Gestão da Inovação para empreendedores
Para lucrar, as empresas precisam conquistar seu lugar no mercado, não é mesmo? E ainda mais, precisam se manter no mercado, de preferência à frente de seus concorrentes. Parece simples, mas quem empreende sabe que não é bem assim, especialmente nos dias de hoje, com a concorrência cada vez mais acirrada e com clientes super exigentes.
A palavra da vez é, então, inovar! E não somente uma vez, nem por um determinado período. É preciso inovar sempre e de forma contínua. E o único meio para se fazer isso é pela gestão da inovação.
Quer saber o que é Gestão da Inovação, conhecer seus benefícios e como realizá-la? Vem com a gente!
O que é a gestão da inovação?
Inovar consiste em propor e adotar novos produtos, serviços e processos, aprimorando os já existentes e agregando valor aos envolvidos - clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, etc. Para inovar, é preciso que o ambiente da empresa seja favorável a isso, e os colaboradores se sintam à vontade para propor e implantar novas ideias.
É aí que entra a gestão da inovação, que trata não somente da implementação de projetos inovadores, mas também do gerenciamento das condições ambientais e culturais ideais para que a inovação ocorra naturalmente, em todos os âmbitos da empresa.
Os passos para introduzir a gestão da inovação na sua empresa
Diagnóstico
Primeiramente, é preciso realizar um diagnóstico da sua empresa, entendendo em que ponto ela está. Sua empresa é extremamente tradicional? Como é a cultura da empresa? Seus colaboradores estão à vontade para expor suas ideias? As lideranças conseguem ter uma visão mais estratégica da empresa ou seu tempo é totalmente ocupado com ações braçais cotidianas?
Preparação
Você precisa estar disposto a inovar, a mudar, a “sair da caixa”. Começa por você, e assim, espalha essa visão para toda a empresa. É preciso preparar o terreno para a mudança, e isso significa estruturar sua mente para uma nova maneira de perceber a sua empresa.
Cocriação
A gestão da inovação é uma ação conjunta, que se dá por meio da aquisição de informações de todos os seus colaboradores e áreas, e a proposição de ações que possam melhorar seus processos. Trata-se de pensar junto, elaborar ideias juntos, testá-las e implantá-las em conjunto.
Foco no cliente
Hoje, todas as empresas precisam colocar o cliente como o centro de tudo. Toda a inovação deve ser pensada com foco nesse consumidor. O que ele precisa? O que ele quer? Como ele quer? Que experiência ele quer viver com nossos produtos e serviços? E por isso, é preciso ouvi-lo, observá-lo e decifrá-lo.
Identificação de oportunidades
Lembre-se que há sempre oportunidades, não importa o momento em que se vive. Estamos em crise? Ok, o que o seu cliente precisa em momentos como esse? Como deixá-lo mais feliz nessa hora? Dá para simplificar o seu produto? Criar um produto mais acessível? Montar uma nova linha de produtos, de acordo com a necessidade do cliente? Use e abuse da cocriação e do foco no cliente para identificar essas oportunidades!
A importância das consultorias nesse processo
As melhores consultorias empresariais, sejam elas de gestão, sustentabilidade, tecnologia, design, etc. estão alinhadas à gestão da inovação. Portanto, ao contratar uma consultoria para qualquer desafio que você tenha, você certamente irá se deparar com esse conceito.
E por que uma consultoria? Será que não é possível trabalhar esse conceito sem o auxílio de profissionais de fora da empresa? Você pode até tentar, mas não será a mesma coisa. Uma consultoria possui pelo menos três características que você não terá dentro da empresa:
Especialização
Boas consultorias são especializadas no que fazem. Elas podem trazer a inovação à sua empresa de uma forma que você nunca poderia imaginar, com novos conceitos, novas ideias, com a garantia de transformar o ambiente da sua empresa em um ambiente inovador, vislumbrando novas oportunidades e mudando para sempre seu modus operandi.
Neutralidade
Consultorias não têm apego à empresa, o que quer dizer que elas serão críticas quando tiverem que ser e irão elogiar boas ações quando precisarem. Essa visão de fora, sem crenças enraizadas, torna todos os processos de introdução da gestão da inovação muito mais precisos, desde o diagnóstico da empresa até a identificação de novas oportunidades.
Foco
Profissionais que atuam dentro da empresa podem até iniciar um processo de introdução à inovação, mas é muito provável que se percam no meio do caminho em meio às atividades do dia a dia. Uma consultoria estará em sua empresa unicamente com o propósito de introduzir a inovação e irá trabalhar até atingir o resultado esperado.
Se você quiser saber mais como consultorias podem auxiliar na gestão da inovação, acesse a página do SebraeTec, um programa de consultorias do Sebrae.
Publicado originalmente em 13 de outubro de 2014.