Fundamentos de inovação nas empresas: como começar a estudar
O meio do ano é um período sensível para qualquer empresário. As datas comemorativas que mais movimentam o comércio já passaram, já que estão mais concentradas no fim e começo do ano. Ainda assim, as atribulações profissionais estão a todo vapor, mas é preciso parar e checar se o planejamento realizado no início do ano está sendo executado. Mesmo quando você tem pouco tempo, é preciso arranjar uma janela para cuidar de um aspecto importantíssimo para o seu negócio: a preparação profissional. Nunca é cedo ou tarde demais para apostar na capacitação e inovação nas empresas
. Quem não estuda tem mais dificuldade de lidar com problemas e desenvolver soluções criativas.
Lembre-se que para ser um empresário empreendedor, não é suficiente apenas ter certificações de cursos. Empreender é um estilo de vida. E, além do aprendizado constante é preciso colocar o conhecimento em prática e promover a inovação nas empresas
. Mesmo que você se considere experiente, há sempre o que aprender. Por isso, buscar conhecimentos e informações, além de dicas e conselhos de sucesso e fracasso de outros empreendedores é fundamental.
Inovação nas empresas
Uma das áreas que demandam estudo é a gestão da inovação, processo em que se gerenciam ideias e inovações dentro de uma organização. As principais questões dos empresários quando se fala em inovação nas empresas
são:
- Qual a razão de inovar?
- Onde eu posso inovar?
- Como inovar?
- Quando inovar?
- O que minha empresa e meus clientes ganham com a inovação?
Se essas também são perguntas que você faria, está na hora de investir seu tempo no estudo dos fundamentos da inovação nas empresas
. Você pode começar pesquisando na Web, acessando blogs, cursos, palestras online e até bate-papos informais. Organizações como o Sebrae prestam um excelente auxílio aos empreendedores, oferecendo cursos e consultorias sobre o tema, que você pode acompanhar de onde estiver.
Como começar a estudar
Para ajudá-lo nessa caminhada rumo à inovação nas empresas
, separamos algumas ferramentas. São cursos, sites, blogs e livros que tratam sobre o tema. Recomendamos que você separe um tempo semanalmente para se dedicar ao estudo na área. Será melhor ainda se você separar um dia e horário semanal para sentar e estudar. A inovação é alcançada mais facilmente com conhecimento.
Desenvolvida pelo Sebrae/SC, esta capacitação mostra a eficiência da metodologia Caminho Empreendedor. A metodologia é apresentada por Maurício Vidor, Juliano Trevizan e Marcio Jappe, que orientam o empreendedor a desenvolver um negócio inovador e a achar um mercado sólido.
Este curso foi desenvolvido para o empresário ou gestor com poder de decisão em uma empresa e que já está em fase de crescimento. Se você já estruturou e organizou as bases do seu negócio, provavelmente está pensando em atingir novos objetivos, superar desafios e entrar em novos mercados. O curso foi elaborado para ajudar no desenvolvimento de ideias práticas, inovadoras e competitivas em empresas que estão em expansão.
Esse é um vídeo que faz parte do programa SEBRAE Vídeos, uma oportunidade para conhecer mais sobre gestão empresarial de forma rápida e prática. O conteúdo aborda o processo de gestão da inovação e as cinco etapas principais: levantamento, seleção, definição de recursos, implementação e aprendizagem.
No webinar mediado pela gestora do projeto Projeto Agentes Locais de Inovação no Sebrae/SC, Luciana Oda, você irá conhecer empresas catarinenses que investiram em inovação e foram bem sucedidas.
A revista traz cases sobre a atuação dos Agentes Locais de Inovação (ALI) nas pequenas empresas de Santa Catarina. Já são 3 edições da revista que aborda a inovação na prática. Se você está precisando de ideias e motivação, confira a edição de 2016.
A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza gratuitamente um conjunto de 64 vídeo aulas online sobre gestão da inovação As aulas trazem palestras de professores, especialistas e profissionais da área. Temas como a cadeia de valor da inovação e empreendedorismo tecnológico de alto impacto estão na grade curricular.
O portal nacional do SEBRAE disponibiliza vídeos gratuitos, notícias, artigos, cursos e eventos sobre inovação. O curso “Inovação”, por exemplo, tem como público-alvo MEI, micro e pequenas empresas e possui carga horária de oito horas. Durante o curso, o empreendedor irá entender diversos conceitos relativos à inovação e ao processo inovativo dentro de uma pequena empresa. Ao terminar o curso, será mais fácil definir estratégias para a prática da inovação em sua empresa, já que as aulas são bem didáticas e também ensinam como inserir todos os colaboradores no processo. O participante tem 15 dias para fazer o curso depois de matriculado.
Presente em mais de 20 países, a Endeavor é uma organização que apoia empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. O site tem um espaço dedicado a conteúdos sobre inovação nas empresas
.
Há cursos em espanhol dedicados ao empreendimento em economia digital e à inovação. Um exemplo é o curso de tendências em inovação empresarial. Para se matricular, o aluno precisa se cadastrar ou fazer o login por meio de uma conta Google (e-mail). Neste portal, não existe prazo para terminar um módulo de um curso.
De autoria de Tony Davila, Marc J. Epstein e Robert Shelton (Editora Bookman), o livro dá dicas de como gerenciar, medir e lucrar com inovação. Alguns dos temas tratados são a definição de inovação e a estruturação do seu negócio para que seja verdadeiramente inovador.
Seja qual for o caminho escolhido por você, lembre-se que o desenvolvimento do empreendedor deve ser contínuo. E claro, você pode começar agora. Pronto para aprender sobre inovação nas empresas
? Compartilhe conosco a sua expectativa, use os comentários deste post!
Crédito de imagem:
stock.tookapic.com/CCO
Não há perguntas para exibir!