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16 nov. 2018

Tá chegando! Saiba como vender mais na Black Friday

Você já deve saber que a Black Friday é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas cobrando preços abaixo do valor de mercado e trazendo promoções e descontos que enchem os olhos do consumidor. Na cultura brasileira, a busca por lucro muitas vezes impede que os comerciantes enxerguem oportunidades de inovar, empreender e, principalmente, de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Neste ano, a Black Friday será no dia 23 de novembro. Você está preparado para colocar em prática suas táticas de vendas e precificação para movimentar sua loja? Uma das datas que registra o maior consumo e vendas nos Estados Unidos chegou no Brasil em 2010, e desde então, a cada ano que passa, tem se tornado mais forte e mais consolidada. Diferente dos EUA, onde muitas lojas concentram as ofertas em um único dia, grandes marcas brasileiras costumam oferecer promoções especiais já no início do mês de novembro. Mas é preciso estar atento para não enganar o consumidor. No dia da Black Friday, o público espera que as ofertas sejam autênticas e com descontos acima do habitual. Nessa data, os consumidores procuram oportunidades inéditas, mas também esperam realizar sonhos de consumo antigos. Pesquisar os itens mais desejados em cada ramo de atividade poderá ser um bom diferencial. Neste artigo, nós apresentaremos algumas dicas e tendências para fazer com que sua campanha da Black Friday seja um sucesso absoluto em vendas. Confira!

Preze pela segurança durante a Black Friday

O primeiro passo para planejar uma campanha promocional para a Black Friday é pensar na segurança, tanto física quanto virtual. Em sua loja física, tenha em mente que é provável que o movimento de pessoas será mais intenso no dia 23 de novembro, por isso é importante investir em um reforço com profissionais de segurança. No ambiente virtual também é preciso tomar algumas medidas preventivas a fim de evitar fraudes nas compras ou queda do sistema durante os períodos de acessos mais intensos. Com a transformação digital, é cada vez mais imprescindível para os lojistas virtuais prezarem pela segurança dos sites e e-commerces. Atenção: caso você trabalhe com loja virtual (e-commerce ou marketplace), lembre-se que 70% das buscas são feitas via mobile e a participação dos equipamentos móveis no total das vendas é superior a 50%, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Google. Por isso, é importante pensar em uma interface que seja adaptada para os dispositivos móveis, para gerar mais confiança do consumidor e aumentar as chances de vendas.

Não esqueça da mídia paga

O marketing digital e as redes sociais são excelentes meios para veicular anúncios e propagandas sobre sua campanha, independente se seu negócio é uma loja física ou e-commerce. A mídia paga é utilizada para aumentar o alcance e a visibilidade do seu negócio, sendo muito mais eficiente para atingir as metas e conquistar resultados positivos em um tempo menor. Leia também: Como vender pelo Instagram? e Como aparecer no Google: dicas para sua empresa Com esses anúncios patrocinados em redes sociais como o Facebook ou Instagram, por exemplo, você pode selecionar o período que deseja deixar no ar, quais as regiões do país que deseja atingir e até mesmo segmentar o público através de suas preferências e gostos pessoais. No curso online de Marketing Digital oferecido gratuitamente pelo Sebrae, os gestores e empreendedores de diferentes segmentos podem compreender melhor a importância de produzir materiais e estratégias de marketing para as empresas.

Treinamento da equipe de vendas

Talvez tão importante quanto os excelentes descontos, o atendimento é um fator que certamente conta durante a experiência do consumidor com a sua marca. Para prezar pela satisfação dos clientes, separe um tempo para conversar com a equipe de vendas e acertar protocolos e definir os procedimentos durante os dias de promoção. É provável que durante esses dias haja mais movimentação, por isso é importante indicar que os vendedores não percam tempo com os clientes que já estão decididos sobre suas compras. Aconselhe o time a tirar as dúvidas dos clientes, explicar sobre prazos de devolução ou troca e até mesmo sobre a possibilidade de pagamento à prazo. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!
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