Contratação de colaboradores: dicas para encontrar o profissional ideal
A contratação de colaboradores, principalmente já qualificados, tem sido um dos maiores desafios das empresas brasileiras. Segundo uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, em 2022 o Brasil superou a média global de escassez de profissionais e atingiu o índice de 81%. Outro estudo, realizado pela Infojobs, mostra que 84,1% das empresas (entrevistadas) estão com mais dificuldade para contratar profissionais do que em anos anteriores à pandemia.
O cenário não é diferente em Santa Catarina. Faltam trabalhadores com ou sem qualificação, e em áreas que exigem qualidade na formação, a dificuldade é ainda maior. Mas, o desafio da etapa de recrutamento e seleção de pessoas para uma micro e pequena empresa pode ser superado com algumas atitudes simples. Uma das formas de driblar essa dificuldade, está na contratação de pessoas que tenham vontade de aprender e que podem ser capacitadas dentro da própria organização.
No decorrer deste artigo, traremos mais dicas que podem te auxiliar na contratação e capacitação de profissionais. Boa leitura!
Principais problemas enfrentados por empreendedores catarinenses
De acordo com a pesquisa Dores dos Pequenos Negócios, do Sebrae, as dificuldades na contratação de mão de obra se dão por:
• Desafio de encontrar funcionários capacitados;
• Muita burocracia e custo alto para se contratar. Alguns empreendedores afirmam que devido à carga tributária, precisam optar por funcionários freelancers;
• É difícil fidelizar bons colaboradores;
• É difícil engajar e motivar a equipe;
• Há problemas também na gestão dos funcionários;
• Dificuldades e dúvidas em relação à legislação trabalhista.
Como driblar esses desafios?
Dentro do possível, ofereça benefícios diferenciados, maior flexibilidade e mude os modelos tradicionais de trabalho. Seja responsável pela lapidação de talentos e ofereça oportunidades a quem deseja trabalhar. Confira mais dicas:
1. Não menospreze o candidato pela formação
Se o colaborador tem vontade de trabalhar e de aprender, ofereça formar de ele crescer intelectualmente dentro da sua empresa. Você pode auxiliar na formação do colaborador, se não com recursos, mas com motivação, cursos, atualizações, entre outras formas. Se preocupe em aproveitar o potencial do colaborador e não o julgue pela formação.
2. Capacite sempre!
Invista no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, busque cursos que possam contribuir com o conhecimento do seu colaborador.
Não esqueça que a capacitação precisa ser contínua para driblar as dificuldades e estar sempre frente à concorrência, e que você como empreendedor, também precisa se capacitar.
• Como gestores e colaboradores podem potencializar negócios através da capacitação?
3. Ofereça ótimas condições de trabalho
Ofereça salário competitivo e benefícios, invista em uma boa infraestrutura e em ambientes que incentivem a criatividade e a produtividade.
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4. Permita o trabalho híbrido e remoto, caso seja possível
Oportunidades de trabalhos remotos e híbridos continuam sendo diferenciais para os que procuram emprego. É preciso se adequar à nova geração de profissionais e oferecer diferenciais que atraiam colaboradores que estão há mais tempo no mercado.
5. Utilize as redes sociais para anunciar vagas de emprego
Anuncie as vagas na internet! São poucos os profissionais que não estão conectados virtualmente, especialmente nas redes sociais, dessa forma, há maiores chances de encontrar alguém que se encaixe com o perfil da vaga.
6. Exercite a boa liderança
Após a contratação dos profissionais, é importante que exista um líder na empresa que, além de incentivar, guie a equipe ao melhor desenvolvimento.
Lembre-se que: ser líder é diferente que somente ser autoridade. Um bom líder sabe gerenciar pessoas e ao mesmo tempo motivá-las. Diferente do chefe, um líder não utiliza o “medo” para garantir o respeito da equipe, mas sim a inspiração, influenciando os colaboradores a realizarem as tarefas de maneira positiva.
7. Seja ou tenha um recrutador eficiente
Isso vai garantir a contratação dos melhores candidatos para as vagas de emprego. Um recrutador eficiente é capaz de filtrar rapidamente os currículos e identificar os candidatos em potencial, dessa forma, há um processo mais rápido e maior qualidade nas contratações.
O que analisar ao contratar um profissional?
Analise a:
• Capacidade de trabalho em equipe, liderança, comunicação e adaptabilidade;
• Vontade e capacidade de resolver problemas e lidar com desafios;
• Vontade de aprimorar os conhecimentos;
• Capacidade de contribuir para a constante evolução da empresa;
• Capacidade de compreender e exercer a política da empresa;
• Experiência prévia do candidato, incluindo cargos anteriores, tempo de serviço, desempenho anterior, responsabilidades anteriores e histórico de emprego;
• Motivação e força de vontade.
Em resumo, é importante considerar habilidades técnicas e comportamentais, experiência prévia, educação e formação (quando tiver). Uma análise cuidadosa desses aspectos pode ajudar a garantir que a escolha seja a melhor possível para a empresa.
Dica extra: terceirização também funciona bem
Alguns serviços podem ser terceirizados e gerar fluidez e mais tempo para os gestores. Muitos profissionais preferem prestar serviços através de um CNPJ, do que serem colaboradores, pela possibilidade de dinamizar as fontes de renda. Caso encontre um prestador de serviços que se encaixe com sua necessidade, esta pode ser uma boa opção.
Esperamos que as dicas possam te ajudar no momento da contratação! Já que você leu este artigo, aproveite e confira o "Fala Especialista" do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, que dá dicas de como realizar o recrutamento da sua empresa e preencher vagas.
Se você precisar de auxílio na contratação de colaboradores, conte com a ajuda do Sebrae/SC de outras formas. São oferecidas diversas soluções, além do atendimento especializado pelo site, WhatsApp, Salas do Empreendedor e consultorias através do Sebraetec.