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Empreendedorismo
Gestão
21 mai. 2020

Saiba como uma consultoria em Transformação Digital pode acelerar os resultados da sua empresa

Um conceito que há pouco tempo era futurismo, hoje já é uma realidade. Se você tem uma empresa e não se considera uma empresa altamente inovadora — como é característico de startups, por exemplo —, contar com uma consultoria em transformação digital pode ser ideal para otimizar os resultados da sua empresa.

Ao contrário do que muitos pensam sobre o que é transformação digital, o processo não envolve exclusivamente a implementação de recursos de alta tecnologia. Pequenas mudanças, como o uso de uma planilha digital ao invés de um caderno para controlar o fluxo de caixa de uma empresa, já refletem o significado do conceito.

 

 

O objetivo é que as empresas se tornem cada vez mais digitais para que tenham maior facilidade em conduzir as ações internamente e menores chances de erros. Especialmente os pequenos negócios podem, sim, contar com recursos cada vez mais inovadores para, mesmo com equipes reduzidas, impulsionar um processo de mudança para o digital e alcançar maior eficiência.

Confira neste post como usar uma consultoria em transformação digital para revolucionar o seu negócio.

 

Consultoria em transformação digital: o que saber antes

Existem diversas áreas em que é possível investir dentro de uma empresa, mesmo que sem um grande orçamento disponível, para impulsionar a transformação digital. No entanto, não é eficiente investir sem antes realizar uma análise do seu contexto de mercado.

A primeira coisa que se deve levar em consideração antes de buscar uma consultoria em transformação digital é o seu planejamento estratégico. Ou seja, quais os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa e como está organizada a evolução para o atingimento deles?

O segundo ponto é o senso de urgência. A partir de um mapeamento completo do atual cenário da empresa, você poderá identificar quais necessidades precisam ser endereçadas mais rapidamente e que soluções já se tem em mente para elas.

E um terceiro ponto em que se deve pensar neste momento é a maturidade tecnológica e digital da sua empresa, e o quanto ela está preparada para suportar. Tanto em termos de estrutura quando de orçamento. Alguns recursos tecnológicos exigem grande dedicação de profissionais de TI, sejam eles internos da empresa ou terceirizados, e também um investimento financeiro considerável. Então, direcione atenção a isso.

Agora, vamos a algumas categorias de mudanças que podem ser implementadas.

 

Marketing e Comunicação

Existem diversos processos dentro da comunicação que podem ser otimizados. Uma ação aparentemente simples é a realização de um planejamento para presença digital da sua empresa, desde o desenvolvimento do site até as mídias digitais para comunicação.

Como apoio à sua estratégia, você pode pensar na otimização do seu conteúdo para os motores de busca nos resultados orgânicos e também, como uma estratégia complementar, na atuação com links patrocinados — ou mídia paga.

Estes são alguns exemplos de ações que pode fazer parte de uma consultoria em transformação digital pois possuem potencial de trazer resultados significativos para o seu negócio, e não necessariamente refletem somente o uso de alta tecnologia.

Leia também Marketing para Iniciantes: estratégias para alavancar as vendas.

 

Canais de vendas

Trabalhar nos canais de venda da sua empresa é mais um exemplo de como não se trata somente de tecnologia, mas de pensar de forma mais lean, ou seja, com foco no aumento da produtividade.

Entre as possibilidades de abordagem de uma consultoria em transformação digital está a pesquisa e implementação de growth hacking (ou hacking de crescimento) na rotina do seu time de vendas. Essa atividade busca identificar possíveis gargalos nos processos de vendas. Um exemplo pode ser o seu e-commerce.

Por meio deste portal, a sua empresa pode disponibilizar os produtos para venda sem um intermediário que precise entrar em contato e levar o produto até o cliente. Pelo e-commerce, o cliente pede, paga e recebe o produto de forma prática e eficiente.

Para além do e-commerce, pensar em uma atuação omnichannel, focada em múltiplos canais de contato e vendas, é uma ação complementar dentro do contexto de transformação digital. O consumidor da era 4.0 está conectado em muitas redes ao mesmo tempo e, quanto maior a sua presença neles, melhores chances de vender você terá.

Assim, temos um segundo exemplo de caso onde não é uma grande tecnologia que vai promover a sua transformação digital, mas a implementação de pequenas mudanças no seu dia a dia que podem tornar a sua empresa mais produtiva.

 

Desenvolvimento tecnológico

Nesta última seção do post, você percebe que o foco já passa a ser na tecnologia. Isso porque ela é uma grande modeladora da transformação digital, estando presente nos processos de diversas empresas.

Desde a criação de sistemas para web, passando pelo desenvolvimento de aplicativos, até a implementação de tecnologias como realidade aumentada, virtual e inteligência artificial na rotina e nos produtos e serviços das empresas. Todos os setores e portes, até mesmo pequenos negócios, vêm trazendo isso cada vez mais para o seu dia a dia.

O Sebrae oferece uma consultoria em desenvolvimento tecnológico que dispõe de apoio especializado neste tema e em muitos outros, contando com diversas áreas contempladas, entre as quais você pode escolher qual melhor se adapta ao seu momento. Acesse o site do Sebraetec e saiba mais! 

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