Dia do Cliente: como melhorar a experiência do consumidor e vender mais
As vendas têm grande importância para o crescimento de qualquer empresa. Indiferente do tamanho do negócio ou do segmento, são elas que movem uma empresa! Ou seja, só é possível vender e ter sucesso, caso se tenha clientes.
Trabalhar com vendas exige persuasão e engloba uma oferta de valor para o cliente. Para aproveitar a data do Dia do Cliente, preparamos um artigo que vai te ajudar a melhorar a experiência do consumidor e a vender mais no seu negócio. Confira:
Por que vender bem?
O sucesso nas vendas indica se a empresa está o no caminho certo, ou se precisa prosperar mais. A venda é um processo de comunicação direta com os clientes, e quando bem feita, torna-se uma ferramenta que traz o valor e o propósito da marca, além de criar vínculos positivos com os consumidores.
Como vender bem?
Simpatia, imagem pessoal e ótima comunicação, estão entre as principais ações para que uma venda tenha sucesso. É muito importante que já na primeira abordagem do cliente, o vendedor consiga identificar sua necessidade (o que o cliente não tem e precisa), para oferecer a oportunidade (oferta do produto do vendedor).
Também é importante que o vendedor conheça do produto que está vendendo e que durante o atendimento, ofereça esse conhecimento ao cliente, gerando confiança no atendimento. O cliente precisa ter ciência de todas as vantagens do produto a ser adquirido, e ser convencido a comprar produtos com preço alto, mostrando que os benefícios de investir naquele produto são sinônimos de um bom negócio.
Estar atualizado e atento ao mercado e nas mais recentes novidades e tendências, também traz um diferencial ao vendedor e o ajuda a se posicionar como especialista na área, conquistando a confiança dos clientes.
Etapas de uma venda eficaz
No tópico anterior abordamos todas as características imprescindíveis para uma boa abertura de vendas. Esta, é a primeira etapa ao começar uma venda! Nos próximos tópicos, vamos lhe mostrar quais são e como proceder com as demais etapas de vendas:
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Análise da necessidade do cliente
Como o próprio nome já diz, nesta fase são identificadas as necessidades/dores do cliente e o vendedor tem a chance de oferecer as soluções (serviços/produtos). Após a abertura, essa etapa é crucial para que as demais possam acontecer, inclusive, para o fechamento da venda.
O vendedor precisa encontrar a dor do cliente e oferecer oportunidades. O bom vendedor sugere soluções às dores do comprador, mostrando como pode ajudá-lo com determinado produto.
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Oferta do produto
Quando se sabe a dor do cliente e já se ganhou parte da sua confiança na abertura da venda, é hora de ofertar o produto ou serviço, que como já citamos, deve ser vendido como resultado ao cliente, mostrando a ele as características (descrição e qualidades do produto), os benefícios (como o produto pode atender às necessidades) e as vantagens (características positivas que o produto tem se comparado com outro) do produto ou serviço em negociação.
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Questionamentos/objeções
Um comprador sempre terá inúmeros questionamentos sobre o produto e resiliência antes de finalizar uma compra. E é justamente por isso que o vendedor precisa conhecer muito do que está vendendo e estar preparado com respostas persuasivas para convencê-lo que aquele é sim um bom negócio.
Quanto melhores forem as etapas anteriores, menores serão as objeções. Uma das dicas para facilitar o convencimento, é a oferta de descontos, financiamentos ou opções de parcelamento.
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Fechamento
A etapa que todo vendedor gosta! Esta é a fase da concretização da venda. No entanto, ainda é preciso oferecer atenção ao cliente, porque assim como ele pode finalizar a compra, ele também pode desistir, gerando fracasso em todo trabalho construído até então.
A atenção, demonstração de carinho e de que o vendedor está disposto a oferecer soluções ao comprador, devem estar presentes em todas as etapas de vendas. Mesmo após o cliente fechar uma venda, é importante que o vendedor mostre o quanto ele é importante para a empresa. Deixar mensagens positivas ao cliente, se colocar à disposição para um novo atendimento, explicar sobre datas de entrega ou suporte técnico, são algumas das formas de se mostrar atencioso ao cliente.
Leia também: Técnicas de vendas - Estratégias para conquistar, manter e encantar o cliente
Funções do vendedor
Muito além de vender, o profissional de vendas precisa exercer diversas outras funções para se manter competitivo no mercado. Confira algumas delas que devem fazer parte do dia a dia de todo vendedor:
- Investir constantemente em capacitação;
- Planejar a prospecção de novos clientes;
- Criar oportunidades para gerar novos negócios;
- Desenvolver relações e manter vínculos;
- Reter clientes.
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Conheça seu cliente
Sempre será muito importante entender como os clientes estão interagindo com você e como melhor alcançá-los. A saúde de um negócio é avaliada através da carteira de clientes. Analisar o comportamento do consumidor e definir seu perfil de compra, permite avaliar se a capacidade dele está sendo explorada ao máximo ou não.
Para conhecer seu cliente, é preciso definir:
- Total de clientes: São todos que já compraram da empresa.
- Clientes ativos: São os clientes que estão comprando num período de curto prazo.
- Clientes perdidos: São os clientes que pararam de comprar ao longo do tempo.
Se você deseja se aprofundar no assunto, assista às nossas trilhas de aprendizagem que ensinam de fato como conhecer o seu cliente!
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