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Empreendedorismo
17 ago. 2022

Oceano azul e vermelho e as oportunidades para pequenos negócios

Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente. Já o oceano vermelho, são os mercados saturados em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.

Para entender um pouco mais sobre esses dois conceitos, você precisa imaginar que sua empresa é um navio e que pretende chegar a um local desejado, por exemplo, algum resultado comercial.

O oceano azul vai ser uma escolha mais tranquila, com diversas oportunidades, sem problemas com a concorrência e com um espaço amplo e inexplorado de atuação.

Já o oceano vermelho, vai ser uma escolha mais intensa, cheia de ondas turbulentas e desafios prementes. Em qual dos dois você gostaria de navegar? No oceano com mar calmo onde você mesmo cria suas rotas de navegação através da inovação, ou em mares agitados do mercado, onde vários concorrentes disputam a mesma área e os mesmos clientes?

Basicamente é isso que significa cada uma dessas estratégias. Mas, fique tranquilo se você ainda não conseguiu identificar as diferenças nem saber quais oportunidades podem ser úteis ao seu negócio. Ao longo deste artigo explicaremos mais sobre os dois tipos de oceanos e as vantagens para a sua empresa!

O que é oceano azul?

No oceano azul você como empreendedor precisa enxergar além do horizonte, identificar oportunidades que ainda não foram exploradas, criar valor de forma diferenciada e conquistar novos territórios com soluções que surpreendem o público-alvo. Dessa forma você evitará a competição intensa e encontrará uma nova fonte de lucro em áreas inexploradas.

O oceano azul propõe essa exploração de novos mercados e oportunidades, eliminando e evitando assim problemas com a concorrência.

O que é oceano vermelho?

O oceano vermelho descreve o tradicional cenário de disputa entre empresas que estamos acostumados ver e a conviver no dia a dia. Ele engloba o mercado que já conhecido e que possui diversas empresas na mesma área de atuação com as mesmas soluções.

No oceano vermelho a concorrência é acirrada, os lucros são diminuídos para se manter competitivo no mercado e muitos negócios acabam sendo prejudicados por conta da grande oferta de produtos e serviços, para uma mesma demanda.

Onde surgiu o oceano azul e oceano vermelho?

O conceito foi apresentado pelos professores sul-coreanos W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro homônimo A Estratégia do Oceano Azul (Elsevier, 2005), publicado originalmente em 2004. É resultado de anos de pesquisas dos autores com dados reais de 150 empresas, onde foram analisados negócios bem-sucedidos e fracassados em mais de 30 áreas distintas.

Oceano azul e as oportunidades para os pequenos negócios

O oceano azul pode provocar insights em qualquer tipo e porte de negócio. Como a teoria afirma que mercados consolidados ficam saturados, navegar em novas direções e criar negócios inéditos em nichos de mercado ainda não identificados, pode trazer muito mais lucratividade e crescimento para pequenas empresas.

Como aplicar a estratégia do oceano azul na sua empresa

Os seis princípios do oceano azul são: reconstruir barreiras no mercado; concentrar-se no panorama geral; ir além da demanda existente; formular a estratégia na sequência adequada; superar os obstáculos organizacionais; e orientar a execução estratégica.

Você precisa direcionar a sua visão de negócio para encontrar possibilidades não imaginadas no seu mercado. Responda a essas questões cruciais sobre o mercado para descobrir oportunidades de negócio:

  • Quais elementos: podem ser dispensados/eliminados; quais podem ser reduzidos; quais são diferenciados e devem ser elevados; quais são exclusivos no setor e devem ser criados.

Confira mais algumas estratégias do oceano azul que podem te ajudar:

  • Definir quais são as metas do seu negócio;
  • Estabelecer sua estratégia;
  • Entender seu mercado;
  • Criar espaços inexplorados;
  • Tornar a concorrência irrelevante;
  • Criar e capturar novas demandas;
  • Romper o dilema valor-custo;
  • Alinhar todo sistema de atividades da empresa em busca de diferenciação e baixo custo;
  • Basear a estratégia nas seis fronteiras: examinar setores alternativos, grupos estratégicos dentro dos setores, cadeia de compradores, ofertas de produtos e serviços complementares, apelos funcionais e emocionais dos compradores e transcurso do tempo.

Se você tiver dificuldade na hora da implantação, acesse nosso blog para ler mais artigos sobre mercado, concorrência e valor e conheça todas as nossas soluções. Oferecemos dezenas de cursos, webinars, trilhas, e-books, estudos de mercado, relatórios de inteligência comercial, entre outros diversos materiais gratuitos e de ótima qualidade para ajudar a sua empresa.

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