Setores
Sustentabilidade
Sistema de Inteligência Setorial
04 out. 2017
Negócios sociais como oportunidade de mercado
Utilizados para reduzir ou solucionar problemas sociais ou ambientais, os negócios sociais possuem a missão de melhorar a qualidade de vida de um grupo de pessoas, aumentando as oportunidades e renda, permitindo o acesso a serviços de saúde e educação ou tratando um problema ambiental. O público-alvo envolve pessoas com baixa renda (casses C, D e E).
Os negócios sociais estão localizados entre as organizações sem fins lucrativos e os negócios tradicionais, pois além de gerar impacto social positivo, precisam gerar lucro.
Diferenças entre o negócio social e tradicional
- Ambientação: Os fatores que definem um negócio como social são a realidade e o contexto em que ele está inserido. Para exemplificar: um serviço de abastecimento de energia solar instalado em uma comunidade que já possui acesso à energia não é mais importante que fornecer energia solar à um local que ainda não tem acesso. O segundo contexto representa um negócio social.
- Beneficiados: os negócios sociais não são feitos para obter lucro pessoal, mas sim para beneficiar um grupo de pessoas. Uma casa de empadas, por exemplo, se o objetivo for gerar renda individual, ela se classifica como negócio tradicional. Caso seja dedicada para mudar a situação econômica de um grupo de pessoas, pode ser considerada um negócio social.
- Distribuição dos lucros: existem duas vertentes que determinam o destino do lucro obtido no negócio social. Uma delas diz que o investidor pode apenas recuperar o capital investido, sem lucrar. A outra defende a distribuição do lucro para investir em novos negócios sociais.
- Gerar lucros.
- Agregar estratégias de impacto social, econômico e ambiental.
- Contextualizar suas estratégias com sua realidade inerente.
- Ser factíveis do ponto de vista econômico.
- Envolver atividades que gerem estima às comunidades de baixa renda.
- Solucionar problemas sociais, em vez de gerar renda de uso pessoal exclusivo.
- Gerar impactos positivos na qualidade de vida da população de baixa renda.
- Ter comprometimento em manter resultados positivos duradouros.
- Produzir melhorias na vida de seus participantes.