Empreendedorismo
25 jan. 2017
Desenvolvimento da liderança: como o líder influencia no marketing e nas vendas
A microempresa fez seu plano de marketing e colocou as estratégias em prática, mas os resultados nas vendas ficaram distantes do esperado. É a crise? Talvez não. Pode ser um reflexo da falta de liderança do gestor no momento de envolver toda a equipe. Por isso, o desenvolvimento da liderança é o ponto de partida para que o dono da empresa consiga levar o plano de marketing adiante para garantir o sucesso das ações e melhorar o desempenho do seu negócio.
Mas o que é desenvolvimento de liderança? É o processo no qual o empreendedor passa a avaliar e assimilar comportamentos, atitudes, técnicas e habilidades para se tornar um líder. A utilização desse conjunto reflete positivamente na relação com os empregados da seguinte forma: gera maior engajamento e maior abertura para colaboração. Sem esse fator, dificilmente haverá alinhamento entre marketing e vendas, já que falta comprometimento e motivação à equipe.
Para que haja a sintonia entre as duas áreas, o empreendedor precisa investir no desenvolvimento da liderança que ajude nesse envolvimento de todos os colaboradores. Os empregados precisam enxergar no líder alguém em que possam confiar e que oriente pelo exemplo, pela credibilidade e não pelo cargo que ocupa, até porque estratégias de marketing e vendas não são fórmulas mágicas que simplesmente acontecem. Os resultados dependem da forma como elas são aplicadas e do empenho da equipe, ou seja, o empreendedor pode ser o “dono do campo e da bola”, mas, sem o time bem estruturado jogando junto, dificilmente marcará um gol.
A partir do desenvolvimento da liderança o empreendedor também consegue avaliar com mais precisão as características de cada colaborador. Não só a competência, mas o comprometimento e a motivação. Dessa forma, é possível obter insights do que precisa melhorar em sua empresa e que capacidades devem ser trabalhadas. Como já disse Peter Drucker, o guru da administração moderna: “liderança é elevar a visão de uma pessoa às alturas, elevar a performance a um alto padrão, criando uma personalidade além de suas limitações normais.”
Ser um líder, mais do que um chefe ou patrão, torna-se ainda mais fundamental no ambiente de uma microempresa. Diferente de uma corporação de grande porte, é impossível o empreendedor não estar diariamente em contato com a equipe de trabalho e ele precisa tirar proveito desta situação. Isso porque a proximidade favorece uma comunicação mais eficiente, clara e direta e, por tabela, aumenta as chances de engajamento para a aplicação das estratégias de marketing e vendas da empresa.