Modelos e estratégias para negócios dentro de condomínios
Em meio à pandemia do novo coronavírus, pessoas e negócios precisaram se reinventar para viver a nova realidade. Nos condomínios, por exemplo, novos empreendimentos encontram espaço para se desenvolverem, seja com venda de pães, serviço de manicure, aulas particulares, entre outras opções. Observando isso, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC (SIS) organizou um relatório com modelos e estratégias para negócios dentro de condomínios.
De acordo com o portal Empresômetro, neste ano, 278.703 estabelecimentos foram registrados com o CNAE 8112-5/00 (Condomínios prediais) no Brasil — 0,36% a mais que em 2019. Só em Santa Catarina são 20.025 condomínios, crescimento de 0,86% em relação ao ano anterior. Esse aumento abre oportunidades para um novo mercado, o de negócios condominiais, que oferece serviços e produtos para moradores ou para o próprio local.
Um Estudo de Mercado sobre negócios dentro de condomínios
Veja o que Leandro Silveira Kalbusch, gestor do SIS, tem a dizer sobre o Estudo de Mercado elaborado pelo Sebrae/SC:
“O estudo busca ajudar e mostrar opções para quem pensa em empreender ou ampliar suas opções em meio à crise. Com o isolamento social, as pessoas têm evitado sair de casa e consumir. Então, pensar em formas de levar o serviço até elas é uma boa estratégia, tanto para o cliente, quanto para o negócio. ”
O relatório destaca como opções de modelos de negócios a serem explorados o serviço de manicure, de alimentos para consumo em casa, de babá ou cuidadora, reformas e reparos, faxina, aluguel de vagas de garagem, costureira, vendas por catálogo, aulas e serviços de saúde e bem-estar. Além desses, outros modelos de serviços e gestão de condomínios podem ser interessantes, como serviços gerais, segurança, contabilidade, assessoria jurídica, entre outros.
Estratégias para ter um negócio bem-sucedido dentro de condomínio
Entre as estratégias que podem ser adotadas para impulsionar os empreendimentos, o Estudo de Mercado traz a divulgação em grupos do condomínio ou por meio de cartões de visita e folders, sempre seguindo as formalizações exigida por cada estabelecimento.
O material também ressalta a importância de verificar qual o tipo de condomínio pretende-se trabalhar, uma vez que eles podem ser residenciais, comerciais ou de natureza jurídica, por exemplo.
O Estudo de Mercado é muito completo e traz outras informações sobre aspectos regulatórios, atividades permitidas e proibidas, panorama do mercado e cases de sucesso.
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