Artigo
19 out. 2018
Negócios de impacto social: como empreender com propósito e relevância social
Uma nova geração de negócios está impulsionando uma mudança social positiva em nosso país. São os negócios sociais, que surgiram como uma alternativa para empreendedores que desejam gerar impacto social e obter retorno financeiro, mas que não precisam ter uma organização sem fins lucrativos.
O que é um negócio social?
Negócios sociais são soluções com a eficiência do mercado, mas com um verdadeiro propósito de gerar um impacto social na sociedade.Como nasce uma ideia de negócio social?
Geralmente, a partir de uma motivação afetiva, quando o empreendedor conviveu ou ainda convive com um problema que pretende solucionar.Principais características de um negócio de impacto social
- É um modelo de negócio que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios.
- Apresenta inovação no modelo de negócio.
- Vende um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.
- Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações.
- Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente.
- Há comprometimento do empreendedor e de sua equipe em melhorar a qualidade de vida de um determinado grupo de pessoas.
- o que são negócios sociais;
- principais características e considerações;
- as duas formas de operar um negócio social;
- economia e potencial de crescimento;
- impacto socioambiental;
- a influência da geração Y;
- oportunidades de negócios;
- o perfil do empreendedor social;
- primeiros passos para abertura de um negócio de impacto social;
- cases de sucesso de abrangência regional, nacional e internacional;
- entre outros pontos importantes.