Vendas
31 mai. 2017
O que você deve saber sobre gestão de compras e estoque: um guia de estudos
Como aprender o que comprar e como comprar com uma boa gestão de compras e estoque
Sustentabilidade nos pequenos negócios é algo a longo prazo. Como encontrar um coeficiente maduro para sua empresa e gerenciá-lo? A resposta passa pela gestão de compras e estoque. Com avanços tecnológicos, torna-se imperativo softwares de otimização e controles para a demanda das empresas, mas a projeção pessoal e o faro para negócio ainda são as bases da pirâmide. Como saber a quantidade do que comprar para vender? Como gerar lucro e economia?
Hoje, para atender resultados satisfatórios de demanda, o conhecimento sobre o produto que se vende é importantíssimo, o que inclui a gestão de compras e estoque. Assim, a primeira fórmula que um bom empreendedor precisa pensar é para quem aquele produto se destinará, onde ele será utilizado, sua durabilidade e o retorno. Para o empresário gaúcho Alexandre Mallet Kolling, tudo gira em torno de controle e longevidade. Precisa-se de um plano para adequar a clientela ao seu fornecimento e procurar saídas para atender novas demandas. O empresário Luciano Hang, do grupo Havan, em entrevista ao Diário Catarinense, apontou também o momento que o país passa e a necessidade de estabilidade. Para o catarinense, os empresários precisam saber equilibrar a geração de caixa e o crescimento dos negócios. “Há a necessidade de concentrar em deixar a empresa economicamente viável, no sentido de redução de despesas e de geração de caixa, ou seja, aquilo que o governo devia fazer, diminuindo a despesa e aumentando a receita.”, Hang finaliza.
No seu relatório semestral Sensor, que avalia a competitividade empresarial, o SEBRAE indicou numa análise do desempenho das Microempresas que houve a maior queda em seis anos em faturamento. Apenas 20% das empresas afirmaram um aumento de faturamento em relação ao mesmo período de 2015. Naquele ano, inclusive, um levantamento do SEBRAE já destacava que 55% das MPEs registraram aumento e estabilidade nas vendas como decorrência de uma melhor gestão. Atualmente, o próprio Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina trabalha com dispositivos que prestam consultoria ou auxiliam na organização - desde aplicativos para controle de finanças até soluções práticas para a gestão de estoque levantadas em oficinas.