7 dicas para ser produtivo durante o home office
Ao longo dos últimos dias, é possível que você tenha ouvido e lido muito a frase “fique em casa”, certo? Diante da pandemia do coronavírus, ficar em casa é uma das melhores alternativas para evitar a contaminação, além de lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar aproximações físicas. Por causa disso, muitas empresas têm adotado o home office.
Ainda que o trabalho remoto seja uma crescente no Brasil - segundo o IBGE, em 2018 foram mais de 3 milhões de profissionais em home office - muitas pessoas ainda não haviam experimentado essa prática e, agora, diante da crise, buscam se adaptar. Só que nesse processo, alguns desafios surgem: o que fazer para manter a empresa produtiva? Quais ferramentas usar? Como integrar as equipes e vencer as barreiras da falta de comunicação? Como alinhar as tarefas?
Buscando ajudar os profissionais e empresários que estão passando por essa transição, o Sebrae criou uma série de postagens, começando com 7 dicas para ser produtivo durante o home office. Confira:
1 - Para o home office, crie um ambiente de trabalho. Não fique na cama, ok?
Quando estamos em home office, o conforto da casa pode ser um aliado ou um vilão. Lembre-se sempre que você está trabalhando e estabeleça regras para continuar produtivo. Crie um cantinho próprio para o trabalho, um lugar que remeta ao escritório, que seja confortável, inspirador, com os itens que você precisa para o expediente e que não tenha tanto barulho. Tendo um lugar fixo é muito mais fácil evitar distrações.
E sim, nós sabemos que ficar na cama é uma grande tentação, mas evite. Seu cérebro associou a cama ao descanso e, se você trabalhar dela, vai ser mais difícil se colocar em modo de produção. A preguiça pode bater, aquela vontade de procrastinar, o soninho… E aí, quando menos se espera, já é fim do dia e você não conseguiu entregar o que tinha se proposto.
2 - Roupas confortáveis sim. Pijama não.
Assim como ficar na cama, usar pijama durante o home office é tentador. Mas o cérebro também associa as peças ao descanso e isso pode interferir na sua produtividade. Durante o expediente em casa, use roupas confortáveis sim, mas aquelas que você vestiria no trabalho.O ideal é manter a rotina como se você fosse ao escritório. Invista em peças mais leves, que você goste de usar e que tragam boas memórias. Até porque nunca se sabe quando surgirá aquela reunião por videoconferência…
3 - Mesmo em home office, faça reuniões frequentes com sua equipe
E por falar na videoconferência, essa é uma forma de manter a equipe reunida, focada e motivada durante o home office. Se você puder, faça pelo menos uma reunião rápida por dia para alinhar tarefas e trocar ideias com os colaboradores. O Google, por exemplo, disponibilizou gratuitamente algumas ferramentas importantes para o dia a dia remoto. Duas delas são para reuniões em vídeo: o Hangouts meet e o Hangouts chat.
Com reuniões frequentes é mais fácil tirar dúvidas, ter maior controle sobre as entregas e demandas, dar e receber feedbacks e reencontrar a equipe. Por mais que esses encontros sejam virtuais, eles são importantes para manter o grupo unido e mostrar que todos estão juntos nessa, para se ajudarem e se motivarem.
4 - Tenha uma agenda online compartilhada
No início, manter o foco durante o trabalho remoto pode ser um desafio. Por isso, ter uma agenda online e compartilhada é importante. Dessa forma, as chances de você ser abordado durante uma tarefa que exige atenção são muito menores. Com a agenda você também consegue ter mais controle das atividades que já foram ou ainda precisam ser realizadas, além de mensurar seu tempo de produção. Se a agenda online for adotada por toda a sua equipe, reunir o time nos horários mais oportunos, sem afetar a produtividade, além de saber em qual tarefa cada integrante está trabalhando.
5 - Faça pequenas pausas durante o expediente
Fazer pequenas pausas durante o expediente também é importante para se manter produtivo no home office. Já que você está em casa, descanse durante 10, 15 minutos durante o dia. Brinque com seus filhos, com seu PET, converse com as pessoas que estão em casa. Faça uma pausa para o lanche, beber água e, também, para se alongar.
Aproveite o tempinho e leia um artigo interessante, assista a um vídeo na internet ou dê uma conferida nas redes sociais - tudo bem fazer isso, desde que você se planeje.
6 - Respeite o horário de trabalho
Durante o home office é muito fácil acabar se perdendo nos horários. Muitas pessoas, por exemplo, deixam de almoçar e até trabalham muito mais do que deveriam quando estão em casa. Procure cumprir os horários corretamente, para se manter produtivo e respeitar seu corpo.
7 - Pegue mais leve consigo mesmo
Nem sempre conseguimos nos sentir produtivos e é normal. Se a produtividade estiver baixa no home office, pegue leve consigo mesmo. É difícil não se sentir ansioso neste momento e não se preocupar com o que está acontecendo. Você sabe o profissional que é e o quanto se esforça. Há dias e dias. Confie nisso, em você e no seu potencial. Tudo bem não se sentir tão bem assim. Conversar com a família e os colegas, brincar com o PET são importantes para manter o corpo, a mente e as emoções mais calmos neste momento.
Gostou das dicas? Esperamos que você coloque-as em prática e aumente sua produtividade. Para saber mais sobre home office, fique de olho em nosso blog. Ah e nosso portal está sempre repleto de materiais importantes para aumentar seu conhecimento e ajudá-lo a lidar com os desafios da melhor forma.