Empreendedorismo
Gestão
19 jun. 2018
Cultura organizacional não é exclusividade das grandes empresas
Com a mudança no perfil dos funcionários — principalmente com a chegada da nova geração de colaboradores ao mercado de trabalho — definir a cultura organizacional da empresa é fundamental para fortalecer e impulsionar a marca. A cultura organizacional cria uma relação mais próxima dos funcionários com a organização, contribuindo para aumentar a produtividade, reduzir gastos e beneficiar a imagem da empresa.
Toda empresa possui uma cultura organizacional. Ela pode ser consciente e planejada ou ter sido construída a partir das ações tomadas ao longo do tempo que moldaram um determinado modo de agir e operar. A cultura organizacional se refere ao conjunto de valores que sua empresa segue e transmite aos funcionários e consumidores.
Você sabia que a Google é considerada uma das melhores empresas do mundo para trabalhar? Com mesas de jogos, piscinas de bolinha, cadeiras de massagem e quadras esportivas a empresa criou um ambiente favorável à inovação e se tornou referência em motivação dos funcionários, inspirando diversas startups em todo o mundo.
É claro que a Google é uma gigante da tecnologia, e você não precisa necessariamente seguir os mesmos passos dela. Isso é um exemplo de como os funcionários se tornam mais produtivos e motivados ao trabalharem em um ambiente onde a cultura organizacional seja bem definida e consolidada. A empresa preza pelo bem-estar dos colaboradores, tornando-os mais produtivos e contribuindo para o crescimento de todos e sua imagem perante a sociedade.
Uma cultura organizacional bem estruturada influencia na:
- motivação do time;
- aumento da produtividade;
- retenção de talentos;
- paixão pelo trabalho;
- admiração pela empresa;
- fortalecimento do employer branding.
Dicas para definir a cultura organizacional da sua empresa
É importante que a empresa pense nesses valores antes mesmo de abrir as portas. Definir a cultura organizacional da sua empresa antes de operar faz com que sua empresa tenha um propósito a seguir, conquistando a confiança dos colaboradores e dos futuros clientes. Tudo bem se você ainda não pensou na cultura organizacional, mas faça o quanto antes. Nas pequenas empresas, o conceito é ainda mais importante, pois o crescimento pode estar diretamente ligado à isso. Para a iniciar a construção da cultura organizacional, primeiro você deve pensar em alguns pilares básicos do planejamento estratégico. São eles:- missão;
- objetivos;
- valores;
- política interna;
- política externa.