Setores
Sustentabilidade
Sistema de Inteligência Setorial
24 nov. 2017
Microcervejarias sustentáveis: nova oportunidade de negócio
Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de cerveja do mundo? Admiradores, dois terços da população escolhe a cerveja como bebida preferida na hora das comemorações.
A produção e o consumo aumentam cada vez mais no País, assim como a popularização da cerveja artesanal, graças às microcervejarias artesanais que surgem em todos os lugares e promovem o acesso a esse tipo de produto. A produção de cerveja artesanal é um processo facilmente adaptável à sustentabilidade.
Se você quer empreender neste nicho, confira aqui um breve panorama de mercado, como as microcervejarias podem aplicar ações sustentáveis aos seus negócios e quais as tendências na área.
O mercado
Características do mercado da cerveja produzida no Brasil:
- é o terceiro maior produtor do mundo;
- a produção brasileira aumentou 64% na última década;
- dos 8,2 bilhões de litros da bebida, passamos a produzir 13,4 bilhões.
- em 2012, a cerveja artesanal representava 8% no mercado de bebida, subindo para 11%, em 2014, e 17%, em 2016;
- em 2016, o número de cervejarias cresceu 39,6%, o que representa 148 novos locais;
- segundo o Instituto da Cerveja, a projeção é de que, até o final de 2017, o número de microcervejarias chegue a 500;
- a participação de microcervejarias ainda é muito pequena, apenas 0,7% do volume produtivo, segundo Instituto da Cerveja Brasil (IBC)
- o que mostra que há espaço para o crescimento deste setor, a fim de valorizar o micro e pequeno empresário