Setores
Casa e Construção
29 ago. 2018
Conheça os cenários prospectivos para o setor de Casa & Construção
Mesmo a Construção Civil sendo uma das principais responsáveis pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), capaz de movimentar mais de 70 setores econômicos e impulsionar cerca de 50% dos investimentos da economia do país, o setor vem passando por um momento de retração.
A queda na atividade da construção seguiu o desempenho da indústria total, que reflete também no setor de Casa & Construção. Os dados da Sondagem Indústria da Construção da CNI (abril/2018) mostram que, apesar da queda na atividade, os empresários estão otimistas para os próximos seis meses.
Com o objetivo de analisar os impactos da situação político econômica na produtividade e no nível de inovação tecnológica do setor construtivo, o Sebrae/SC foi em busca de dados exclusivos para prever os novos cenários para o setor de Casa & Construção catarinense, durante os próximos três anos!
Cenários prospectivos servem para enfrentar desafios de longo prazo caracterizados pela incerteza e complexidade, pois podem ajudar a explorar diferentes alternativas de caminhos futuros!
Para compreender a cadeia de construção e a situação atual do seu mercado, foram coletados dados e informações em fontes específicas, como Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sindicato da Construção (SindusCon-SP), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Brasileiro de Economia (IBRE-FGV) e Banco Central do Brasil (BCB).
Os cenários prospectivos apresentados aqui foram baseados no método de Michel Godet, no limite temporal de três anos, e foram organizados em cinco etapas. O modelo econométrico utilizado, que apresenta a projeção de dados econômicos a partir de informações disponíveis até dezembro/2017, mostra as tendências para a indústria da construção.
É importante salientar que os modelos não captam possíveis choques econômicos ou decisões governamentais não esperadas. Nesse sentido, nenhum resultado é incontestável e toda previsão econômica deve ser analisada com cautela.