Setores
Leite e derivados
Sistema de Inteligência Setorial
17 jul. 2017
Negociação no mercado lácteo
O Brasil possui o terceiro maior rebanho de vacas leiteiras do mundo, superado apenas pela Índia e União Europeia. Em valor de produção, o leite ocupa o quarto lugar entre as commodities produzidas pelo agronegócio brasileiro, atrás somente da soja, da cana-de-açúcar e do milho. Com um volume imenso de produção, uma variedade de produtos derivados e um mercado competitivo para pequenos negócios, não falta oportunidades no mercado lácteo. Confira aqui algumas dicas sobre negociações no setor!
Como encontrar bons fornecedores
- Utilizar plataformas de aproximação comercial onde fornecedores anunciam produtos e serviços e se colocam à disposição para compradores.
- Conversar com outros empresários e produtores rurais da localidade para buscar indicações de empresas para estabelecer relações de parceria.
- Participar de eventos do setor para conhecer outros produtores e empresários dispostos a realizar relações comerciais de fornecimento.
- Distância física entre o fornecedor e a sua empresa (visita, inspeção, frete).
- Competências do fornecedor (capacidade de cumprir o que promete).
- Qualidade do produto (deve cumprir a qualidade mínima estipulada).
- Preço (bom para ambos com foco na qualidade).
- Prazo (considerando qualidade, volume, distância e periodicidade).
- Forma de pagamento e de entrega (planejamento econômico).
- Plano B: considere suas alternativas. Tenha plano B, caso não encontre um acordo favorável.
- Entenda seus limites: tenha claro para si o limite máximo de preço, prazo, qualidade e outras condições necessárias para que elas possam ser consideradas.
- Busque a construção de um relacionamento: adentre uma negociação com o objetivo de construir uma parceria, e não levar vantagem. A melhor negociação é aquela na qual ambas as partes saem satisfeitas com o resultado.
- Push: maneira tradicional na qual o fabricante produz a quantia que espera poder vender no futuro e depois empurra seus produtos até o consumidor.
- Pull: nesse sistema os fabricantes procuram ouvir e responder rapidamente as prioridades dos clientes e dos pontos de venda, reduzindo custos de transporte, armazenagem, estoque e processamento.