Maneiras de aproveitar a Páscoa como oportunidade para o seu negócio
Assim como outras datas especiais, a Páscoa é considerada uma data “doce” e apresenta um grande potencial de vendas e oportunidades para quem atua ou deseja atuar na área de chocolates. Entretanto, é possível que negócios de outros segmentos também aproveitem essa época para atrair e fidelizar clientes.
Na verdade, originalmente a Páscoa é um feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, para a maioria dos negócios, a oportunidade de empreender está nos dois símbolos mais difundidos: os ovos de chocolate e o coelho da Páscoa.
Ou seja, a data pode proporcionar negócios para pequenos empreendedores de diversas áreas, basta estratégia e conhecimento para aproveitar o momento.
Potencial do mercado de chocolate
Apesar de ser uma data religiosa, a doçura da Páscoa acabou se tornando um símbolo autêntico da data comemorativa, e para os pequenos e médios negócios que trabalham com chocolate e doces, essa é a principal época do ano para aproveitar oportunidades, dobrar o faturamento, atender grandes demandas e fidelizar a carteira de clientes.
É claro que o mercado de chocolates representa uma boa oportunidade durante todo o ano, não somente em datas comemorativas. No entanto, em momentos onde há potencial grande de compra pelos consumidores, é preciso criar estratégias e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.
Obviamente, não tem como vender ovos de Páscoa o ano todo, mas, há como vender chocolate o ano todo, e na Páscoa, oferecer os tradicionais ovos.
Os chocolates artesanais, por exemplo estão se tornando cada vez mais uma ótima opção para os consumidores que buscam diferenciação, personalização e alto nível de qualidade. Esse destaque vem justamente pela valorização do tempo que levam para serem produzidos, pelo sabor, dedicação e a atenção aos detalhes fornecidos durante a fabricação, como também pelo preço, que muitas vezes se iguala ou é menor que os produzidos em escala industrial e comercializados em supermercados.
Como se diferenciar no mercado de chocolate na Páscoa?
Algumas dicas para oferecer produtos diferenciados, é explorar ingredientes selecionados, tentar receitas exclusivas e dispor uma variedade de produtos artesanais. Ovos de chocolate, ovos de colher, bombons e trufas, são alguns dos exemplos de alimentos que podem ser comercializados.
Pensar na apresentação do produto com embalagens personalizadas, lindos laços, entrega de algum brinde, por exemplo, pode chamar a atenção do consumidor. Se o produto for ovo de colher, oferecer uma colher bonita e de qualidade junto do produto e de uma embalagem especial, pode ser decisivo quando o cliente quer presentear alguém e bate o olho neste produto. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico quando pensamos no tamanho da concorrência deste mercado.
Oferecer encomendas personalizadas onde o cliente pode montar seu ovo ou escolher sua receita, também pode ser uma boa alternativa nessa época.
Outra dica, é abraçar a oportunidade que o mercado de alimentos saudáveis oferece, e embutir produtos com menos açúcar na composição, ou funcionais com probióticos. Muitas pessoas seguem dietas regradas e apresentam um grande potencial de compra por produtos menos calóricos e gostosos. Os ovos feitos com chocolate acima de 50% de cacau, ou com mistura de Whey Protein, são uma excelente opção para oferecer a esse público fitness. Além disso, há a possibilidade de explorar o uso de frutas, como morango e uva, que possuem poucas calorias e além de saudáveis servem para decoração.
E, outra ideia que pode dar certo, é apostar na produção de bombons ou pequenos kits de chocolates para empresas que desejam presentear seus colaboradores ou clientes durante essa época.
→ É importante lembrar que chocolate é um produto muito consumido no Brasil em todos os meses do ano, e que ao utilizar estratégias inteligentes comerciais e de marketing, as vendas podem trazer ainda mais resultados em datas especiais.
Cases de sucesso para se inspirar
Situada em Pomerode, Santa Catarina, a Nugali é uma das poucas empresas brasileiras que fabricam seu próprio chocolate. Os produtos, que vão de tabletes de chocolate a ovos de Páscoa, são feitos a partir de um blend de cacaus selecionados. A Nugali é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus produtos e inclusive, já recebeu premiações importantes da área. Saiba mais clicando aqui!
Outro case, é o da empresária Amanda Magalhães Schneider Franz, da Toré Chocolates, que criou o seu negócio com o conceito bean to bar, ou seja, da amêndoa integral do cacau até a barra de chocolate, sem segmentação de processos e nem aditivos artificiais. Por meio do Sebrae Delas, participou do Empretec, que ajudou a mudar seu perfil empreendedor e deu forças para iniciar as operações da fábrica. O trabalho da empresária foi reconhecido com a primeira colocação da etapa catarinense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, categoria Microempreendedora Individual.
Oportunidades de negócios vão além do chocolate na Páscoa
Área da alimentação
Além do comércio de chocolates, donos de padarias e confeitarias podem se utilizar da data para produzir doces em formato de ovos e coelhos, além de propor bolos e sobremesas para a data especial.
Como de costume em algumas religiões, na Sexta-feira Santa há consumo apenas de carne de peixes. Restaurantes podem apostar em diferentes pratos com peixe ou frutos do mar e criar campanhas de marketing para atrair os consumidores para o estabelecimento.
Páscoa e o setor de turismo e hotelaria
A Páscoa também pode servir de incentivo para a área de turismo. Feriado prolongado é sempre um bom motivo para viagens e o setor de hospedagem e agências de viagens podem apostar em pacotes para esse período.
Podemos citar aqui exemplos clássicos utilizados no Rio Grande do Sul, nas cidades de Gramado e Canela, que aproveitam as datas de Natal e Páscoa para enfeitar as ruas e atrair visitantes. É fato que as cidades já possuem diversos atrativos turísticos, especialmente em comum com essas datas, como fábricas de chocolate, mas, se utilizam de estratégias inteligentes para obter sucesso comercial em todos os anos.
Como citamos antes, em Pomerode também temos a fábrica da Nugali e por falar nisso, a ideia de explorar a Páscoa como potencial turístico está sendo muito bem aproveitada com a Osterfest e os atrativos que a cidade propõe.
É claro que não necessariamente é preciso de uma fábrica de chocolate, mas sim, da capacidade de inovar e criar coisas que agradem e atraiam turistas. Se trata da capacidade de empreender. O turismo religioso por exemplo, pode ser uma grande oportunidade nesse caso, já que apesar de toda fantasia comercial criada com coelhos e ovos, a religião permanece como foco principal da data.
→ Mas, seja cuidadoso com relação a religião para não ofender pessoas por suas crenças ou qualquer outra característica pessoal.
Papelaria
Oferecer lindos papéis de presente, cartões, caixas e sacolas temáticas pode ajudar a dar um movimento extra nas vendas de papelarias. Além do próprio consumidor, é possível criar parcerias com produtores artesanais de chocolate ou padarias, para fornecer as embalagens para o embrulho dos doces.
Venda de presentes
Muitas pessoas preferem presentear na Páscoa com brinquedos, vinhos, flores, livros e outros produtos que fogem do tradicional chocolate. Além disso, outras compram itens para elas mesmo, para usar na própria celebração ou viagem, como roupas, calçados, bolsas, malas e acessórios.
Como vender mais na Páscoa
Agora que já fornecemos algumas dicas das oportunidades que a Páscoa pode oferecer aos pequenos negócios, separamos outras que podem ajudar a vender mais durante esta época. Confira:
- Diversifique os canais de venda: independentemente do segmento, quem possui uma loja virtual pode aproveitar a ocasião para impulsionar as vendas. Quem só possui loja física, também pode investir em campanhas digitais para atrair clientes.
- Implemente o delivery para aumentar as chances de vendas;
- Faça parceria com influenciadores digitais da sua região para divulgar os seus produtos ou serviços;
- Capriche na identidade visual! Aposte em encartes e postagens nas redes sociais que, além de oferecerem um conteúdo relevante, também tenham uma identidade visual que remeta à comemoração. Lembre-se de expor itens pascais na vitrine da loja física também, mas preze pela beleza, sem exageros.
- Ofereça a melhor experiência para o cliente;
- Crie promoções e sorteios;
- Cuide do estoque: garanta que não faltem produtos aos consumidores e que não haja excesso de produtos no final do período;
- Precifique corretamente os produtos.
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