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07 ago. 2017
O que é a experiência de compra?
A experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor desenvolve ao interagir com uma loja durante as fases de pesquisa, compra e até a relação pós-venda. Essas percepções compõem a impressão ou a imagem que o cliente tem da loja, e vão determinar, por exemplo, se o cliente vai comprar mais, se pretende retornar e se vai recomendá-la aos amigos.
Diante da alta competitividade no setor varejista, é interessante que o pequeno negócio agregue valor à experiência do cliente. Mas como colocar em prática? Quais as melhores estratégias?
Todo tipo de interface na relação varejo-cliente tem um papel na impressão sobre a loja. Cada interação é uma oportunidade de criar uma imagem boa ou ruim, e o saldo final é o que define como foi a experiência do consumidor.
O que querem os consumidores
- 70,8% consideram o preço um dos cinco fatores que mais influenciam na decisão de compra.
- 52,3% começam sua pesquisa de compras em lojas tradicionais.
- 50,9% associam melhor experiência de compra aos melhores serviços online.
- 41,5% preferem comprar em lojas físicas.
- 36% começam sua pesquisa de compras em sites de lojas.
- 29% preferem comprar em lojas virtuais.
- Crie novas oportunidades de venda fora do seu ponto de venda padrão.
- Estude e facilite as interações do consumidor com seus produtos e serviços.
- Explore ferramentas de relacionamento on e offline para ajudar o cliente.
- Pense fora da caixa, e promova seu produto ou serviço de uma maneira memorável.
- Dê personalidade ao seu ponto de venda, fazendo dele um meio de interação.
- Responda às perguntas mais frequentes.
- Mantenha as informações acessíveis.
- Seja proativo no atendimento ao consumidor.
- Escolha serviços de entrega que agreguem valor ao seu serviço.
- Trate o cliente com transparência.
- Ofereça espaço para os clientes avaliarem os seus produtos e serviços.