Ideia de negócio para pequenas empresas: escola de programação
Se você está pensando em abrir um negócio e não sabe para que nicho do mercado seguir, temos uma boa sugestão. A área de programação precisa de profissionais qualificados e, além disso, muitas pessoas têm necessidade de aprender sobre o assunto para se atualizar no mercado, ou, promover o conhecimento aos seus filhos.
Para se ter uma ideia do potencial, somente em 2020, a procura por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670%. O relatório setorial de TI, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mostra que em 2021, foram gerados 198 mil novos empregos em TI, e o setor empregou mais de 1,9 milhão de pessoas.
No entanto, o Brasil ainda não consegue suprir a mão de obra necessária para acompanhar a transformação digital. A busca por pessoas desenvolvedoras de software cresceu muito, e o mercado continua escasso desses profissionais. A projeção é que este déficit salte de 420 mil para 800 mil empregos até 2025.
Continue lendo este artigo e saiba como essa pode ser uma boa área para você abrir sua micro ou pequena empresa.
Aulas de programação: oportunidade de negócio para pequenas empresas
O relatório da Brasscom, mostra ainda que as novas tecnologias vão crescer acima de dois pontos percentuais no período de 2022 a 2025. E com o advento do 5G, a Internet das Coisas promete avançar mais ainda.
Saiba como aproveitar essa oportunidade:
Forneça aulas com foco em empreendedores e colaboradores
Esta é uma ótima área de negócio inclusive para colaboradores ou proprietários de negócios, que não trabalham na área de tecnologia, mas sentem necessidade de buscar cursos de programação para entender a linguagem dos computadores.
Muitas pessoas já sentiam essa necessidade antes, mas com a realidade vivida nos últimos anos e a digitalização das empresas provocada pela pandemia, os profissionais passaram a avaliar o curso como possibilidade de atualização, inovação, aquisição de novas habilidades para ficar frente à concorrência, melhora na liderança de equipes, diferencial no currículo ou crescimento na carreira.
Ofereça aulas de programação para crianças e jovens
Muitos pais desejam desenvolver o potencial dos filhos através das aulas de programação. A formação infantojuvenil ajuda tanto nas habilidades técnicas, quanto nas comportamentais e esse conhecimento pode ser utilizado nas atividades do dia a dia.
Crianças e jovens passam a ganhar autonomia, desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico, além de aprofundar o conhecimento em inglês.
Como abrir seu pequeno negócio
O Sebrae/SC oferece diversas soluções e inclusive atendimento gratuito para lhe auxiliar na abertura do seu negócio. São diferentes tipos de materiais para tirar todas as suas dúvidas e ajudar no planejamento assertivo da sua empresa.
No blog também há muitos artigos que vão te ajudar a começar sua empresa do zero e traçar estratégias assertivas para atingir os melhores resultados.