
29 mai. 2017
Pesquisa aponta expectativas dos pequenos negócios para 2017
O balanço geral de 2016 não foi dos melhores para os pequenos negócios. Porém, as expectativas para 2017 são mais otimistas. Confira alguns pontos da pesquisa feita pelo Sebrae sobre a situação econômica, pressão de custos, estratégia empresarial e investimentos.
Quais foram os fatores que mais prejudicaram?
A recessão enfrentada pelo país foi apontada pelos entrevistados como o principal elemento que prejudicou seus negócios neste ano. O alto desemprego e a taxa de juros elevada também contribuíram para o fraco desempenho dos negócios.
Construção Civil, Comércio e Serviços tiveram seus maiores problemas vinculados a recessão. Já para o setor da indústria os maiores problemas enfrentados em 2016 foram a taxa de juros alta e o desemprego. EPP’s e ME’s também identificaram na recessão seus maiores problemas, enquanto para os MEI’s o desemprego alto foi apontado como o pior problema.
Pressão dos custos
Impostos e taxas municipais são os principais fatores que pressionam os custos atualmente, seguido de matérias-primas, e mercadorias.
Quais estratégias adotar?
Na pesquisa, 59,1% dos entrevistados pretendem adotar novas medidas para estimular as vendas em seu negócio este ano. Dentre elas as principais apresentadas foram:
- Investir em propaganda e marketing.
- Aumentar a variedade de produtos.
- Investir em cursos/treinamentos.
- Reduzir preços.
- Aumentar os prazos das vendas.