Por que investir em um programa de gestão empresarial de indicadores e resultados?
Toda empresa almeja bons resultados, seja financeiramente ou mesmo de reconhecimento no mercado, e todas elas certamente trabalham para isso, independentemente de seu porte. Algumas dessas organizações têm seus objetivos por escrito, desenvolvendo metas e indicadores para alcançá-los, o que torna tudo mais claro e palpável. É a chamada gestão empresarial, pela qual as empresas planejam onde, como e quando querem chegar.
Outras empresas, principalmente pequenas e médias, não inserem a gestão empresarial em seus processos, atuando apenas de forma reativa ao mercado, focando muito mais no dia a dia dos processos que na visualização da empresa como um todo. Essa forma de atuação, principalmente nos dias de hoje, pode acarretar muitas dificuldades e acabar deixando a empresa atrás de seus concorrentes, o que não é nada satisfatório.
Por isso, agregar um programa de gestão empresarial em empresas de menor porte é muito importante, já que essas têm maior potencial de crescimento. Para isso, é necessário estudar o mercado, contar com o apoio de todas as áreas da empresa e pontuar objetivos - para saber onde se quer chegar -, metas - para se saber como chegar - e indicadores - para mensurar se a empresa está caminhando para cumpri-los.
Para que servem os indicadores na gestão empresarial?
Como abordamos acima, os indicadores mensuram como a empresa está caminhando para o seu objetivo - ou desviando-se dele. Eles fazem um raio-x da situação atual da empresa, e a comparam com a situação ideal, que é o que você traça em sua meta. Por exemplo, sua meta é crescer 50% em um ano. De um mês para outro, você cresceu 10%. No seguinte, 15%. O indicador, nesse caso, mostra que a probabilidade de alcançar a meta é bastante alta.
Existem incontáveis indicadores que podem ser utilizados em uma empresa, mas eles estão basicamente divididos da seguinte forma:
- Indicadores de produtividade;
- Indicadores de competitividade;
- Indicadores de lucratividade e rentabilidade;
- Indicadores de eficiência;
- Indicadores de eficácia.
Dentro desses indicadores, existem os indicadores de resultado, que mensuram diretamente quanto as vendas aumentaram, ou o faturamento, ou a produtividade; e os indicadores de processo, que informam, por exemplo, quantas ligações a mais um vendedor fez, quanto uma máquina produziu a mais, quanto de papel deixou de ser gasto, entre outros.
Vale lembrar que todos os indicadores estão diretamente ligados às metas, que estão diretamente ligadas ao objetivo principal da empresa, que está diretamente ligado à gestão empresarial.
Como implantar um programa de gestão empresarial?
Existem muitos cursos - online e presenciais - no mercado, além de consultorias especializadas para implantar a gestão empresarial em organizações. Claro que é preciso pesquisar sobre a procedência desses cursos e dessas consultorias, para não investir em algo que não vai ajudá-lo ou mesmo prejudicá-lo.
O Sebrae, pensando nas pequenas e médias empresas e na sua necessidade de investir em gestão empresarial, desenvolveu o PGA - Programa de Gestão Avançada. O programa reúne capacitações, workshops e encontros presenciais, além de consultorias individuais para elaborar o planejamento estratégico da sua empresa.
O grande objetivo do PGA é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas.
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