Dicas para empreendedoras planejarem seu ano
Planejar os negócios para o próximo ano é uma etapa necessária para alcançar melhores resultados na empresa. O planejamento anual é uma espécie de GPS, que auxilia no curso do negócio, com clareza na definição de metas, estabelecimento de ações operacionais e tomadas de decisões.
No empreendedorismo feminino não é diferente. Além dos desafios comuns, as mulheres enfrentam obstáculos a mais na sua trajetória empreendedora e que normalmente não são levados em consideração por manuais e textos que tratam de planejamento estratégico.
Por isso, selecionamos alguns passos para facilitar a implementação do planejamento de 2023 na sua empresa.
1. Olhe para trás
“Por onde eu começo?” é uma pergunta frequente e o melhor início é olhar para trás. Se o planejamento é um GPS, é importante enxergar no retrovisor dessa jornada e aprender com a sua trajetória. Pense no que lhe trouxe até aqui, no caminho percorrido. Já falamos sobre como a comemoração de pequenas conquistas é importante para trazer estímulos positivos ao cérebro: ser mulher e empreendedora já é uma conquista.
Que tal fazer uma retrospectiva de tudo que aconteceu no ano que passou? Nesse momento, pense nos aspectos positivos e também naqueles que podem ser melhorados para replicar o que deu certo e para aprender com aquilo que não saiu conforme o planejado.
Vale olhar o passado de uma maneira objetiva e positiva, analisando o que é sua responsabilidade enquanto empreendedora e o que está atrelado a questões de gênero e socialização. Não deixe a síndrome de impostora tomar conta de você!
2. Saiba onde quer chegar
Seu GPS só vai funcionar se você souber onde quer chegar, ou seja, qual a sua meta para o próximo ano? A partir da reflexão feita no primeiro passo, pergunte-se o que você quer: faturar mais, aumentar a equipe, ter mais tempo de folga, conquistar mais clientes?
Nesta etapa é importante definir metas realistas para evitar a frustração. Pense, a partir da avaliação do seu histórico e da sua disponibilidade enquanto empreendedora, no que é factível de conquistar.
Quando estabelecer suas metas, tente manter um equilíbrio saudável entre a sua vida pessoal e profissional. No empreendedorismo feminino, a demanda para conciliar tarefas domésticas e familiares com as atividades empreendedoras costuma ser um desafio para as mulheres. Portanto, coloque na balança o que você está disposta a priorizar e o que você está disposta a reorganizar: quais tarefas você pode delegar na empresa e em casa?
3. Preste atenção no trajeto
Como vamos chegar lá? Essa é a função do planejamento. Assim como um GPS mostra onde virar, que estrada pegar, o planejamento vai indicar como conquistar seu objetivo. Para isso, desdobre suas metas em pequenas ações a serem implementadas ao longo do ano, com prazos realistas para a execução de cada uma delas.
Coloque em uma planilha essas ações mês a mês. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode aparecer novamente nessa etapa. Por exemplo, férias escolares costumam mudar a rotina da empreendedora que tem filhos. Portanto, ter em vista isso no seu planejamento vai ajudar a se organizar melhor e evitar frustrações depois.
4. Reajuste a rota sempre que necessário
Imprevistos acontecem! Mudanças de plano, oscilações de mercado, propostas inesperadas fazem parte da vida. Ao longo do ano, realize o monitoramento constante e contínuo do seu planejamento. Avalie se as ações implantadas deram resultados e pense em soluções caso seu desempenho não esteja no caminho certo para alcançar sua meta.
Seja criativa e inovadora como muitas empreendedoras, pense nesses desvios como um desafio para reajustar a rota.
5. Valorize o autoconhecimento
Um dos pilares do autocuidado no empreendedorismo feminino, o autoconhecimento é ter consciência dos seus potenciais e limites. Ao longo do ano, o planejamento pode ser uma ferramenta para aperfeiçoar essa habilidade.
Autoconhecimento é ter clareza sobre o seu propósito, sobre os valores e crenças inegociáveis na sua trajetória empreendedora. É também saber se posicionar e estabelecer limites, saber a hora de dizer não.
Esse aprendizado não costuma ser fácil para mulheres empreendedoras, por isso, tenha em mente na hora de planejar seu ano suas características pessoais que podem impulsionar novas oportunidades para o próximo ano.
6. Rede de relacionamento
Uma rede de conexão e apoio é chave no empreendedorismo feminino. Fortalecer o relacionamento com outras mulheres pode alavancar o seu negócio, pois permite a troca de experiência e promove a ampliação de mercado.
Redes de relacionamento são conexões pessoais e profissionais que podem contribuir para o desenvolvimento empreendedor. Então, por que não colocar isso no seu planejamento anual? Ter uma participação atuante em grupos de empreendedoras e participar de eventos e encontros de empreendedorismo feminino pode ser o empurrão extra que você precisa para o sucesso do seu negócio. Além de contribuir com a motivação e entusiasmo para encarar os desafios diários do empreendedorismo feminino.
7. Aprenda constantemente
Outra dica que não pode faltar no seu planejamento é reservar um tempo para capacitação e aprendizado.
A gestão do tempo é uma das maiores dificuldades para as empreendedoras, que têm que fazer malabarismos para equilibrar a empresa com as atividades domésticas e familiares. Torna-se desafiador encontrar tempo para aprender e consumir conteúdo relevante para a sua atividade empreendedora. Quando essa ação está organizada e planejada com antecedência fica mais fácil executá-la e manter-se sempre atualizada.
Conte com o Sebrae Delas!
O Sebrae Delas Mulher de Negócios já fez o planejamento para 2023! No próximo ano, vamos ter uma série de ações, eventos, trilhas e conhecimento para você empreendedora ou mulher que quer empreender.
Dá uma olhada nas principais ações que vêm por aí!
Vamos ter trilhas de conhecimento para mulheres em diferentes níveis de empreendedorismo. As trilhas são cursos focados nas necessidades específicas das empreendedoras, com encontros semanais e duração limitada. Uma oportunidade de aprender sobre hard skills importantes para o planejamento, como OKRs e Canvas, mas também para desenvolver suas soft skills, com conteúdo sobre marca pessoal, inteligência emocional e muito mais.
Nossas soluções Encontro entre Elas e Conexão entre Elas são palestras presenciais ou online. Com foco nas principais competências socioemocionais solicitadas pelo mercado, trazem ferramentas para uma abordagem positiva dos principais desafios emocionais das mulheres empreendedoras. Para você se atualizar e se motivar!
Quer ficar por dentro das novidades? Acompanhe nosso portal!