Artigo
30 set. 2015
Dica de leitura: como conquistar, fidelizar e recuperar clientes
Fidelizar clientes no atual momento econômico do país pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Na dica de leitura de hoje você vai aprender técnicas práticas de gestão do relacionamento para aplicar no dia a dia da sua empresa.
Boa leitura!
Autor: Agnaldo Lima
Titulo: Como conquistar, fidelizar e recuperar clientes: gestão do relacionamento
Editora: atlas
A proposta deste livro é abordar o tema gestão do relacionamento com o cliente de uma forma completa, porém menos técnica e menos cansativa, levando os conceitos sempre para um aspecto mais prático, mais próximo do dia a dia das empresas e numa leitura clara, fácil e didática. E para facilitar ainda mais o entendimento, os assuntos foram divididos em três pilares fundamentais: ENTENDER, PREPARAR e AGIR.
No pilar entender estão os assuntos conceituais que vão mostrar a importância e as diferenças entre conquistar e manter clientes, onde encontrá-los, quanto vale um cliente e por que eles vão embora.
O pilar preparar contém os assuntos relacionados à visão da liderança, ao trabalho em equipe, à importância dos representantes e da relação olho no olho, à relação com os parceiros e à visão sistêmica.
Por fim, o pilar agir apresenta os assuntos que implicam diretamente na relação com o cliente, na segurança que o cliente busca na hora de comprar, nos roteiros de atendimento telefônico, na importância e na participação das redes sociais nessa relação, nas ações de relacionamento, na customização de produtos e do atendimento e, por fim, na fidelização do cliente.
A obra propõe ainda ideias para aplicação do livro em programas de treinamento e desenvolvimento de equipes. Entre os recursos oferecidos constam casos para ilustração e reflexão e questões para debates no final de cada capítulo, bem como slides que poderão ser acessados no site da editora (www.atlas.com.br) para download.
*Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.