Faça o seu Diagnóstico Empresarial e descubra quais são os riscos e falhas do seu negócio
Um diagnóstico empresarial é uma importante ferramenta para identificar pontos positivos e negativos nos processos de uma organização. Por meio dele, é possível visualizar a situação atual de sua empresa como um todo, e traçar metas e objetivos. É um fator de competitividade, já que possibilita a implementação de novas estratégias para a inovação.
No entanto, elaborar esse diagnóstico de maneira errada pode levar a percepções distantes da realidade da empresa e à definição de estratégias que não vislumbrem o potencial verdadeiro da organização. É preciso que os dados e informações obtidas no diagnóstico empresarial retratem da maneira fiel a atual situação do negócio.
O conceito de diagnóstico empresarial
O diagnóstico empresarial é uma avaliação interna de todos os processos que ocorrem na empresa, desde a fabricação dos produtos, venda, marketing, atendimento e tudo que acontece no dia a dia no empreendimento. Ela serve para identificar as forças e fraquezas da sua empresa, como, por exemplo, aumento no faturamento, desorganização no controle de estoque, estratégias de marketing que não estão funcionando, entre outros.
E não pense que, por uma empresa ser de pequeno porte, ela está livre do diagnóstico. Muitas vezes, o empreendedor acredita que, pelo menor tamanho de seu empreendimento, ele consegue visualizar todos os processos sem precisar parar para descrevê-los e analisá-los. Esse tipo de pensamento, no entanto, faz com que esse diagnóstico seja muita vezes bastante impreciso, levando a tomadas de decisões incoerentes.
Como realizar o diagnóstico empresarial?
Antes de mais nada, é preciso definir quais são os principais aspectos a serem analisados em cada setor. Quais serão as perguntas a serem realizadas para que você entenda exatamente o que está acontecendo naquela determinada área? Com essas respostas, quais indicadores você terá?
Os indicadores então precisarão ser comparados de período em período, como por exemplo, um indicador de qualidade que diz que, de cada 10 produtos que você fabrica, um está com falhas. Assim, você cria uma meta, que é a de um mínimo aceitável de 1 produto com defeito a cada 100 fabricados nos próximos três meses, com o objetivo final de 1 a cada mil em um ano. Para isso, você precisará criar também ações estratégicas, como, por exemplo, regras mais rígidas de qualidade para os colaboradores e ajustes no equipamento de fabricação.
No seu próximo diagnóstico empresarial, você irá realizar um comparativo entre os indicadores, durante um determinado período. Dessa forma, você consegue visualizar se as suas estratégias estão corretas, encaminhando a sua empresa para o objetivo final. Se não estiver acontecendo o que você previu, será necessário ajustar as ações estratégicas ou mesmo modificar um pouco as metas.
Assim, alguns dos principais fatores a serem analisados durante o diagnóstico empresarial são:
- Indicadores financeiros, como lucro e fluxo de caixa;
- Ferramentas de marketing utilizadas;
- Processos de gestão de pessoas;
- Treinamentos;
- Logística;
- Produção.
Quando o diagnóstico empresarial é realizado por uma empresa especializada, você tem uma visão imparcial sobre o seu negócio, além de metodologias próprias para a realização desse processo. Uma consultoria também pode analisar sua empresa de acordo com outras do mesmo segmento, indicando soluções personalizadas e apropriadas para incorporar melhorias e alcançar seus objetivos.
Essa consultoria precisa sempre trabalhar junto a você e seus colaboradores. Ela pode trazer ideias, mas as decisões devem ser tomadas por quem irá levar adiante as ações estratégicas e lidará com elas diariamente.
Diagnóstico empresarial Sebrae: conheça o PGA
O Sebrae entende que as pequenas empresas precisam contar com um diagnóstico empresarial e acompanhamento constante de suas metas e indicadores. Por isso, desenvolveu o PGA - Programa de Gestão Avançada -, formado por aulas teóricas e consultorias individuais.
Além de entender todos os processos envolvidos no diagnóstico, o empreendedor ainda é acompanhado por uma consultoria durante um período de 14 meses. O PGA é direcionado para negócios em fase de expansão e que agora pretendem alcançar novos horizontes, desafios e mercados. Conheça o PGA: programa de gestão avançada do Sebrae.