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Sistema de Inteligência Setorial
27 dez. 2017
Crescimento do e-commerce no Brasil: por que obter um negócio online?
O e-commerce no Brasil obteve um faturamento de R$ 21 bilhões só no primeiro semestre de 2017. Isso mostra que os consumidores estão optando por mais autonomia e comodidade para comprar.
As principais vantagens de escolher o e-commerce são:
- Economia operacional: o pequeno negócio apresenta menores custos com estoque, comissão de vendedores e etc.
- Metrificação: estando em um ambiente digital, torna-se mais fácil mensurar as campanhas de marketing sobre os produtos.
- Comodidade: o empresário pode cuidar da empresa de qualquer lugar, devido à ausência de um espaço físico.
- Diversidade de produtos: o empreendedor pode adotar uma estratégia que ofereça variedade de opções ao consumidor.
- Alcance: não há uma barreira física que limite quem pode comprar.
- Disponibilidade e praticidade ao consumidor: o seu cliente pode comprar em qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana. Além de não precisar sair de casa. O consumidor também possui maior autonomia para decidir a forma de pagamento do produto.
- Não efetuar um planejamento das ações. Isso inclui começar um e-commerce sem uma lista de objetivos, metas e estratégias.
- Não ter uma segmentação de mercado. Vender vários produtos num lugar só, não garante mais vendas. Isso porque o consumidor não sabe exatamente o que vai encontrar no seu site e ele precisa ter essa clareza ao procurar.
- Processo de compra confuso. Para que o cliente saia do seu e-commerce satisfeito e recomendando o seu produto, é necessário que o site seja rápido, e que o processo de compra seja intuitivo. Consulte profissionais que realizem um trajeto mais adequado e que encurte etapas.
- Não ter um bom atendimento ao cliente. Sua loja precisa de profissionais que atendam de forma rápida e esclarecedora às dúvidas dos consumidores.
- Não investir em design é um dos erros mais comuns. A aparência e a usabilidade do site são fundamentais para inspirar credibilidade e satisfação na conversão do cliente.
- Poucas opções de pagamento. Ofereça uma variedade de formas para que o cliente efetue a compra.