Para depois do home office: 7 séries que todo empreendedor precisa assistir
Ainda sem saber o que fazer depois do home office nesta quarentena? Uma boa forma de relaxar e desconectar depois do expediente é assistindo à uma boa série. Falando nisso, há muitas que além de divertidas, inspiram e podem ensinar muito sobre o mundo corporativo. Com personagens carismáticos e enredos cativantes, muitas séries podem mostrar ou pelo menos, dar uma noção do dia a dia de uma empresa: como liderar uma equipe - o que fazer e o que não fazer -, como fechar bons negócios, como tirar uma ideia do papel e até como vencer os desafios do dia a dia, por exemplo.
Sabendo que neste momento, em que enfrentamos a pandemia do coronavírus e que o ideal é ficar em casa, criamos uma lista com as 7 séries que todo empreendedor precisa assistir depois do home office. Então confira nossas dicas - e já vai preparando a pipoca!
1 - Abstract: the art of design
Trabalha com design, atua na área criativa ou só quer ver uma série para relaxar e se inspirar? Abstract: the art of design é a opção certa. Ela é uma série documental produzida pela Netflix e já está em sua segunda temporada. Abstract é uma série que a cada episódio conta a história de um profissional que trabalha com design de alguma forma: seja com design gráfico, cenografia, fotografia, ilustração, tipografia, figurino… O legal é que ela aproxima o público do design. Os profissionais contam como começaram a carreira, quais foram seus principais trabalhos, qual é a relação com o design na vida pessoal e quais são os planos para o futuro. Além disso, também mostram um pouco do seu processo criativo. Vale ressaltar que a fotografia da série é muito bonita e as histórias são muito inspiradoras.
2 - Girlboss
Agora, se você gosta ou trabalha com moda, indicamos que você assista à Girlboss. Inspirada no livro homônimo, a série, também produzida pela Netflix, conta a história de Sophia Amoruso, que começou garimpando roupas em brechós e vendendo as peças - às vezes customizadas - pela internet e conseguiu, aos 27 anos, ter uma marca multimilionária em Los Angeles. É importante alertar que a série e o livro, apesar de terem o mesmo nome, têm algumas diferenças. A primeira tem um apelo mais engraçado, é mais focada em divertir o público, enquanto o segundo possui mais informações sobre o empreendedorismo em si.
3 - House of Cards
Quer aprender mais sobre estratégia, como conseguir boas parcerias e aproveitar o network? Assista à House of Cards. A série conta a história de Frank Underwood, um congressista norte-americano traído pelo presidente que ele ajudou a eleger. Junto com a esposa e a ajuda de outro político, ele começa um plano para conquistar a presidência dos Estados Unidos.
Por que assistir? Além dos episódios prenderem o telespectador, a série também fala muito sobre influência e negociação.
4 - Madam C.J. Walker
Recém lançada, Madam C.J. Walker é uma minissérie de quatro episódios e conta a história da primeira mulher milionária dos Estados Unidos: a Madame C.J. Walker, que criou sua própria linha de produtos capilares para mulheres negras. Como a série é curta, dá para maratonar tranquilamente no fim de semana - ou até mesmo em apenas um dia. Essa é uma série que mostra a importância de seguir em frente diante das dificuldades e buscar sempre aprimorar seu produto. Nela também vemos como é essencial estabelecer um diálogo de confiança com os clientes.
5 - Mad Men
Quer saber como funciona o dia a dia em uma agência de publicidade nos anos 1960? Mad Men retrata. A série mostra a vida pessoal e profissional de Don Draper, diretor criativo de uma agência em Manhattan. Os episódios mostram a mudança no mercado, na forma de comunicar os produtos e na vida das pessoas naquela época. Com a série dá para aprender muito sobre campanhas de marketing, como vender seus produtos por meio de ideias criativas e estabelecer uma boa comunicação com o público.
6 - Silicon Valley
Seis desenvolvedores tentam uma carreira de sucesso no Vale do Silício, Califórnia. Só essa frase já instiga os amantes da tecnologia e aqueles que têm startups. Silicon Valley mostra justamente como nasce uma startup e por meio da série dá para aprender muito sobre como captar investimento, gerenciar tempo, times e projetos.
A série tem seis temporadas e, além de ensinar muito sobre como criar uma empresa, também arranca muitas risadas. Vale super para depois do home office.
7 - The office
Essa é uma série para se divertir. The Office mostra o dia a dia em um escritório e situações bizarras e engraçadas - que, muitas vezes, acontece no cotidiano mesmo… Ela tem nove temporadas, um grande público de fãs e suas lições são um tanto quanto diferentes: a série serve muito mais como um exemplo de como não agir em uma empresa - tanto como funcionário, quanto como líder. Mas que é uma boa alternativa para se divertir depois do expediente, é.
E então, gostou das dicas? Esperamos que você já esteja preparando a pipoca para assistir a alguma das opções que listamos aqui. Ah, e se você está trabalhando home office e está com dificuldade para ser mais produtivo, não deixe de ler este artigo. Diante da pandemia, nós, do Sebrae, estamos criando conteúdos para ajudá-los neste momento. Então fique de olho no blog e aproveite. :)