O que é OKR e como implementar no seu negócio
Da mesma forma em que é importante criar um planejamento estratégico, torna-se vital pensar em ações para executá-lo. Neste quesito, a metodologia de gestão de resultados OKR se encaixa perfeitamente, por buscar o envolvimento colaborativo das pessoas de todas as áreas de uma empresa, para alcançar um objetivo em comum e em um curto prazo de tempo.
Os OKRs são peças fundamentais para o planejamento, por abranger todos os passos para o alcance das metas, desde a definição, até a as ações que precisam ser tomadas para antingi-las.
Entre as principais vantagens, está a clareza em definir o foco e as prioridades dos negócios e a inclusão de todas as pessoas da empresa para a realização das metas. Com OKRs os objetivos incentivam as equipes a evoluir e os gestores dão espaço para a troca de ideias e responsabilidades.
O que é OKR?
A metodologia OKR vem do inglês (Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-chave), e tem o intuito de alinhar e engajar pessoas em torno de metas mensuráveis e dinâmicas. É uma forma colaborativa de definir e comunicar objetivos, ao mesmo tempo, gerar foco para que a empresa possa avançar.
O termo OKR foi criado por Andrew Grove, presidente da Intel na década de 70, como uma estratégia de gestão. É uma metodologia utilizada em todo mundo, para gerir objetivos e metas de forma simples e ágil e que pode ser utilizado por qualquer empresa, independente do segmento ou porte.
Anatomia de uma OKR
Uma OKR é composta por um objetivo qualitativo acompanhado de alguns Key-Results
quantitativos.
Objetivo: deve ser qualitativo para não gerarem conflito com os Key-Results.
Key-Results: devem ser métricas que medirão o sucesso ao atingir o objetivo.
Para analisar a qualidade de Key-Results, basta descobrir se elas são S.M.A.R.T., se baseando no significado de cada uma das palavras desta sigla:
Specific, ou específico;
Measurable, ou mensurável;
Achievable, ou atingível;
Relevant, ou relevante;
Time-bound, ou na nossa tradução, com data de vencimento.
Diferença entre OKRs e metodologias tradicionais
O principal pilar das OKRs são as pessoas, ou seja, as metas e objetivos precisam ser definidos de acordo com um propósito, no qual as pessoas acreditam ou que faça sentido para elas. A colaboração também é um pilar, já que elas são construídas através de um processo colaborativo. A soma de tudo isso resulta em performance.
Ou seja, o que diferencia uma OKR de modelos tradicionais, é justamente essa característica de comunicação e alinhamento, que motiva as pessoas a trabalharem juntas em busca de um objetivo em comum.
Benefícios dos OKRs
A implementação da metodologia OKR ajuda a mudar a mentalidade da equipe, elevar a produtividade e reduzir o estresse no ambiente de trabalho. Confira mais algumas vantagens:
- Mais flexíveis: OKRs são definidos de uma forma mais descentralizada, dando mais voz e participação às equipes e seus membros. Os colaboradores são incentivados a definir os seus OKRs em alinhamento com os objetivos da empresa, e depois discuti-los com seus gerentes.
- Alinhamento entre equipes: mapeamento das interdependências entre as pessoas;
- Foco: têm objetivos limitados, gerando foco na empresa;
- Transparência: OKRs são públicos e possibilitam alinhamento com o propósito. Os benefícios de alinhamento e motivação de se ter metas públicas são muito maiores;
- Gestão de performance: atualização do progresso da empresa em tempo real e foco em resultados;
- Data Driven: processo eficaz de tomada de decisões, gerando aprendizado e permitindo falhas no processo;
- Accountability: todos passam a ser responsáveis por entregas de resultados conhecidos por toda empresa;
- Ciclos mais curtos: são criadas e reavaliadas em ciclos mais curtos, que variam entre um e seis meses, enquanto as tradicionais são em ciclos anuais;
- Motivação: a cultura da empresa se fortalece e passa a ser vista como um bom lugar para trabalhar;
- Melhores resultados: os colaboradores ganham por se sentirem realizados e a empresa ganha ao conseguir o bem-estar dos colaboradores, ao mesmo tempo em que atingem os resultados almejados.
OKRs e indicadores
Os OKRs podem se relacionar aos indicadores de desempenho da sua empresa, no processo de mensurar os resultados atingidos.
É possível identificar a produtividade de cada colaborador, compreender as não-conformidades durante um processo produtivo, mensurar a capacidade de resposta de um processo, servir de bússola para o planejamento, entre outros exemplos.
Isso porque os indicadores ajudam a filtrar os dados importantes a serem analisados e ajudam a mensurar os resultados de cada etapa.
Os indicadores-chave de desempenho, ou KPIs, concentram-se principalmente em medir o resultado, enquanto os OKRs estão preocupados com o processo.
Como implementar o OKR na sua empresa
Para implementar a metodologia OKR é preciso definir objetivos, atribuir resultados a cada meta, estipular prioridades e prazos, ter uma boa comunicação com os colaboradores e compartilhar os resultados com eles.
4 dicas para introduzir OKR no seu negócio
1. Introduza o conceito com sua equipe
Explique aos seus colaboradores como as definições de objetivos e métricas de resultados podem afetar positivamente a performance da equipe e da empresa. Como os OKRs tendem a tirar os colaboradores da zona de conforto, é preciso que eles estejam motivados a realizar as ações e de fato propor mudanças no negócio.
Além de entender, é preciso estímulo para realizar.
2. Identifique os objetivos junto dos colaboradores
A estratégia OKR inicia com a definição das metas que sua empresa pretende atingir. Motive seu time de colaboradores a participar da definição de objetivos da sua empresa. Utilize a técnica de brainstorm para incluir toda a equipe e ter o máximo de ideias possível.
Lembre-se de que é preciso traçar metas claras, diretas, pontuais e relacionados ao seu planejamento estratégico, que podem ser cumpridas a curto e médio prazo. Deixe claro aos colaboradores qual a responsabilidade de cada um. Isso pode ajudar no engajamento do time e criar mais responsabilidade e produtividade, sem falar que fica muito mais fácil controlar as ações.
3. Divulgue o que foi definido
Como mencionamos anteriormente, transparência é uma das características dos OKRs. Portanto, ao definir as metas, monte uma representação visual para que os colaboradores possam acompanhar os objetivos e resultados obtidos.
Todos os envolvidos precisam ter acesso ao planejamento, seja para não restarem dúvidas quanto ao papel de cada um, seja para sentirem a importância deles em todos os processos.
4. Analise os resultados
A implantação de OKRs só funciona e gera bons resultados se for acompanhada de perto. É preciso acompanhar constantemente se os objetivos estão sendo realizados, se os colaboradores estão cumprindo suas metas, se esforçando para conseguir o objetivo comum.
Encontros periódicos podem ajudar na identificação de gargalos na obtenção de resultados satisfatórios.
Lembre-se de:
Adaptar a metodologia para as necessidades da sua empresa. Evite copiar ações de outras.
Implantar os OKRs por etapas, fazendo com que a metodologia aconteça gradualmente.
Defina ciclos curtos, em média de 3 meses.
Acompanhe as metas regularmente! O monitoramento é essencial para o sucesso.
Envolva sempre os colaboradores na definição das metas e ações!
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