Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Empreendedorismo
Gestão
06 set. 2018

Employer branding: o que é e qual a importância para sua empresa

A satisfação com o local de trabalho é um ponto que tem ganhado destaque no mundo dos negócios, pois é capaz de tornar a equipe mais comprometida e produtiva. O índice que mede a popularidade das empresas entre os funcionários é chamada de employer branding. Mas você sabe como ele funciona e quais medidas adotar para tornar sua empresa admirada pelos funcionários? Neste artigo, iremos mostrar as vantagens de atentar para esse índice e como fazer para melhorar o employer branding da sua empresa. Em tradução livre, employer branding significa a reputação da organização como empregadora. Esse termo é geralmente associado ao êxito com relação ao recrutamento e contratação de funcionários e ao baixo índice de rotatividade entre os colaboradores. Apesar de ter como objetivo final a satisfação dos empregados, é possível considerar o employer branding como uma estratégia que visa a construção e a manutenção da imagem positiva também para os clientes da marca. Esses dois fatores são quase indissociáveis, pois se uma empresa é bem vista pelos funcionários é muito provável que ela também seja admirada pelos consumidores. Mas manter os melhores profissionais motivados, principalmente em momentos de instabilidade financeira, é um desafio que, se não for superado, pode comprometer o rendimento das equipes e gerar prejuízos financeiros. Criar estratégias para fortalecer a cultura organizacional e a imagem da empresa ajuda na retenção dos bons profissionais através do estímulo e motivação. De certa forma, o employer branding consiste em entender que os funcionários são um recurso muito valioso das empresas. Por isso é  fundamental se preocupar em medir os comportamentos e ações para entender quais suas motivações e anseios.

Employer branding e a nova geração: um desafio ainda maior

A chegada dos Millennials no mercado de trabalho trouxe novas demandas nas áreas de recursos humanos e gestão de pessoas das empresas. E está enganado quem pensa que essa geração é de pessoas preguiçosas ou pouco comprometidas. Pesquisas revelam que essa geração está disposta a trabalhar mais do que as gerações anteriores, desde que estejam seguindo um propósito naquilo que estiverem fazendo. Hoje, é preciso encontrar formas de motivar os colaboradores para integrar os setores e as equipes, otimizar a produção e evitar a rotatividade. Lembre-se: a rotatividade de pessoal é medida por outro índice, o turnover. Ele leva em consideração a taxa de demissões e admissões nas empresas. Quanto mais elevado, pior para empresa, porque haverá gastos relacionados a pagamentos de direitos trabalhistas e organização de processos seletivos para contratação de novos funcionários. Além disso, a contratação de novos empregados exige uma adaptação inicial, que é natural mas pode comprometer o ritmo de produção. Por este motivo é necessário empenho para cultivar uma imagem positiva sobre as relações de trabalho na empresa. Por estar alinhada com o propósito e entender as necessidades do colaborador, é mais provável que seus funcionários tenham disposição para vestir a camisa da companhia. Além disso, construir e manter um bom employer branding faz com que os melhores profissionais do mercado queiram trabalhar para você, abrindo espaço para a criatividade, inovação e aumento da produtividade, uma vez que os colaboradores estarão empenhados em manterem seus cargos nas empresas onde são valorizados.

Como motivar os funcionários e aumentar o employer branding?

Uma boa remuneração já não é mais o único fator suficiente para motivar os funcionários e reter talentos. É preciso que, além de bonificações salariais por bom desempenho, a empresa se preocupe em criar mecanismos internos de incentivo à produtividade, como celebração das pequenas conquistas, incentivo à formação profissional e desenvolvimento pessoal, ou mesmo separar um tempo para a ginástica laboral . Isso irá fortalecer a cultura interna e melhorar o employer branding da sua empresa. Outro fator importante para conquistar a confiança dos colaboradores e evitar o turnover é dispor de um plano de cargos e salários bem estruturado — para que o empregado saiba qual posição poderá atingir e quanto irá ganhar caso se esforce e atinja as metas — ou mesmo nas ações de gestão de pessoas mais básicas, como implementação de espaços de recreação ou momentos de relaxamento para os funcionários. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!