Artigo
Gestão
29 mai. 2018
Concorrência: ameaça ou oportunidade
A concorrência é um fator que pode assustar, principalmente, as micro e pequenas empresas. Por outro lado, ela pode despertar a criatividade e fazer o empreendedor buscar alternativas para atrair e reter a clientela. Uma nova loja, que ofereça produtos ou serviços similares ao seu, pode ser vista com uma ameaça ou uma oportunidade para colocar novas ideias em prática.
Com o crescimento de ofertas no mundo real e virtual, é comum que o empresário reduza os preços e sua margem de lucro para tornar seu negócio mais atrativo. Mas a realidade é que a concorrência pode ir além de um cabo de guerra de preços, criando oportunidades de inovação e, consequentemente, fortalecendo a marca.
Antes de abrir uma empresa, você deve analisar o panorama do mercado e as possíveis ameaças ao negócio, mapeando a concorrência para identificar seus pontos fortes e fracos e gerar oportunidade de inovação.
Nesse sentido, um Plano de negócios pode ser decisivo na hora de estruturar sua marca, definir seu posicionamento e analisar as condições do mercado e a concorrência.
O fato é que o empreendedor deve estar mais preocupado quando ele diz não ter concorrência. Neste caso, ou você não está sabendo identificar bem o mercado de atuação ou esse mercado pode tornar-se arriscado, pois se fosse promissor outros empreendedores estariam investindo no setor. A concorrência de mercado é sinal de que existe demanda para o seu produto ou serviço.
Transforme a concorrência em seu maior aliado
Você já ouviu falar em benchmarking? A expressão é originária da palavra inglesa “benchmark”, que significa “referência”. Este conceito é aplicado em diversos setores do mercado, nos esportes ou mesmo na produção de músicas e filmes. Na prática, ela se refere a criar estratégias baseadas em ações já consolidadas no mercado, podendo, assim melhorar o desempenho e performance em relação aos concorrentes. Dica: não basta você apenas copiar um modelo que deu certo. É necessário avaliar as condições mercadológicas e logísticas de acordo com a realidade em que seu empreendimento está inserido e aplicar ações adaptadas às necessidades dos seus clientes. Outro fator interessante é pensar na colaboratividade. Muitas vezes, o concorrente não precisa ser visto como um adversário, mas sim como um aliado. É possível que as empresas ofereçam coisas distintas, podendo se tornar complementares uma para as outras.Como se diferenciar da concorrência?
Atuar em um mercado onde a concorrência seja forte pode ser um indicador positivo de que seu negócio atua em um segmento consolidado e em expansão. Para se destacar diante dos novos hábitos de consumo, a empresa deve criar experiências que chamem a atenção dos usuários.- Defina seu público
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