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19 fev. 2025

Como empreendedoras podem usar o jeito Disney de encantar os clientes?

Já faz tempo que a escolha por um produto ou serviço não tem influência apenas na necessidade ou no desejo do consumidor. O que faz um cliente comprar e, mais do que isso, se manter fiel à marca, é uma série de estratégias para criar boas experiências nos pontos de contato com a empresa. Para isso, um método cada vez mais utilizado é o jeito Disney de encantar os clientes.

Encantar o cliente é fundamental para fidelizá-lo. Para atingir esse objetivo, é essencial capacitar os funcionários e unificar processos para entregar um serviço ou um produto excelente. Somando isso às boas experiências de contato, o cliente tem um incentivo significativo para retornar e ainda recomendar a empresa a outras pessoas.

Neste artigo, você verá o que é o jeito Disney de encantar os clientes e como esse encantamento tem tudo a ver com o sucesso no empreendedorismo feminino.

Duas mulheres sorrindo e se cumprimentando em um ambiente de trabalho moderno, simbolizando uma interação profissional positiva.

Encantamento e empreendedorismo feminino

Você sabe como as competências femininas podem encantar o cliente? Aqui, não estamos falando de habilidades exclusivas de mulheres, mas sim das características socioemocionais que costumam ser mais associadas ao universo feminino.

Competências como empatia, inteligência emocional, sensibilidade e senso de responsabilidade são apontadas por mulheres que empreendem como diferenciais nos seus negócios. Essas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas por qualquer pessoa e, quando bem trabalhadas, têm potencial para se tornar pontos positivos no atendimento ao cliente.

Além disso, as principais atividades relacionadas ao empreendedorismo feminino costumam envolver o atendimento direto ao público. De acordo com uma pesquisa do Sebrae de 2023, algumas das atividades preferidas pelas donas de negócio são: salão de cabeleireiro e tratamento de beleza, comércio de vestuário, bufê e serviços de comida preparada, comércio de cosméticos e confecção sob medida.

Nesse cenário, ir além do atendimento e mirar no encantamento pode ser um impulsionador importante para o sucesso das empresas lideradas por elas. E, como muitas mulheres estão à frente de pequenos negócios, é inevitável ficar com uma dúvida: é possível aplicar o encantamento nesse perfil de empresas? Sim, utilizando o jeito Disney de encantar os clientes!

O que é e como utilizar o jeito Disney de encantar os clientes?

Duas mulheres jovens em um ambiente de escritório moderno, sorrindo e discutindo sobre um laptop. Elas representam o trabalho em equipe e a colaboração profissional.

Quando pensamos na marca Disney World, o que vem à mente é a ideia de encantamento, magia, inovação, perfeição e atendimento impecável. Por isso, o jeito Disney de encantar os clientes é baseado na ideia de que cada interação com o cliente deve ser mágica e memorável, superando expectativas e criando um vínculo emocional.

Segundo Patrícia Santos, uma das palestrantes do Delas Summit 2023 e consultora especialista em método Disney, a marca deve ter no cliente a sua principal publicidade. Isso significa proporcionar uma experiência que gere satisfação e fidelização e que pode ir desde um atendimento personalizado até a entrega de produtos ou serviços de alta qualidade.

“Um serviço excelente não vem simplesmente de um sorriso amigável ou de uma negociação comercial fácil. É o resultado da verdadeira compreensão das necessidades do cliente e da implementação das diretrizes e padrões de atendimento”, explica ela.

Assim, para fidelizar o público, as empreendedoras devem entender a importância de oferecer um atendimento excepcional, considerando as necessidades dos consumidores e buscando melhorias constantes. Abaixo, destacamos abaixo alguns pontos importantes do encantamento do cliente que podem ser aplicados em pequenas empresas.

Adote estratégias de foco no cliente

  • Priorize sempre a experiência do cliente: em um negócio de pequeno porte, é fundamental entender as necessidades e os desejos dos consumidores e buscar constantemente maneiras de superar suas expectativas.

  • Crie experiências memoráveis: mesmo em um negócio pequeno, é possível criar experiências que deixem uma impressão duradoura nos clientes. Isso pode envolver desde um atendimento personalizado até detalhes especiais no produto ou serviço oferecido.

Capacite sua equipe

É importante garantir que sua equipe esteja bem treinada e motivada para oferecer um atendimento excepcional. Mesmo em um negócio pequeno, algumas ações fazem toda a diferença, como:

  • investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores;

  • reconhecer e recompensar o bom desempenho;

  • proporcionar um ambiente de trabalho positivo.

De acordo com Patrícia, “a cultura organizacional é paralela aos resultados. Ela é a base do sucesso do seu negócio. Os comportamentos desejados são as manifestações da sua cultura desejada”.

Outro exemplo de ação que motiva a equipe é ouvir os colaboradores: líderes que sabem ouvir, inspiram a criatividade e incentivam o sucesso das suas equipes, das suas organizações e dos seus clientes. “Ouça para entender, não para responder. Uma ação tão interessante e simples, não é mesmo?” complementa Patrícia.

Aposte em inovações

Busque constantemente maneiras de inovar e surpreender os clientes. Isso pode incluir desde a introdução de novos produtos ou serviços até pequenas melhorias no processo de atendimento.

Crie um ambiente positivo

Assim como a Disney se preocupa em proporcionar um ambiente mágico para seus visitantes, em um negócio de pequeno porte é importante criar um ambiente acolhedor e positivo tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

O jeito Disney de encantar os clientes e suas lições para empreendedoras

Os cinco pilares da Disney, também conhecidos como os "Os 5 Princípios da Excelência da Disney", são fundamentais para a filosofia de encantamento e para o sucesso da marca. Eles foram estruturados para garantir um atendimento de alto nível e uma cultura organizacional voltada para a magia e a excelência. Esses pilares são:

  • serviço excepcional: a Disney coloca o cliente no centro de tudo, garantindo um atendimento impecável e personalizado, sempre com um toque de magia;

  • detalhes impecáveis: desde a limpeza dos parques até a forma como os funcionários se comunicam, tudo é pensado para proporcionar uma experiência única e inesquecível;

  • cultura de excelência: a Disney cultiva uma cultura organizacional forte, na qual cada colaborador entende a importância de seu papel na criação da experiência do cliente;

  • liderança inspiradora: os líderes Disney não apenas gerenciam, mas inspiram suas equipes a darem o seu melhor, criando um ambiente de trabalho motivador e produtivo;

  • inovação contínua: a Disney está sempre inovando, seja em seus parques, produtos ou formas de atendimento, buscando surpreender e encantar os clientes a cada visita.

Algumas dessas lições estão em sintonia com as características do empreendedorismo feminino que destacamos a seguir.

1 - Segurança

Cuidado e segurança são características culturalmente relacionadas ao universo feminino. A ênfase na segurança cria uma cultura de responsabilidade e cuidado mútuo entre os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho em que eles se sentem valorizados e protegidos e aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho.

2 - Cortesia

O atendimento cortês, prestativo e atencioso com o consumidor em todos os momentos é fundamental. A cortesia é valorizada e recompensada dentro da Disney, criando uma cultura de respeito e empatia entre os funcionários. Isso se reflete em um ambiente de trabalho colaborativo e positivo, em que todos se esforçam para oferecer o melhor atendimento possível.

3 - Inclusão e Diversidade

No empreendedorismo feminino, as empresas costumam ser mais inclusivas. O compromisso com a inclusão e a diversidade, celebrando as diferenças e respeitando a individualidade de todos, promove uma cultura de respeito mútuo e aceitação dentro da empresa. Os funcionários são incentivados a valorizar as diferenças e a contribuir para um ambiente de trabalho acolhedor para todos.

4 - Aparência

Tudo que envolve os sentidos, dos pequenos detalhes aos grandes shows, é valorizado na Disney, tanto na apresentação pessoal dos funcionários quanto na apresentação geral de suas atrações. Trazendo isso para a realidade de pequenas empresas, podemos incluir a manutenção de uma aparência profissional e a criação de ambientes bem cuidados.

5 - Eficiência

A eficiência é valorizada em todas as operações da Disney, desde o atendimento ao cliente até os processos internos. Os funcionários são treinados para serem ágeis e eficazes em suas funções, garantindo uma experiência fluida para os visitantes.

Assim como acontece nos negócios de empreendedoras, a busca pela eficiência cria uma cultura de inovação e melhoria contínua dentro da empresa. Os funcionários são encorajados a encontrar maneiras de otimizar processos e reduzir desperdícios, promovendo a excelência operacional em todos os níveis.

Mulher com cabelo cacheado, vestindo blusa bege, sorrindo e com os braços cruzados em ambiente moderno. Essa imagem retrata confiança e profissionalismo.

Veja como o Sebrae Delas pode contribuir

Potencializar as características do empreendedorismo feminino para encantar clientes é uma aposta certeira para impulsionar empreendedoras e seus negócios.

No Sebrae Delas, levamos em consideração as especificidades das empresas lideradas por mulheres para desenvolver um portfólio de soluções que vai fazer a diferença no desenvolvimento de uma cultura empreendedora. No nosso portal, você pode conferir as soluções disponíveis e, ao assinar nossa newsletter mensal, você fica por dentro de todas as novidades, ações e eventos do programa.

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