Inteligência de mercado: por quê investir?
Com setores cada vez mais desenvolvidos e competitivos, para se destacar no mercado é fundamental que o empreendedor conheça as tendências e oportunidades para melhorar seus produtos ou serviços, de acordo com as demandas dos consumidores.
Mas, diante de uma infinidade de dados, o maior desafio é detectar as tendências do mercado e associá-las aos desejos dos usuários para criar alternativas estratégicas, captando e retendo clientes.
Com base em fundamentos concretos, a inteligência de mercado permite ao empreendedor prever cenários e situações a fim de se resguardar de prejuízos ou de estar um passo à frente da concorrência. Adotar a inteligência de mercado também auxilia:
- na capacidade de examinar condições do mercado;
- na previsão do comportamento do consumidor;
- na decisão de ações mais rápidas e precisas;
- no aprimoramento do seu produto ou serviço.
Continue lendo este artigo e entenda como ela funciona e como ele pode ser útil para sua empresa.
O que é inteligência de mercado?
A inteligência de mercado tem o objetivo de captar e monitorar dados relacionados ao mercado em que a empresa está inserida, como comportamento do consumidor, tendências do segmento de atuação e atividades da concorrência.
Ela ajuda a tornar esses dados concretos, em informações valiosas para as empresas.
O que é inteligência de negócios?
No Business Intelligence são coletados, processados e analisados dados internos da empresa, gerados pelo próprio negócio.
Business Intelligence (BI) é um conjunto de técnicas e ferramentas, utilizadas para coletar, integrar e fornecer acesso a dados reais sobre uma organização. Ele se concentra nos dados internos de uma empresa.
Os dados analisados são os mais diversos e podem incluir todos os setores de uma empresa, como vendas, finanças, compras, estoque, operações e outras áreas do negócio. Assim, o empreendedor consegue visualizar melhor as informações e traçar estratégias mais eficazes, a partir da interpretação fácil dos dados através de dashboards.
Saiba mais sobre Business Intelligence clicando aqui!
Quais empresas podem se beneficiar da inteligência de mercado?
Historicamente, a inteligência de mercado foi um método utilizado exclusivamente em grandes empresas para analisar as condições logísticas e os panoramas mercadológicos. Atualmente, é possível implementar esse conceito em micro, pequenas e médias empresas, facilitando a criação de estratégias mais assertivas para os negócios.
É comum que muitos empreendedores — principalmente os de primeira viagem — desenvolvam seus negócios sem uma análise mais fundamentada da situação do setor e o panorama do mercado, gerando uma lacuna nas possibilidades de aperfeiçoamento do seu produto e serviço.
Neste sentido, a utilização de técnicas de inteligência de mercado se torna muito útil, pois engloba o cruzamento de dados para geração de informações essenciais para a definição de planos de ações mais efetivos e eficazes.
Vantagens da inteligência de mercado para as empresas
Os dados contribuem para tomadas de decisão que impactam o futuro do negócio, trazendo uma importante vantagem competitiva.
A partir do momento que há informações detalhadas sobre o mercado em a empresa está inserida, é mais fácil planejar a expansão dos negócios, identificar tendências, saber qual a demanda dos consumidores, identificar problemas e necessidades, aumentar a força competitiva, inovar, fidelizar clientes, facilitar a análise de mercado, analisar a concorrência e construir estratégias assertivas.
Como implementar inteligência de mercado no seu negócio?
Como você viu, a inteligência de mercado é um fator importante para o crescimento das empresas. Por este motivo, o Sebrae Santa Catarina disponibiliza gratuitamente o Observatório de Negócios, com objetivo de estudar o mercado catarinense e auxiliar produtores e empreendedores a tomarem as melhores decisões para impulsionar o crescimento dos seus negócios.
Através de muito estudo e pesquisas, o Observatório reúne diversas soluções em um só lugar por meio do Sistema de Inteligência Setorial – SIS, e aborda cinco grandes setores econômicos: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Tecnologia e Startups.
Para viabilizar uma análise mais ampla e que traga informações estratégicas, o SIS conta com profissionais especialistas nesses setores e utiliza métodos que combinam monitoramento, levantamento de novos dados, análise de expectativas do público, mapeamento de oportunidades e metrificação dos resultados obtidos a partir das estratégias adotadas.
Por que utilizar os Estudos de Mercado do Sebrae/SC?
A principal vantagem de ter acesso aos relatórios e estudos de inteligência de mercado, é ter informações suficientes para ficar à frente da concorrência. Os Estudos de Mercado proporcionam o conhecimento de tendências e novidades para seu negócio, além de mostrar predições do segmento e te ajudar a prevenir algumas dificuldades.
Todas as informações disponibilizadas são feitas a partir de muita pesquisa e baseadas em dados reais, contribuindo na tomada de decisões assertivas, de forma mais rápida e segura.
Estudos de Mercado que o Sebrae Santa Catarina disponibiliza
- Relatório de Inteligência
- Potencial de Mercado
- Casos de Sucesso
- Alertas
- Pesquisa em Redes Sociais
- Boletins de Tendências
- Fala, Especialista!
- Análises Diagnósticas de Mercado
- Cenários e Projeções
- Infográficos
- Insights
Como se cadastrar?
Para receber os conteúdos e diagnósticos produzidos pelo Observatório de Negócios, basta se cadastrar no site. Para isso, é necessário o CNPJ da sua empresa ou na qual você trabalha. O número de produtor rural também pode ser utilizado para efetivar o cadastro no site e acessar os conteúdos. Não deixe de conferir!
Além do Observatório de Negócios, o Sebrae Santa Catarina oferece diversas soluções e materiais gratuitos para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos sobre o mercado. Existem também as consultorias, onde o atendimento pode ser realizado de forma individual, integrada ou gratuitamente pela internet.
Continue acompanhando o blog para saber mais sobre empreendedorismo, desenvolvimento econômico e outros assuntos.