Setores
Sustentabilidade
Sistema de Inteligência Setorial
10 nov. 2017
Economia compartilhada como oportunidade de negócio
A economia compartilhada é um modelo de negócio que tem se tornado cada vez mais comum. Ela permite que as pessoas tenham o mesmo padrão de vida sem precisar adquirir mais. Esse comportamento, além de diminuir as despesas, gera impactos positivos para a economia de um local, região e país.
Mas afinal, o que é a economia compartilhada?
É um ecossistema socioeconômico que se baseia no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais. Envolve etapas como criação, produção, distribuição, comércio e consumo compartilhado de bens e serviços por diferentes pessoas e organizações com o propósito de transformação social.
Diante da instabilidade econômica do Brasil nos últimos anos, a economia compartilhada vem conquistando cada vez mais as pessoas. Isso é ótimo para os empreendedores, que têm em mãos um mercado com grande quantidade de serviços e produtos a serem oferecidos, com custo relativamente menor de investimento.
Conheça um pouco mais sobre o mercado de consumo colaborativo:
- Acesso de bens e serviços: modelo em que as pessoas pagam para acessar um bem ou serviço durante algum tempo.
- Redistribuição: modelo baseado no remanejamento de mercadorias que não estão sendo mais usadas para lugares onde existe demanda.
- Estilo de vida colaborativo: modelo que busca a contratação de comunidades de pessoas, e tem como objetivo final compartilhar bens, serviços, espaço, tempo etc.
- Utilize espaços colaborativos em seus eventos, como os coworkings, como escritórios compartilhados.
- Possibilite o home office. Assim, os atrasos em entregas podem ser reduzidos, ajudando a diminuir a quantidade de carros nas ruas e melhorando o tráfego nas cidades
- Crie programas de carona solidária entre os seus funcionários. A carona propicia menos carros nas ruas, menos lugares dedicados para estacionamento, além de gerar integração entre os colaboradores.