Como escolher uma consultoria externa para melhorar os resultados de gestão da empresa?
A gestão da empresa é uma parte fundamental para os bons resultados de qualquer organização. Ela envolve, principalmente, a tomada de decisões e descoberta de oportunidades. Gerir uma empresa, no entanto, não é tarefa fácil e muitas vezes faz-se necessária a contratação de uma consultoria externa, especializada, que não irá realizar o trabalho por você, mas o guiará e dará todo o suporte necessário nessa empreitada.
Alguns benefícios da contratação de uma consultoria são:
- Conhecimento de causa: um bom consultor já passou por inúmeras experiências em muitas empresas e geralmente tem a solução ideal para você.
- Neutralidade: não fazer parte da empresa dá à consultoria uma imparcialidade muito importante. Muitas vezes, quando a pessoa é muito apegada à empresa e aos seus produtos e serviços, não consegue visualizar seus erros.
- Metodologia específica: o gestor da empresa pode até saber o que está errado e o que fazer para melhorar. O que ele talvez não saiba é como aplicar na prática essas melhorias. E esse é um papel fundamental das consultorias, que possuem todas as metodologias e técnicas específicas para cada tipo de problema e de cultura empresarial.
Porém, existem muitas empresas de consultoria externa para a gestão da empresa. Cada uma com uma metodologia, um foco, uma maneira de atuar. E essa é uma decisão muito importante a se tomar; por isso, elaboramos este artigo com uma série de fatores que devem ser avaliados na hora dessa contratação. Confira!
Saiba quais são as necessidades da gestão da empresa
Antes de contratar uma consultoria externa, você tem que saber exatamente por que está realizando essa contratação e o que busca examinar internamente em sua empresa. 18
Quais são as suas dificuldades?
É preciso listar quais são as suas maiores dificuldades na gestão da empresa. Faça um diagnóstico completo das suas necessidades e procure uma consultoria com foco nos seus maiores problemas.
De que metodologia você precisa?
Algumas consultorias atuam focadas na inovação, incentivando a empresa a se abrir para novas ideias. Outras já são mais conservadoras, resolvem o problema e pronto. Como é a cultura da sua empresa? Como você gostaria de ser ajudado? Esse é outro ponto para se levar em consideração.
Você está preparado para a mudança?
Como já abordamos, uma consultoria externa irá auxiliar no processo de mudança, mas não atuará sozinha, tendo você e seus funcionários como colaboradores ativos na implantação. Por isso, é preciso estar preparado para mudanças na gestão da empresa, que, muitas vezes poderão ser radicais.. Sem essa consciência, de nada adianta contratar uma consultoria externa. Se você não estiver aberto para as mudanças, continuará cometendo os mesmos erros.
A escolha da consultoria
Feitas as constatações internas, chegou a hora de efetivar a contratação da consultoria externa para a gestão da empresa. Alguns pontos que você precisa estar atento são:
Cliente em primeiro lugar
Hoje, o foco das empresas deve ser o cliente e sua experiência. Portanto, se a consultoria que você quer contratar não deixa isso claro, ela não será ideal para você.
Experiência
Preste bastante atenção na experiência da consultoria que você irá contratar para auxiliar na gestão da empresa. Quanto mais experiência, melhor, principalmente com o problema pelo qual sua empresa estiver passando e também com o seu segmento. Peça que a consultoria apresente cases de sucesso para que você possa tomar uma decisão bem embasada.
Cocriação
Preste atenção nesta palavra. A cocriação é a metodologia da vez. Significa criar junto, ou seja, envolver o time, os colaboradores, e não atuar apenas com as lideranças. Uma boa consultoria precisa atuar dessa forma, fomentando a inovação empresarial.
Programa personalizado
Sua consultoria pode ter bons cases de sucesso, inclusive com empresas similares à sua. No entanto, cada empresa é uma empresa, com sua própria cultura, seus próprios problemas e maneiras de agir. Assim, essa consultoria precisa criar uma estratégia totalmente personalizada e adequada à sua organização. Não adianta vir com um pacote pronto. Certamente, não funcionará.
Aprendizado
Você precisa aprender com a consultoria. Ela vai lhe ajudar naquele momento, mas também precisa deixá-lo preparado para driblar os próximos problemas que irão surgir. Uma boa consultoria deixa uma marca na empresa, um grande aprendizado, que irá ser útil para sempre. Não basta, portanto, apenas resolver um problema pontual.
Quer conhecer um programa que vai além de uma simples consultoria e que vai prepará-lo para realizar a gestão da empresa da melhor maneira possível, com a criação de estratégias, metas e indicadores? Conheça o programa PGA - Gestão de Indicadores e Resultados - do Sebrae.