Empreendedorismo
Marketing
15 dez. 2017
Estratégia de crescimento para o Natal e Ano Novo
Depois da Black Friday, chegou a vez das vendas de Natal e de Ano Novo emplacarem no mercado. A poucos dias das datas comemorativas, o comércio e diferentes setores correm para faturar e entregar maior satisfação aos seus clientes. Mais do que a tradicional decoração natalina, com bolinhas vermelhas e luzes piscando, essa época é ideal para inovar e se destacar com a elaboração de uma estratégia de crescimento.
O propósito de criar um plano de vendas focado no crescimento é maior do que lucrar e acabar com o estoque da loja: com um planejamento adequado, ainda que de curto prazo, é possível fidelizar clientes, ampliar a visibilidade da marca e se tornar referência no segmento. Um exemplo é uma rede de supermercados que ficou conhecida nacionalmente pelos vídeos publicitários lançados neste período, com narrativas atraentes e desenvolvidas a partir de um storytelling.
No artigo Pitch, o desafio constante de vender um negócio, apresentamos como essa técnica é usada para conquistar e encantar clientes a partir de histórias. No Natal e Ano Novo não faltam exemplos de propagandas criadas para sensibilizar o público e fortalecer tradições, como o jantar em família, a decoração, músicas e o costume de dar presentes.
Nesse sentido, os empreendedores podem trabalhar tanto com os aspectos mais tradicionais, quanto buscar nichos específicos: você já pensou em criar uma campanha para o público que odeia o natal? Ou então, trabalhar aspectos como o consumo consciente, produtos ecológicos e naturais?
Ao pensar em uma estratégia de crescimento é importante avaliar o propósito do empreendimento e qual público deseja atingir. Mais do que gente entrando e saindo da loja (muitas vezes sem levar nada), como fazer para ser escolhido pelo cliente ideal? A identificação com os valores, assim como dos produtos e serviços oferecidos são essenciais não apenas nesse período, mas o ano inteiro.
Aposte no Marketing para o Natal e Ano Novo
A melhor forma de comunicar o que a sua empresa vende, faz e acredita é por meio de estratégias de marketing. No Natal e Ano Novo, cada detalhe (ainda que não visto dessa forma) passa uma mensagem ao cliente. Refletir e usar diferentes técnicas a favor do seu negócio é fundamental para reduzir gastos e ampliar o alcance das suas ações. Afinal, não adianta transformar sua loja em um show de luzes e músicas natalinas (que muitas pessoas não suportam) e não ter um crescimento de vendas real ou não engajar o público. Para criar uma boa estratégia de crescimento, considere alguns fatores antes de iniciar o trabalho com a equipe:- Quanto dinheiro e mão-de-obra você dispõe para isso?
- Até quanto está disposto a arriscar com novas ações?
- O que o concorrente está fazendo? O que você poderia fazer melhor?
- Qual impacto você deseja? Financeiro? Social?