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Transformação Digital
Empreendedorismo
Marketing
10 jul. 2023

Marketing Digital para pequenos negócios

Se antes os canais digitais eram considerados apenas um complemento da estratégia de marketing, com o acelerado processo de transformação digital causado pela pandemia, tornaram-se essenciais para as empresas se adaptarem aos novos hábitos de consumo.

Um exemplo que demonstra o poder das mídias digitais vem do Data Reportal, que revela que quase 80% dos brasileiros são usuários de redes sociais e gastam, em média, cerca de 10 horas e 19 minutos por dia na internet. Deste tempo, mais de 3 horas e 40 minutos são dedicados exclusivamente às redes sociais.

Investir no mercado digital proporciona a oportunidade de alcançar um público consumidor enorme disponível na internet. Trabalhar para garantir um bom posicionamento digital e construir autoridade de marca pode ajudar a empresa a conquistar mais clientes e melhorar os resultados comerciais.

Além disso, entender o conceito de marketing digital e as soluções disponíveis pode contribuir diretamente para o crescimento do negócio e o posicionamento da marca, produto ou serviço. Com os consumidores cada vez mais conectados, é imprescindível que a empresa esteja presente nos canais digitais.

Continue lendo este artigo, saiba mais sobre o assunto e como obter benefícios para seu negócio!

O que é marketing digital?

Muito se fala sobre o tema, mas você sabe o que é marketing digital? Resumidamente, podemos dizer que ele segue a evolução da tecnologia, e necessariamente, faz uso da internet. As ações de divulgação digital podem ser realizadas por meio de sites, blog, redes sociais, aplicativos, podcasts, mídias sociais pagas, entre outros. O objetivo principal, é o de posicionar a marca, produto ou serviço na mente do cliente.

Entre as principais vantagens do marketing digital, é que, se comparado ao marketing tradicional, apresenta o melhor custo-benefício em relação às ações de comunicação. Além disso, a segmentação de público-alvo se torna mais certeira, há comunicação bilateral, os resultados são mais precisos e atraem mais clientes.

O que é e por que sua empresa precisa ter um bom posicionamento digital?

O posicionamento digital é a imagem que a empresa ou marca transmite na internet. Ou seja, é como ela é vista pelos clientes nas redes sociais, mecanismos de busca, sites e canais online. O objetivo é criar valor para a marca, destacá-la em relação à concorrência, atrair e fidelizar clientes, entre outros.

Existem várias razões pelas quais sua empresa precisa ter um bom posicionamento digital. Confira algumas delas:

  • Maior visibilidade aos clientes;
  • Maior credibilidade e confiança;
  • Prospecção e fidelização de clientes;
  • Melhora do relacionamento e interação com o público-alvo;
  • Otimização dos resultados comerciais.

Como sua empresa pode desenvolver um bom posicionamento digital?

Para desenvolver um bom posicionamento digital, são necessárias várias ações, como a geração de conteúdo de qualidade, criação de identidade visual, otimização do website, interação com o público, entre outras.

Em nosso Observatório de Negócios, preparamos o Relatório de Inteligência “Como adquirir autoridade no mercado digital”, que além de falar sobre autoridade de marca – que veremos no próximo tópico deste artigo –, traz dicas muito relevantes de como sua empresa pode construir um bom posicionamento digital. Clique aqui e acesse gratuitamente!

Autoridade no mercado digital

Ter autoridade no mercado digital significa ser visto como referência no setor de atuação, gerando mais confiança e credibilidade entre os consumidores, aumentando as conversões, o engajamento e as vendas. Em um mercado onde a maioria dos clientes está conectada, ter uma posição sólida faz toda a diferença para alcançar os resultados desejados. Isso também vale para a autoridade de marca, que possui o mesmo objetivo, mas pode ser obtida tanto online quanto offline.

O importante é saber que, nos dois casos, a autoridade é construída ao longo do tempo, através de ações consistentes e estratégias bem definidas de marketing e comunicação. Outro ponto importante a ser destacado, é que o bom posicionamento digital é crucial para construir a autoridade digital e de marca. Por isso, é imprescindível que esse posicionamento seja construído de forma constante e adequada.

Como usar o marketing digital em pequenas empresas

Redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Facebook e LinkedIn, são canais de vendas muito eficazes para micro e pequenas empresas. Além disso, investir em marketing de conteúdo, tráfego pago no Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads, e utilizar e-commerce e marketplaces também oferecem grandes oportunidades de venda online.

Dicas para planejar as estratégias de marketing

O primeiro passo para implantação de qualquer estratégia, é criar o plano de marketing. Ele é uma ferramenta de gestão dividida em três etapas (planejamento, implementação, avaliação e controle) e uma espécie de guia para determinar os objetivos, ações e demais informações necessárias.

Além dele, é necessário ficar atento a outros fatores:

  • Faça a pesquisa e definição do seu público-alvo para definir a melhor maneira de divulgar sua marca;
  • Qual é a proposta de venda única da empresa? Defina sua proposta de valor através dos diferenciais frente à concorrência;
  • Aproveite o potencial das redes sociais;
  • Utilize o marketing de conteúdo para prospectar. Um bom planejamento digital deve registrar que tipo de conteúdo você criará e como ele será distribuído ao público-alvo;
  • Evite publicar conteúdo copiado;
  • Insira sua empresa no Google Meu Negócio;
  • Utilize o e-mail marketing para criar fidelização;
  • Aproveite o marketplace;
  • Otimize seu site;
  • Faça parcerias com influenciadores;
  • Invista em SEO;
  • Invista em tráfego pago (Google Ads, Meta Ads e Linkedin Ads);
  • Estude a concorrência;
  • Determine seus canais de vendas;
  • Invista na qualidade da divulgação dos seus produtos;
  • Aposte no Inbound Marketing.

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