Riscos de não utilizar indicadores estratégicos
Sua empresa está indo bem? Está expandindo? Aumentando o número de funcionários? De produtos? O faturamento está maior? E os lucros? Se você respondeu sim a essas perguntas, certamente está utilizando métricas para avaliar esses dados, de acordo com indicadores estratégicos. E provavelmente o seu sucesso está intimamente ligado a essa gestão dos indicadores, tendo, previamente, estipulado metas e objetivos para o seu negócio, por meio de um planejamento estratégico.
Agora, se você não sabe exatamente como está sua empresa e para onde você quer guiá-la, você precisa trabalhar mais na gestão de seu negócio e estabelecer esses indicadores estratégicos. De outra forma, você acaba perdendo o controle e o rumo da empresa, e não consegue criar ações para fazê-la crescer. E é claro que esse não é o objetivo de um empreendedor, certo?
O que são indicadores estratégicos?
Os indicadores estratégicos apontam como está sua empresa e relacionam a situação atual às metas desejadas. Cada empresa desenvolve os seus Indicadores-chave de Desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicator), que são os mais importantes, de acordo com seu planejamento estratégico.
Mas é importante destacar que existem indicadores de processo e indicadores de resultado. Ambos são importantes. Se uma meta da sua empresa for aumentar o faturamento, será preciso aumentar a produção e as vendas. Para isso, será necessário criar então indicadores estratégicos de resultado, que medirão quanto a mais deverá ser produzido por mês para atingir a meta desejada. Os indicadores de processo dirão quantas horas deverão ser gastas para produzir X produtos, quantas ligações a mais os vendedores deverão fazer, etc. Ao fim, tudo é mensurado, e os processos podem ser remodelados a partir dos resultados.
Assim, para cada indicador (e meta) de resultado, você precisará estabelecer uma série de indicadores (e metas) de processo. No entanto, é preciso pensar muito bem no objetivo e não estipular metas inatingíveis. Por isso, a gestão de indicadores não é tão simples, mas quando você entender como ela funciona, sua empresa só terá a ganhar.
O que acontece quando não se utiliza os indicadores estratégicos corretos?
Falhas não visualizadas
Não conseguimos ver o que não mensuramos. Se você, por exemplo, estipulou um crescimento de X% na produção em determinado mês, planejou como chegar lá por meio de ações e mesmo assim não conseguiu efetivar a meta, é porque alguma falha aconteceu nesse caminho. Com esse diagnóstico antecipado, é possível chegar logo na causa do problema e agir, sem precisar esperar que algum imprevisto maior aconteça por conta desse erro.
Oportunidades perdidas
Sem saber em que ponto você está de sua meta, fica muito mais difícil tomar decisões acertadas sobre o seu negócio. Você pode perder muitas oportunidades de negócio ao não estar ciente da jornada de sua empresa.
Caminho incorreto
Muitos empreendedores sabem da importância de se utilizar indicadores estratégicos, metas e planejamento. No entanto, eles acabam implementando essas ações na empresa sem conhecimento e podem fazer mais mal para a organização do que se ela não tivesse nenhuma gestão estratégica. Isso porque tudo deve ser muito bem pensado, com a ajuda de profissionais da área. Caso contrário, você pode estar implantando os indicadores estratégicos incorretos e não consegue ter uma visão clara da sua empresa. Usar um indicador incorreto pode ser comparado a utilizar o mapa do Brasil para tentar chegar a China: é preciso ter o mapa certo, e nesse caso, o indicador correto, para alcançar os seus objetivos.
Desperdício de recursos
Você pode estar desperdiçando recursos ao não realizar a coleta de informações essenciais do seu negócio. Esses recursos podem ser tanto na produção da empresa, ao não se visualizar falhas, ou mesmo na gestão, com a coleta de dados incorretos ou desnecessários, que nada vão acrescentar ao seu negócio.
Como definir os indicadores estratégicos
É preciso entender que os indicadores estratégicos fazem parte de um sistema integrado. Cada um deles fornece uma análise parcial do negócio. Juntos, no entanto, eles fornecem uma compreensão maior da empresa, e de cada setor específico.
Assim, além de definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e elaborar indicadores específicos para isso, também é necessário saber interpretar essas informações. Só assim, o empreendedor compreende o quadro geral da empresa e consegue fazer as mudanças necessárias para se chegar cada vez mais perto das metas.
Idealmente, nesse processo, entram as consultorias de gestão empresarial. Elas conseguem ter um enfoque neutro, imparcial e com a expertise necessária para sua empresa. Uma opção que vai além da consultoria é o Programa, PGA - Gestão Avançada, oferecido pelo Sebrae, que reúne um curso para empreendedores, além de consultorias personalizadas sobre temas de gestão, durante 14 meses. Conheça mais aqui!