Perspectivas e riscos da internacionalização das empresas
Você sabe quais são as perspectivas e riscos para internacionalizar uma empresa?
A internacionalização é o objetivo de muitos negócios que desejam expandir sua atuação e potencializar seus lucros, mas não é uma tarefa fácil. Da mesma forma que ela possibilita diversas oportunidades à empresa, apresenta riscos que, se não avaliados, podem torná-la mais negativa que positiva.
Por isso, a pesquisa de mercado e o planejamento são fundamentais para evitar perdas e alcançar os melhores resultados.
Hoje, veremos o que é internacionalização de empresas, bem como quais as maneiras, perspectivas e riscos com a internacionalização.
O que é internacionalização de empresas?
Antes de tudo, precisamos entender o que é o processo de internacionalização de empresas, que também é chamado de expansão global ou atuação no exterior. Trata-se, de fato, de uma expansão da atuação da empresa, que busca conquistar um espaço no mercado internacional.
Esse processo, portanto, representa uma oportunidade de crescimento de atuação, mercado consumidor, produção, força de trabalho e, também, faturamento para a empresa. Afinal, internacionalizar uma empresa significa promover trocas econômicas, culturais e políticas entre diversos atores, inclusive entre nações.
Contudo, o processo não é um mar de rosas. Com o objetivo de se internacionalizar, a empresa precisa avaliar e atualizar seus produtos e melhorar processos, por exemplo, para ser aceita nos diversos mercados.
Quais as maneiras de internacionalizar a minha empresa?
Vamos conhecer, portanto, algumas maneiras de internacionalizar a sua empresa, processo que pode ser realizado de formas distintas, de acordo com o objetivo e trajetória dela.
Primeiramente, podemos falar da exportação, que é a venda de produtos ou serviços nacionais para outros países. É a maneira mais conhecida de internacionalizar uma empresa.
Outra possibilidade é a abertura de filiais no exterior, quando a empresa já possui um relacionamento com o mercado internacional, a partir da exportação, e tem interesse de melhorar sua logística e atendimento.
Nesse sentido, ela pode abrir um escritório de representação, para fornecer suporte aos clientes no mercado externo, ou uma distribuidora, para melhorar sua cadeia logística.
Igualmente, ainda na ideia de abrir filiais no exterior, uma loja ou restaurante consolidado no mercado interno pode abrir unidades em outros países.
Em terceiro lugar está o modelo joint venture, cuja natureza de colaboração se dá a partir da união de duas ou mais empresas com um objetivo comum, para colocar em prática uma ideia específica ou, ainda, criar uma nova empresa.
Essa junção pode ser por um tempo determinado, de longa ou curta duração, ou por tempo indeterminado, a depender dos objetivos envolvidos.
Por fim, temos a abertura de capital para mercado multinacional.
O IPO (oferta inicial de ações, da sigla em inglês) é o processo para uma empresa ser listada na bolsa de valores de um país.
E não precisa ser no país onde ela está localizada: o Nubank, por exemplo, é uma empresa brasileira listada na bolsa de Nova Iorque.
Uma vez que a empresa abriu seu capital, ela poderá ter investidores de todos os lugares do planeta, não apenas do seu país de origem.
Essas são algumas das formas de internacionalizar empresa, mas existem outras que também podem ser um caminho.
Quais as perspectivas de internacionalizar a minha empresa?
Vamos conhecer aqui, então, as perspectivas que você tem ao internacionalizar a sua empresa.
Quando uma empresa passa pelo processo de internacionalização, significa que ela alcança novos mercados, enfrenta novos desafios e coleciona novas conquistas.
Por consequência dessas experiências diversas, as empresas constroem uma trajetória consolidada, com autoridade e expertise perante seus consumidores e parceiros.
A seguir, confira com a gente algumas dessas perspectivas.
Faturamento em dólar
Primeiramente, temos o faturamento em dólar – sim, é possível.
Enquanto uma empresa brasileira está atuando apenas no Brasil, naturalmente sua receita se dá apenas em real.
Porém, quando ela expande sua atuação, também amplia suas possibilidades de faturamento. Vendendo para o mercado externo ela faturará em dólar, a moeda utilizada internacionalmente.
Ademais, além de diversificar sua receita, internacionalizar a empresa permite uma diversificação de mercados e contextos econômicos e políticos distintos.
Dessa forma, a empresa deixará de ser dependente do mercado e cenário interno. Assim, seu contexto local terá menos influência em seus números finais.
Mais participação de mercado
Em segundo lugar, internacionalizar-se é uma oportunidade que a empresa tem de ampliar sua participação do mercado no qual ela atua.
Para entender melhor essa dinâmica, vamos olhar para o conceito de market share.
É ele que mostra, em porcentagem, a abrangência e participação da empresa no seu segmento, em comparação aos seus concorrentes, a partir de alguns parâmetros.
Só para exemplificar, esses parâmetros podem ser:
- Volume de vendas da empresa, do total de vendas do segmento em questão;
- Número de usuários da empresa, do total de usuários do produto ou serviço que ela oferece, utilizado sobretudo para medir produtos digitais; e
- Quantidade de público que consome seu produto ou serviço, do total de consumidores desse segmento.
Só para ilustrar, os navegadores online por exemplo, o market share do Google é de 93.12%, contra 2.77% (Bing) e 1.15% (Yandex) de seus principais concorrentes (Statcounter).
Ou seja, esses dados mostram como a participação do Google nesse mercado é muito expressiva.
Tratando de internacionalizar empresa, quando uma empresa se expande para novos mercados, ela conta com a oportunidade de aumentar sua participação no segmento em que trabalha.
Funcionamento em outra sazonalidade
Por fim, há que se falar também na possibilidade de funcionar em outra sazonalidade.
Cada mercado e cada público é único e, inegavelmente, uma empresa nunca terá resultados parecidos em mercados diferentes, mesmo que ofereça o mesmo produto e preço.
Isso tem relação com a sazonalidade de oferta e de demanda dos produtos, que se aplica, por exemplo:
- à moda;
- à produção de matéria-prima;
- aos produtos que dependem das estações, como a venda de artigos de praia no verão; e
- às datas comemorativas.
Nesse sentido quando uma empresa se internacionaliza, ela pode vender seus produtos em épocas mais variadas, conferindo-lhe uma estabilidade financeira durante o ano. Se ela vende artigos de praia, só para ilustrar, quando for inverno no Brasil ela poderá vender a consumidores em países que estão no verão.
Quais os riscos de internacionalizar a minha empresa?
Por fim, vamos conhecer alguns dos riscos que existem na internacionalização de empresas. Quando olhamos para todas as oportunidades e vantagens que podem surgir com este processo, é inevitável o desejo de já entrar, explorar e usufruir do mercado internacional.
Contudo, para ser lucrativo para a empresa, esse cenário requer muita pesquisa de mercado, análise de contexto, planejamento, avaliação de riscos e, talvez, adaptação de produtos.
A seguir, vamos conferir dois dos riscos que estão envolvidos ao internacionalizar empresa.
Investimento em certificações internacionais
Primeiramente, vamos entender o investimento em certificações internacionais.
Quando uma empresa decide se internacionalizar, ela precisa saber que deverá seguir não apenas as normas básicas, como também os padrões internacionais de procedimentos e produtos.
Eles garantem, principalmente, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, tão exigida e requisitada no mercado internacional.
Como já apontamos nesse conteúdo sobre padrões internacionais do comércio, o meio ambiente, a sustentabilidade e as condições de trabalho são temas em evidência atualmente.
Por isso, a empresa precisa se atentar inclusive quanto aos seus fornecedores e prestadores de serviço, se eles estão atuando em consonância com essas exigências.
Além disso, pode ser necessário que em determinado país seja requisitada uma certificação internacional específica, para atestar a qualidade e as condições sanitárias do produto.
Nesse caso, a empresa interessada em se internacionalizar também precisa investir para obter a certificação.
Conhecimento sobre logística internacional
Outro ponto importante é o conhecimento em logística internacional. Se lidar com logística no mercado doméstico já não é tarefa fácil, imagine só no âmbito internacional.
São diversas especificações, dificuldades, imprevistos e custos enfrentados ao lidar com o mercado externo.
Por isso, a empresa precisa estar muito bem preparada para lidar com as situações e adversidades que surgirão durante o processo.
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