Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Gestão
11 jul. 2019

Gestão de pequenos negócios na prática: tudo o que você precisa saber

Você sabia que uma em cada quatro empresas fecham as portas nos primeiros anos de vida? Quem revela esse dado é uma pesquisa realizada pelo Sebrae SP, em 2018. A gestão de pequenos negócios é um desafio que, se não for vencido, pode levar as empresas à falência. 

Depois de identificar esse cenário e o padrão entre as pequenas empresas, o Sebrae/SC e a Hiper produziram uma série de vídeos para ajudá-las com a gestão de pequenos negócios. Quer saber mais sobre essa websérie? Confira neste conteúdo. 

A falta de gestão leva as empresas à falência

O Sebrae desenvolveu um estudo sobre os motivos que levam as pequenas empresas à falência. No relatório, três principais causas são destacadas: 

  1. Planejamento prévio;
  2. Gestão empresarial;
  3. Comportamento do empreendedor.

O planejamento prévio e a gestão estão diretamente ligados e podem ser considerados como os maiores causadores de falência nos negócios. 

O levantamento do Sebrae mostra que as empresas que aperfeiçoam seus produtos e serviços estão sempre atualizadas sobre as tecnologias do segmento em que atuam, inovam em seus processos e investem em capacitação, tendem a sobreviver às adversidades do mercado. 

Por outro lado, outros aspectos fundamentais para a gestão de pequenos negócios influencia diretamente no fracasso do negócio. Entre os principais, podemos destacar:

  • 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes;
  • 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio;
  • 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam.

Mais da metade das empresas que foram à falência não realizou o planejamento no início de suas atividades. 

Em relação ao tempo de planejamento para abrir uma empresa, apenas 18% das empresas encerradas dedicou mais de 6 meses ao desenvolvimento do projeto. Dedicar mais tempo ao planejamento, antes de iniciar um negócio, tende a aumentar as suas chances de sucesso.

Além disso, apenas 58% das empresas que fecharam tinham conhecimento prévio no segmento em que atuavam. Ter conhecimentos ou experiência no setor também influencia o tempo de permanência do negócio no mercado.

Diante desse cenário, se especializar e se preparar para empreender é fundamental para os empresários que querem começar seus negócios e ter sucesso. A falência de uma empresa nos seus primeiros anos de vida pode prejudicar o empreendedor financeiramente e emocionalmente, impactando sua autoestima e a relação com o mercado. 

Conheça a websérie criada pelo Sebrae/SC e Hiper e veja como as aulas podem te ajudar a garantir o sucesso do seu negócio. 

Websérie: gestão de pequenos negócios na prática

A websérie do Sebrae/SC em parceria com a Hiper é formada por 5 aulas focadas na gestão de pequenos negócios. Nesses conteúdos, você vai aprender e tirar dúvidas sobre vendas, gestão de estoque, controle financeiro etc. Saiba mais sobre cada um a seguir.

Gestão de vendas

Montar uma equipe preparada e com experiência em vendas, ter um planejamento inteligente e conseguir divulgar as promoções da empresa são os principais desafios da gestão de vendas do negócio. Nesta aula, o empreendedor aprenderá sobre cada uma das etapas da gestão de vendas. 

Controle eficiente de estoque

Apesar de ser um processo fundamental em muitos negócios, o controle eficiente do estoque é um processo complicado, que causa dúvidas em todos os gestores. Como garantir que não há desperdícios ou faltas no setor? Como evitar erros de controle? Essas e outras perguntas são respondidas nesta vídeo aula.

Organização financeira

Falta de planejamento, fluxo de caixa desorganizado, custos altos entre outros fatores prejudicam a organização financeira. Todo gestor deve entender o básico sobre cada um dos processos que envolvem essa área. Contratar profissionais especializados é importante, mas o empreendedor deve saber gerenciar as finanças da sua empresa. 

Documentos fiscais

A criação de uma empresa envolve uma série de questões burocráticas. Muitas informações podem ser resolvidas com a contratação de um contador ou escritório de contabilidade, mas isso não exime o empresário da responsabilidade de conhecer bem o seu próprio negócio. 

Além disso, por ser uma questão mais delicada, que pode levar a empresa a tomar multas e punições, é importante que o dono do negócio acompanhe de perto como estão as questões fiscais e tributárias da empresa. Nesta vídeo aula, você vai aprender sobre tipos de documentos fiscais, emissão de notas fiscais, entre outras informações. 

Meios de pagamento

Os meios de pagamento podem ser decisivos na hora da compra, por isso o empresário deve estar sempre informado sobre as melhores soluções do mercado. Nesta vídeo aula, além de conhecer cada uma das opções, suas vantagens e desvantagens, você vai conferir dicas para evitar a inadimplência

Quer conferir todas as aulas online e garantir uma boa gestão de pequenos negócios? Então se inscreva neste formulário e tenha acesso a todos os conteúdos gratuitamente!

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!