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19 mai. 2023

Inteligência de mercado: por quê investir?

Com setores cada vez mais desenvolvidos e competitivos, para se destacar no mercado  é fundamental que o empreendedor conheça as tendências e oportunidades para melhorar seus produtos ou serviços, de acordo com as demandas dos consumidores. 

Mas, diante de uma infinidade de dados, o maior desafio é detectar as tendências do mercado e associá-las aos desejos dos usuários para criar alternativas estratégicas, captando e retendo clientes.

Com base em fundamentos concretos, a inteligência de mercado permite ao empreendedor prever cenários e situações a fim de se resguardar de prejuízos ou de estar um passo à frente da concorrência. Adotar a inteligência de mercado também auxilia:

  • na capacidade de examinar condições do mercado;
  • na previsão do comportamento do consumidor;
  • na decisão de ações mais rápidas e precisas;
  • no aprimoramento do seu produto ou serviço.

Continue lendo este artigo e entenda como ela funciona e como ele pode ser útil para sua empresa.

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado tem o objetivo de captar e monitorar dados relacionados ao mercado em que a empresa está inserida, como comportamento do consumidor, tendências do segmento de atuação e atividades da concorrência.

Ela ajuda a tornar esses dados concretos, em informações valiosas para as empresas.

O que é inteligência de negócios?

No Business Intelligence são coletados, processados e analisados dados internos da empresa, gerados pelo próprio negócio.

Business Intelligence (BI) é um conjunto de técnicas e ferramentas, utilizadas para coletar, integrar e fornecer acesso a dados reais sobre uma organização. Ele se concentra nos dados internos de uma empresa.

Os dados analisados são os mais diversos e podem incluir todos os setores de uma empresa, como vendas, finanças, compras, estoque, operações e outras áreas do negócio. Assim, o empreendedor consegue visualizar melhor as informações e traçar estratégias mais eficazes, a partir da interpretação fácil dos dados através de dashboards.

Saiba mais sobre Business Intelligence clicando aqui!

Quais empresas podem se beneficiar da inteligência de mercado?

Historicamente, a inteligência de mercado foi um método utilizado exclusivamente em grandes empresas para analisar as condições logísticas e os panoramas mercadológicos. Atualmente, é possível implementar esse conceito em micro, pequenas e médias empresas, facilitando a criação de estratégias mais assertivas para os negócios.

É comum que muitos empreendedores — principalmente os de primeira viagem — desenvolvam seus negócios sem uma análise mais fundamentada da situação do setor e o panorama do mercado, gerando uma lacuna nas possibilidades de aperfeiçoamento do seu produto e serviço.

Neste sentido, a utilização de técnicas de inteligência de mercado se torna muito útil, pois engloba o cruzamento de dados para geração de informações essenciais para a definição de planos de ações mais efetivos e eficazes. 

Vantagens da inteligência de mercado para as empresas

Os dados contribuem para tomadas de decisão que impactam o futuro do negócio, trazendo uma importante vantagem competitiva.

A partir do momento que há informações detalhadas sobre o mercado em a empresa está inserida, é mais fácil planejar a expansão dos negócios, identificar tendências, saber qual a demanda dos consumidores, identificar problemas e necessidades, aumentar a força competitiva, inovar, fidelizar clientes, facilitar a análise de mercado, analisar a concorrência e construir estratégias assertivas.

Como implementar inteligência de mercado no seu negócio?

Como você viu, a inteligência de mercado é um fator importante para o crescimento das empresas. Por este motivo, o Sebrae Santa Catarina disponibiliza gratuitamente o Observatório de Negócioscom objetivo de estudar o mercado catarinense e auxiliar produtores e empreendedores a tomarem as melhores decisões para impulsionar o crescimento dos seus negócios. 

Através de muito estudo e pesquisas, o Observatório reúne diversas soluções em um só lugar por meio do Sistema de Inteligência Setorial – SIS, e aborda cinco grandes setores econômicos: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Tecnologia e Startups.

Para viabilizar uma análise mais ampla e que traga informações estratégicas, o SIS conta com profissionais especialistas nesses setores e utiliza métodos que combinam monitoramento, levantamento de novos dados, análise de expectativas do público, mapeamento de oportunidades e metrificação dos resultados obtidos a partir das estratégias adotadas.

Por que utilizar os Estudos de Mercado do Sebrae/SC?

A principal vantagem de ter acesso aos relatórios e estudos de inteligência de mercado, é ter informações suficientes para ficar à frente da concorrência. Os Estudos de Mercado proporcionam o conhecimento de tendências e novidades para seu negócio, além de mostrar predições do segmento e te ajudar a prevenir algumas dificuldades.

Todas as informações disponibilizadas são feitas a partir de muita pesquisa e baseadas em dados reais, contribuindo na tomada de decisões assertivas, de forma mais rápida e segura.
Estudos de Mercado que o Sebrae Santa Catarina disponibiliza
  • Relatório de Inteligência
  • Potencial de Mercado
  • Casos de Sucesso
  • Alertas
  • Pesquisa em Redes Sociais
  • Boletins de Tendências
  • Fala, Especialista!
  • Análises Diagnósticas de Mercado
  • Cenários e Projeções
  • Infográficos
  • Insights
Como se cadastrar?

Para receber os conteúdos e diagnósticos produzidos pelo Observatório de Negócios, basta se cadastrar no site. Para isso, é necessário o CNPJ da sua empresa ou na qual você trabalha. O número de produtor rural também pode ser utilizado para efetivar o cadastro no site e acessar os conteúdos. Não deixe de conferir!

Além do Observatório de Negócios, o Sebrae Santa Catarina oferece diversas soluções e materiais gratuitos para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos sobre o mercado. Existem também as consultorias, onde o atendimento pode ser realizado de forma individual, integrada ou gratuitamente pela internet.

Continue acompanhando o blog para saber mais sobre empreendedorismo, desenvolvimento econômico e outros assuntos.

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