Empreendedorismo
12 jun. 2018
Ideias de negócios para ganhar dinheiro no inverno
Não são somente as paisagens da Serra catarinense as beneficiadas com a chegada do frio no estado. Além de trazer consigo um charme irresistível, a estação mais fria do ano está ligada ao aumento do faturamento em alguns segmentos do mercado. Neste artigo mostraremos algumas ideias de negócios para abrir com a chegada do frio e aproveitar para ganhar dinheiro no inverno. Confira a seguir.
No ano passado, o portal Meio e Mensagem divulgou uma pesquisa realizada pela Google Brasil sobre a influência do inverno no consumo em nosso país. Entre os principais resultados, o mapeamento mostrou um aumento de 10% nas buscas por compras em geral, sendo que alimentos e itens para casa ganham um destaque especial. Segundo o diretor de negócios e bens de consumo da Google, o principal objetivo da sondagem é mostrar para as empresas que existem muitas buscas de temas relacionados ao inverno que podem gerar oportunidades.
Ganhar dinheiro no inverno: em quais negócios investir?
Alguns setores do mercado costumam aquecer a medida que as temperaturas baixam. Listamos alguns negócios que fazem parte desses nichos para você ter ideias mais amplas e embasadas de quais negócios investir.1. Lavanderia
Com o frio, é natural que as pessoas tirem dos armários os cobertores e roupas mais pesadas que passaram o ano todo guardados. Aliado a isso está o fato que as roupas demoram consideravelmente mais para secar com as temperaturas mais baixas. Por estes motivos, muitas pessoas costumam recorrer para lavanderias durante o inverno, aumentando o faturamento das empresas na estação. Se você estiver pensando em abrir uma lavanderia, considere diferenciais como recolhimento e entrega à domicílio ou lavanderias segmentadas como:- lavanderia por quilo;
- lavanderia de autosserviço;
- lavanderia de peças hospitalares;
- lavanderia industrial.
2. Cafeteria
A bebida mais adorada pelos brasileiros é ainda mais consumida no inverno. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre o outono e inverno, o consumo da bebida cresce cerca de 30% no país. Isso porque o café tem a capacidade de nos aquecer e tornar o ambiente frio mais prazeroso. Cafeterias são estabelecimentos que exigem um ponto comercial bem localizado, em regiões bastante movimentadas. As pessoas muitas vezes não estavam planejando ir até o estabelecimento, mas muitas vezes estão passando em frente a loja e decidem parar para tomar um café ou uma bebida quente. Invista em bons equipamentos, estruture seu plano de negócios e aposte na especialização dos funcionários, tanto para o preparo dos produtos quanto o atendimento ao público. Pense em diferenciais, como oferecer cafés para viagem ou promoções de inverno, por exemplo.3. Turismo
Com as férias de Julho, o inverno traz muitas oportunidades para o segmento turístico. Por dedicar um período menor de recessão do que o verão, muitas pessoas acabam priorizando viagens pelo Brasil. Os destinos mais procurados no inverno são cidades mais frias, por isso Santa Catarina e a região Sul acaba se destacando no cenário nacional. Entre os principais negócios para se abrir no ramo turístico estão:- restaurantes;
- campings;
- hotéis e pousadas;
- transportadora;
- agência de turismo