Inovação e Sustentabilidade para o futuro dos Pequenos Negócios
A dica de leitura desta semana traz um contexto histórico do empreendedorismo na última década para você compreender como a inovação aliada à sustentabilidade pode ser a chave do sucesso para o futuro das micro e pequenas empresas.
Direcionado para o desenvolvimento de um planejamento focado nas MEIs até o ano de 2022, o livro mostra o cenário econômico e os desafios da competitividade frente às novas oportunidades que surgem no País, como a ascensão da classe média, por exemplo.
Quais são os pilares da sustentabilidade? Quais são os novos padrões de consumo no Brasil? Por que inovar é tão importante? Como fazer para ser uma empresa inovadora? Você já se fez essas perguntas? Ou, ainda, quais são essas oportunidades que estão surgindo e podem transformar os seus negócios no futuro? Aproveite a leitura e comece agora a responder essas perguntas. Título: Inovação e sustentabilidade: bases para o futuro dos pequenos Negócios Autor: Roberto Simões Páginas: 209 Ano: 2012 Editora: SEBRAEResumo: O Brasil e o mundo passaram por grandes transformações na última década. Em 2002, a China era a sexta maior economia, hoje é a segunda. O G-20 ganhou força, os países emergentes passaram a ser importantes motores da economia mundial, o número de usuários de internet no planeta ganhou alguns zeros pulando dos milhões para bilhões, consumidores passaram a exigir mais produtos e serviços sustentáveis e o Brasil se transformou em pais de classe média.
Nesse processo também surgiu a figura do microempreendedor individual que mudou radicalmente o panorama institucional para os pequenos negócios brasileiros. Em menos de três anos mais de 2,5 milhões de empreendimentos foram regularizados. Se o panorama de 2012 apresentou uma realidade diferente da apresentada em 2002. O cenário projetado para 2022 traz desafio mais variados e complexos. Quer começar agora? Clique para ler o livro online! *Livro disponível, também, para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.